Temporada alta para AL em Itália

As caraterísticas da época alta italiana e os locais mais turísticos.

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Maio 2025

Os anfitriões sabem que a época alta constitui uma oportunidade para promoverem a sua reputação e maximizarem as reservas e lucros do seu alojamento local. Aproveitando a alta temporada em Itália e as vantagens de plataformas de reserva como a Holidu, onde podem apresentar a casa de férias a um público mais amplo e variado, os proprietários de habitações turísticas na região começam já a preparar-se para aproveitar o maior afluxo de turistas.

Para explorar esta fase de forma mais plena, rentabilizando o acréscimo de viajantes que chegam à procura do sol, do clima, das experiências culturais e artísticas e da belíssima gastronomia italiana, deverá compreender quando é a temporada alta e quais as melhores formas e preparar o seu alojamento para oferecer estadias inesquecíveis, que motivem as melhores avaliações.

Para o ajudarmos ao longo deste processo, falaremos sobre as caraterísticas da época alta italiana e os locais mais turísticos, e daremos informações e dicas cruciais para o ajudar a fortalecer as suas estratégias. Garantindo que aproveita a temporada alta para solidificar o sucesso do seu alojamento de férias.  

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A temporada alta em Itália

A época alta em Itália, como frequentemente acontece noutros países, depende da região e das suas caraterísticas. Ainda assim, caso se esteja a questionar sobre quando é a época alta, podemos dizer que, para a maior parte do território italiano, esta corresponde aos meses de verão, abrangendo o tempo das férias escolares e algumas das mais importantes datas festivas. Assim, é natural que os alojamentos sintam uma maior procura por parte de viajantes e consigam uma maior taxa média de ocupação.

Caraterísticas da época alta italiana

A temporada alta destaca-se por uma maior rotatividade de hóspedes, um maior índice de ocupação geral e também por uma maior exigência por parte do público, já que as expetativas para as férias são bastante elevadas, e cada vez mais potenciadas pelos conteúdos dos influenciadores digitais. 

Estar apto a responder positivamente às expetativas e exigências dos viajantes é um dos pontos cruciais. Neste âmbito, a qualidade do alojamento, a sua localização, os serviços extra integrados e como é feita a comunicação e receção dos hóspedes torna-se fundamental para garantir que o seu alojamento tem as particularidades que o distinguem dos demais. Tornando-se mais popular e desejado nas plataformas digitais e, consequentemente, atraindo mais hóspedes. Tenha em mente que os hóspedes procuram, nesta época:

  • Alojamento cómodo e convidativo;
  • Receção calorosa e personalizada;
  • Boa localização;
  • Atenção e cuidado na preparação do espaço;
  • Sugestões gastronómicas;
  • Sugestões de experiências locais;
  • Informações turísticas;
  • Experiências imersivas e autênticas.

Ainda que muitos destes elementos não sejam obrigatórios num espaço de alojamento turístico, incluí-los poderá ser uma forma simples de aumentar a taxa de ocupação, de fidelizar os hóspedes e de aumentar o potencial de boas avaliações e de recomendações diretas por parte dos visitantes. Tudo isto terá um impacto positivo nos resultados do seu alojamento de férias.

Épocas favoritas dos viajantes

Como referimos, a época alta para a maioria dos espaços de alojamento acompanha o período de verão. Ainda assim, não podemos considerar que esta temporada seja a única, nem esquecer outras regiões italianas, cujas caraterísticas promovem outras épocas altas.

Por exemplo, o período da Páscoa – compreendido entre abril e maio – traz muitos turistas a Itália; e o mesmo acontece em dezembro e janeiro com as festividades de Natal e Ano Novo, principalmente em cidades como Milão, Florença ou Roma. No Norte de Itália, em localidades como Bolzano, Bressanone ou Sestriere, os desportos de inverno fazem com que os meses frios, entre dezembro e março, sejam também de época alta. Já nas regiões costeiras ou próximas de trilhos e lagos, assim como em cidades de interesse cultural e artístico, o verão é, sem dúvida, a época mais convidativa e com maior índice turístico.

Regiões mais procuradas

Com um mercado turístico diversificado, tal como vimos, é importante aproveitar a temporada altacorrespondente às caraterísticas regionais onde se encontra o AL.

