Aumentar a visibilidade do AL na Booking.com

Dicas para aumentar as suas reservas utilizando as ferramentas de visibilidade da Booking

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Maio 2025

A Booking.com representa um dos pontos de referência no setor de AL. O célebre portal representa uma ótima escolha e de confiança para escolher uma casa para férias. Tal como a Booking.com também a Holidu e a Airbnb são ótimas escolhas bem como outras plataformas. Se é um anfitrião que deseja se destacar e obter melhores resultados no Booking.com, pode adotar diversas estratégias

Neste artigo deixamos algumas dicas sobre como aumentar a visibilidade na Booking.com e sobre como monitorizar corretamente os resultados, permitindo mais reservas durante o ano.

booking com augmenter visibilite

Torne o perfil da sua casa de férias atrativo

A Booking.com premia os anfitriões que inseriram todas as informações solicitadas no perfil e que o atualizam regularmente. Da descrição detalhada da propriedade ao carregamento de fotos de alta qualidade, são vários os aspetos que um anfitrião não deve subestimar para obter a máxima visibilidade na plataforma.

Prepare um discurso cativante

O primeiro passo para ter sucesso neste site é a descrição do alojamento. Comece com uma frase introdutória cativante, que destaque as principais características da casa e da sua localização, como a vista para o mar, a proximidade de monumentos de prestígio e a tranquilidade da área. Use uma linguagem clara, simples e acessível a todos, evitando rodeios e frases confusas. Para atrair interesse, a descrição deve apresentar os serviços que oferece. Entre os mais considerados nas buscas, destacam-se:

  • Estacionamento privado
  • Conexão Wi-Fi
  • Cozinha equipada
  • Disponibilidade de um espaço externo
  • Ar-condicionado

Tire fotos profissionais

A Booking.com considera muito a qualidade das fotografias que são carregadas na plataforma para anunciar uma casa para férias. Os usuários certamente são mais propensos a clicar num anúncio que tenha fotografias de boa qualidade, que mostrem um ambiente acolhedor e atraente. Justamente por essas razões, vejamos algumas sugestões sobre como proceder com os cliques:

  • Use uma câmara de qualidade. A do smartphone também pode servir, desde que consiga garantir imagens nítidas e luminosas
  • Tire as fotos durante um dia de sol, evitando a luz artificial
  • Organize e limpe cuidadosamente cada canto da casa
  • Enquadre bem os quartos, capturando inteiramente os objetos e os complementos de decoração
  • Tente destacar as características de cada ambiente, focando também nos eventuais espaços ao ar livre
  • Tire algumas fotografias das principais atrações que a sua região oferece.

Responda às perguntas e reservas

Outro parâmetro fundamental para aumentar a visibilidade na Booking.com é a velocidade com que responde às reservas e mensagens. Uma maior rapidez, de fato, melhorará notavelmente o seu ranking. Para receber as notificações em tempo real, pode baixar a app Pulse do Booking. De modo geral, responda dentro de 20/30 minutos após o recebimento da solicitação e comunique de forma cordial com os potenciais clientes: estas são precauções que, a médio e longo prazo, fazem a diferença.

Ofereça políticas de cancelamento flexíveis

Muitos viajantes não têm um itinerário claro, por isso têm muito interesse nos anúncios que oferecem cancelamento gratuito da reserva. Para aumentar a sua visibilidade na OTA, consequentemente, é oportuno oferecer políticas de cancelamento flexíveis. Além disso, procure ser o mais claro possível sobre os prazos disponíveis para os utilizadores beneficiarem do cancelamento gratuito: mal-entendidos com os clientes não são favoráveis à sua visibilidade.

Como aumentar a visibilidade na Booking atualizando os preços

Outro fator que o Booking.com leva em grande consideração é a atualização do calendário e do perfil. Um bom sistema para manter o perfil sempre ativo é atualizar os preços da casa de férias. Ao aplicar este tipo de alteração, fique atento à sazonalidade e à presença na sua região de eventos importantes, como eventos desportivos e concertos, por exemplo. Uma estratégia adicional é constituída pelas ofertas, como por exemplo, os descontos de última hora.

A importância das avaliações

Um dos parâmetros que mais afeta a sua reputação e a visibilidade na Booking são as avaliações deixadas pelos hóspedes. Para melhorar a sua pontuação, adote as seguintes precauções:

  • Certifique-se de que a casa esteja em ordem e limpa
  • Verifique se todas as comodidades que prometeu aos hóspedes estão presentes e funcionando
  • Comunique com os hóspedes 
  • Peça aos hóspedes que deixem uma avaliação sobre a experiência que tiveram
  • Responda com educação às avaliações negativas.
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As ferramentas da Booking.com

A plataforma apresenta diversos programas para maximizar a visibilidade dos anfitriões na plataforma. Descubra quais são e como usá-los da melhor forma, avaliando a sazonalidade e o andamento das reservas.

As vantagens do Genius

Quem faz parte do Genius, além do aumento da visibilidade dos próprios anúncios, pode exibir o selo do programa, que garante uma elevada confiança aos olhos dos utilizadores, e pode permitir que alcance mais clientes, já que para ser um hóspede Genius é necessário respeitar determinados parâmetros, desde o número de reservas efetuadas num determinado período até a percentagem de cancelamentos.

Como funciona o Visibility Booster

Uma das ferramentas de visibilidade mais conhecidas da Booking é o Visibility Booster. Trata-se de um programa que permite aumentar a visibilidade do alojamento nos resultados de pesquisa. Em troca, a OTA aplica uma comissão maior. Para aproveitar as vantagens do Visibility Booster e, ao mesmo tempo, evitar pagar constantemente uma comissão muito alta, ative o programa nas datas disponíveis próximas ao check-in, nos momentos de baixa temporada e em todos aqueles casos em que você constatar uma queda nas reservas.

Monitorize as estatísticas

Este portal permite que analise uma vasta quantidade de dados, úteis para monitorizar a atividade e para tomar medidas se os números não forem positivos. Entre os índices que deve observar, destacam-se:

  • A taxa de conversão, ou seja, a relação entre as visualizações do anúncio e as reservas recebidas
  • A taxa de ocupação, parâmetro que mede a percentagem dos dias em que a sua casa foi alugada
  • O desempenho da sua acomodação em comparação com as casas de férias que estão na sua mesma região
  • A pontuação obtida nas avaliações
  • O país de origem dos hóspedes, dado útil para entender em quais mercados e em qual clientela focar.

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