As principais plataformas de reserva para anfitriões para 2025

Descubra e compare as principais plataformas para alojamentos de férias

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Novembro 2025

Tem uma excelente casa de férias e quer lhe dar visibilidade junto de potenciais hóspedes? Uma plataforma de reserva para alojamento de férias ajuda-o a começar, mas quais são, então, as principais plataformas para promover o seu imóvel? Aqui fica uma visão geral dos principais websites de AL para anfitriões em 2025.

 

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Airbnb

Alcance: Quando decide alugar a sua casa de férias e a anuncia no Airbnb, esta fica visível apenas na própria plataforma. É, no entanto, fácil partilhar o seu anúncio através das redes sociais para um alcance maior.

Utilizadores da plataforma: O Airbnb é um website global, ativo em 220 países. O público-alvo é, portanto, diverso. É uma boa plataforma para alcançar viajantes em negócios, famílias ou grupos de amigos.

Ferramentas de otimização: Pode usar várias ferramentas úteis através do Airbnb. É fácil ajustar o seu anúncio, e o Airbnb sugere sempre partilhar certas informações.

Ferramentas de gestão de propriedades: No dashboard do Airbnb, encontra uma visão geral das suas reservas recentes e futuras. É fácil adicionar listas de verificação (checklists), para saber exatamente o que ainda precisa de fazer para que uma reserva corra bem.

Apoio ao anfitrião: Graças ao Aircover, é possível estar sempre protegido como anfitrião. Beneficia não só de proteção financeira, mas também de acesso 24 horas por dia à linha de emergência do Airbnb.

Comissão: No Airbnb, como anfitrião, paga 3% de comissão. A maior parte da comissão é paga pelo hóspede, que tem de pagar 14% a mais sobre o valor que definiu.

Booking.com

Alcance: Quando coloca um anúncio na Booking.com, este aparece apenas nesta plataforma. No entanto, é possível que a Booking mostre o seu anúncio noutras plataformas, por exemplo, através das redes sociais.

Utilizadores da plataforma: A Booking.com é uma das alternativas ao Airbnb mais conhecidas, com uma plataforma internacional. Enquanto o Airbnb se concentra mais em alojamentos únicos, no Booking.com compete diretamente com cadeias de hotéis.

Ferramentas de otimização: Neste portal de férias, tem a opção de aumentar a sua visibilidade por programas de parceiros especiais ou anúncios patrocinados.

Ferramentas de gestão de propriedades: Através da extranet do Booking.com, pode gerir facilmente as suas contas e anúncios. Isto dá-lhe a opção de ajustar a disponibilidade da sua casa de férias. Também vê o que pode fazer para dar um boost ao seu anúncio.

Apoio ao anfitrião: Se tiver um problema com uma reserva, pode pedir ajuda através da extranet do Booking.com. É possível usar um serviço de mensagens, mas o Booking.com também tem uma aplicação e está acessível por telefone para os anfitriões.

Comissão: A comissão Booking.com que paga depende do seu alojamento. Este website aplica uma taxa de 14% ou 18% do preço da reserva.

Vrbo

Alcance: A Vrbo tem uma plataforma própria onde o seu anúncio é maioritariamente visível. Contudo, esta empresa faz parte da Expedia. Por isso, é possível que o anúncio da sua casa de férias apareça noutros websites da Expedia.

Utilizadores da Plataforma: A Vrbo posiciona-se principalmente como um website onde grupos e famílias podem reservar boas casas de férias. É uma plataforma menos adequada para alugar apartamento de férias pequenos.

Ferramentas de otimização: A Vrbo tem várias ferramentas que o ajudam a monitorizar o desempenho dos seus anúncios. Estas também lhe permitem ajustar os seus anúncios.

Ferramentas de gestão de propriedades: Obtém insights sobre as suas reservas graças ao dashboard da Vrbo, mas a informação é limitada. É possível ver quando pode esperar pagamentos e pode alterar facilmente a disponibilidade e os preços das suas casas de férias.

Apoio ao anfitrião: Como anfitrião, pode usufruir de apoio, mas este é mais extenso se for um dos anfitriões premier da plataforma.

Comissão: Na Vrbo, tem a opção de escolher entre dois tipos de comissões. Tem a possibilidade de pagar um valor fixo anual. Em 2025, este valor é de 499 dólares. Se preferir não o fazer, paga 3% de custos de processamento e 5% de taxa de serviço por reserva.

Holidu

Alcance: Onde a Holidu se destaca é no grande alcance que obtém imediatamente através desta plataforma. Pode, anunciar a sua casa de férias em 27 plataformas diferentes através da Holidu. 

Utilizadores da plataforma: A Holidu opera mundialmente. Ao partilhar a sua casa de férias em 27 websites como Airbnb, Vrbo ou Booking.com, alcança diretamente um público internacional e diversificado.

Ferramentas de otimização: Como anfitrião, na Holidu usa ferramentas especiais de otimização de anúncios. Estas ajudam-no a tornar o seu anúncio o melhor possível, facilitando a obtenção de reservas. Além disso, pode obter fotografias profissionais gratuitas da sua casa de férias. A Holidu também possui ferramentas especiais de ocupação para ajudar a aumentar a taxa de ocupação.

Ferramentas de gestão de propriedades: Para obter mais insights sobre as suas várias casas de férias e o seu desempenho, a Holidu tem um dashboard repleto de ferramentas úteis. Pense em relatórios de ocupação e receitas, mas também em ferramentas de desempenho para monitorizar os seus anúncios e um construtor de websites.

Apoio ao anfitrião: Se houver um problema com a sua reserva ou se tiver dúvidas sobre o seu anúncio, a Holidu ajuda-o. Tem o seu próprio gestor de conta e o helpdesk está sempre disponível. 

Comissão: Para utilizar os serviços da Holidu, paga um custo de ativação único. Além disso, por cada reserva, paga entre 5% a 6% de comissão. A vantagem assenta sobre o tempo poupando, em média, até 10 horas de trabalho, visto que fica imediatamente visível em 27 plataformas e todos esses anúncios são sincronizados automaticamente.

Tripadvisor

Alcance: O Tripadvisor funciona de forma ligeiramente diferente das outras plataformas que encontra aqui. Só pode anunciar casas de férias no Tripadvisor se esta também estiver noutro portal de férias. Por exemplo, a sua casa deve estar listada no Aiibnb ou na Expedia.

Utilizadores da plataforma: O Tripadvisor está ativo em menos países do que outras alternativas ao Airbnb nesta lista. Atualmente, a empresa opera em 40 países e em 20 idiomas.

Ferramentas de otimização: Uma vez que o Tripadvisor partilha principalmente anúncios de outros portais de férias, tem significativamente menos opções para otimizar os seus anúncios. Depende da plataforma onde anuncia inicialmente a sua casa de férias.

Ferramentas de gestão de propriedades: Também nesta área tem menos opções através do Tripadvisor. Consegue ver que público o seu anúncio atrai, mas tem muito menos insight sobre reservas e outras estatísticas importantes.

Apoio ao anfitrião: O Tripadvisor está acessível por telefone para os anfitriões, mas não tem um gestor de conta dedicado e não existe uma linha telefónica especial em caso de emergência.

Comissão: No que diz respeito ao serviço, recebe muito menos do Tripadvisor. Isto também significa que paga menos pelas comissões nas reservas. Neste website, é comum ter de pagar 3% a 5% dos custos da reserva em comissão.

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