Se vai investir numa propriedade para fins turísticos, saiba que algumas das regiões mais aclamadas são a Toscana (aclamada pelos fãs do turismo de natureza, cultural e enoturismo), a Costa Amalfitana (ideal para quem gosta de turismo balnear e de vistas magníficas), as culturais e artísticas cidades de Veneza, Roma, Milão ou Florença, e ainda as bonitas ilhas de Sicília e Sardenha. Para todas estas regiões, o clima, as tradições e a gastronomia são apelativos, sendo frequentemente apontados como motivação para que os hóspedes formalizem a reserva.

Ocupação e rentabilidade: como as otimizar?

Rentabilizar a alta temporada de férias é uma das formas de garantir que tem uma experiência lucrativa com a sua atividade de gestão de um aluguer turístico. Aproveitando o interesse acrescido que está época propicia, pode fazer um planeamento estratégico prévio, atualizando os seus calendários online, revendo os preços e melhorando a decoração, as infraestruturas do imóvel ou a sua apresentação online.

Preparar-se eficazmente e garantir que está em pleno cumprimento com as normas legais e as expetativas dos turistas (neste último considerando, também, as tendências do momento) é crucial para garantir uma estadia única e inesquecível, que cumpra os requisitos de quem o visita e ofereça os maiores benefícios ao anfitrião.

Aposte em bons conteúdos de fotografia e vídeo, crie descrições apelativas, seja claro e transparente na apresentação do alojamento e mantenha uma comunicação personalizada com os hóspedes desde o primeiro contacto.

Além disso, aproveite o momento antes da época alta para pesquisar sobre os sistemas que podem ajudá-lo a levar mais longe o seu negócio, incluindo softwares de gestão de propriedades (PMS) e plataformas digitais de reservas, como a Holidu, a Airbnb e outras, cuja reputação fala por si.

Terá ainda vantagens se, ao longo deste período, se destacar dos seus concorrentes por pequenos detalhes, incluindo a integração de boa roupa de cama, a oferta de um brinde de boas-vindas (talvez integrando, aqui, produtos locais) ou a escrita de uma nota personalizada para a receção dos seus convidados.

7 dicas para rentabilizar a alta temporada

Além de todo o cuidado referido, deixamos ainda 7 dicas práticas para o ajudarmos a garantir que preparar adequadamente o aluguer de férias e promove a satisfação:

  1. Crie ambientes convidativos;
  2. Automatize os processos;
  3. Foque-se na experiência do hóspede;
  4. Otimize a sua presença online;
  5. Ajuste os preços;
  6. Preocupe-se com o feedback;
  7. Aproveite ao máximo as plataformas de reservas.

1. Crie ambientes convidativos

Ao apresentar o alojamento num portal de alojamento de férias, é importante que as fotos e vídeos criem no internauta o desejo de reservar uma estadia. Então, aposte numa decoração adaptada à estação e que seja convidativa para quem procura uma experiência de conforto e autenticidade.

2. Automatize os processos

A época alta pode oferecer maiores desafios de gestão, pela grande afluência turística e a elevada rotação de hóspedes. Aproveite sistemas automatizados de gestão, limpeza ou comunicação para o ajudarem a cumprir as suas obrigações.

3. Foque-se na experiência do hóspede

Ao anunciar alojamentos de férias criará uma expetativa nos hóspedes e é importante que, na estadia, estas sejam atendidas. Pequenos gestos, como a sugestão de roteiros ou restaurantes podem fazer toda a diferença, gerando recomendações e boas avaliações.

4. Otimize a sua presença online

Aproveite os portais de reservas, as redes sociais e sites próprios para apresentar o seu espaço de alojamento ao máximo de pessoas. Assim, poderá ganhar uma maior visibilidade e popularidade.

5. Ajuste os preços

Ao arrendar apartamentos de férias na época alta poderá ajustar as tarifas cobradas e, para isto, pode aproveitar ferramentas e gestão dinâmica de preços, frequentemente presentes nos próprios sites de reservas. Mantenha o preço justo e considere as tarifas dos seus concorrentes, para que possa lucrar e manter-se competitivo.

6. Preocupe-se com o feedback

A opinião dos hóspedes pode ser utilizada como ferramenta para uma melhoria contínua. Ouvir as opiniões e agir em concordância demonstra preocupação e profissionalismo e será valorizado. Tenha sempre a qualidade dos serviços como objetivo principal.

7. Aproveite ao máximo as plataformas de reservas

Um site web de aluguer de férias como a Booking.com, a Holidu ou a Airbnb pode ser um aliado fundamental para que o seu negócio prospere. Aproveite ao máximo a sua visibilidade e mantenha os conteúdos atualizados nestas plataformas. 

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