Faça os hóspedes regressar ao seu AL

Perceba como um site personalizado e configurado corretamente pode garantir um maior número de reservas

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Março 2025

Decidir arrendar casas para férias é entrar num mercado onde existe uma forte concorrência e, por isso, perceber como obter um maior número de reservas novas ou repetidas pode ser crucial para o sucesso.

Muitas ferramentas para alojamento de férias, assim como sites de reserva como o portal de alojamentos de férias Holidu, são valiosas para quem deseja aumentar a visibilidade de um espaço de Alojamento Local (AL), ou destacá-lo dos demais na sua região.

Recentemente, para apoiar os anfitriões de AL e para os ajudar a obter um maior número de reservas repetidas, este portal para anúncios lançou o Holidu Host Website, onde permite que, com custos e esforço reduzidos, os proprietários destes alojamentos possam processar pagamentos, gerir reservas, comunicar com os hóspedes e maximizar os seus lucros.

Venha saber mais sobre esta nova funcionalidade e perceber como um site personalizado e configurado da forma correta pode, com este widget, garantir um maior número de reservas, promovendo a conversão e a fidelização do público-alvo.

Por que é que as reservas repetidas são tão importantes?

Como proprietário de um alojamento para férias, você quer que as pessoas alugem o seu apartamento ou casa de férias o mais frequentemente possível. De uma forma geral, existem duas formas de conseguir isso. Em primeiro lugar, pode tentar atrair mais hóspedes para o seu alojamento. Em segundo lugar, pode apostar em fidelizar clientes que regressam.

Atrair hóspedes pode ser complicado, especialmente se está a começar neste negócio. Vai precisar de divulgar eficazmente o seu alojamento, muitas vezes recorrendo a estratégias como SEO, campanhas nas redes sociais, marketing, entre outras. Além disso, você só vai saber como os hóspedes se comportam quando já estiverem na sua propriedade — serão respeitadores ou causarão problemas?

Por outro lado, os anfitriões que conseguem manter hóspedes que regressam muitas vezes descobrem que esta é uma forma mais fácil de garantir que o seu negócio de alojamento se mantém forte. Para começar, não precisa de conquistar a atenção deles porque já o conhecem. Isso significa menos campanhas publicitárias caras e demoradas. Além disso, você sabe o que esperar. Hóspedes limpos, organizados e bem comportados são sempre bem-vindos, e pode ficar descansado quando tem hóspedes confiáveis no seu alojamento.

Como fidelizar os seus hóspedes

É uma boa ideia recolher os dados de contacto dos hóspedes enquanto estão consigo. Pode ter de pedir o endereço de email ou o número de telefone, uma vez que muitos portais de alojamento não partilham essa informação.

Não envie spam, mas envie-lhes ofertas ocasionais para os incentivar a reservar. Também pode anunciar promoções para clientes que regressam nas redes sociais.

Aqui ficam algumas estratégias para incentivar os hóspedes a voltar ao seu alojamento:

  • Preço mais baixo para clientes que regressam. Continua a ser acessível porque não precisa de gastar em publicidade.

  • Ofertas especiais, como uma noite grátis (se reservarem uma estadia durante a semana), uma cesta de boas-vindas ou descontos em excursões e atividades locais.

  • Um programa de fidelização. Alguns hóspedes, especialmente os que viajam a negócios, regressam sempre ao mesmo local. Pode oferecer, por exemplo, uma noite grátis se juntarem dez carimbos.

Organizar e gerir hóspedes que regressam

Conseguir clientes que regressam é ótimo para o seu negócio, mas pode trazer alguns desafios.

Algumas das questões que poderá ter de enfrentar ao lidar com hóspedes que regressam incluem:

  • Negociações de preço. Vai precisar de controlar quaisquer preços especiais que ofereça a estes clientes. Procure ferramentas para anfitriões que lhe permitam adicionar facilmente descontos para um único cliente.

  • Problemas de calendário. Hóspedes que regressam preferem, muitas vezes, reservar diretamente consigo em vez de usar grandes portais. Isto pode ser positivo, pois obtém maior lucro, mas também pode causar problemas com reservas duplicadas.

  • Pagamentos. Estes hóspedes podem ter preferências próprias. Alguns preferem pagar-lhe diretamente em vez de usar um portal, outros preferem a segurança de um site reconhecido da indústria sem custos adicionais. Vai precisar de um bom sistema para gerir isto.

  • Manter a informação dos hóspedes. É maçador para si e para os hóspedes ter de recolher os dados pessoais sempre que vêm ficar.

  • Políticas. É uma situação delicada. Quer tratar os hóspedes que regressam de forma especial para que continuem a voltar — mas, no fim das contas, as suas políticas continuam a ser importantes. O que fará se cancelar uma reserva sem aviso prévio suficiente?

  • Reservas repetidas contínuas. Por vezes, um hóspede pode querer voltar, por exemplo, a cada seis semanas, enquanto trabalha num projeto na zona. É útil ter uma ferramenta que bloqueie essas datas com antecedência no seu calendário.

Ferramentas para gerir hóspedes que regressam

Felizmente, existe uma excelente ferramenta que facilita a organização de hóspedes que regressam. O Holidu Host Website, uma iniciativa nova e melhorada da Holidu, permite-lhe gerir reservas repetidas com apenas alguns cliques. Pode ativar o Host Website iniciando sessão na sua conta Holidu e navegando até “Canais de distribuição”.

Algumas vantagens de usar o Holidu Host Website para clientes que regressam incluem:

  1. Opção de reserva direta
    Os hóspedes podem reservar diretamente consigo. Isto é ótimo para eles, pois não precisam de intermediários. Eles já sabem que querem ficar na sua propriedade e, em poucos cliques, tratam da reserva. Além disso, evita a comissão extra dos OTAs, ficando você com uma maior parte do valor da reserva.

  2. Políticas confiáveis
    Mesmo que você e os hóspedes tenham uma boa relação, é necessário ter políticas claras. Ao reservar através do Holidu Host Website, eles beneficiam das políticas consolidadas da Holidu sobre cancelamentos e pagamentos, o que mantém ambas as partes satisfeitas.

  3. Sincronização de calendário
    Esta é uma ferramenta essencial para organizar reservas repetidas. O Holidu Host Website sincroniza automaticamente o seu calendário entre plataformas, reduzindo o risco de reservas duplas.

  4. Pagamentos seguros
    Os hóspedes também podem pagar através de métodos seguros. Isto é excelente para eles, pois não sentem que estão a passar por um intermediário que cobra taxas desnecessárias — mas ao mesmo tempo, têm a segurança e confiança de uma plataforma reconhecida como a Holidu.

Como usar o Holidu Host Website

O Holidu Host Website inclui uma ferramenta para criar o seu próprio site de alojamento. No entanto, se já estiver satisfeito com o seu site atual, pode simplesmente integrá-lo no sistema de reservas da Holidu através do nosso widget. De qualquer forma, terá acesso a um conjunto de ferramentas poderosas, sem necessidade de conhecimentos tecnológicos avançados!

Pode personalizar totalmente o seu site Holidu Host com diferentes temas e cores, e carregar as fotografias que quiser para que tudo fique alinhado com a sua marca e estilo. Além disso, pode adicionar informações sobre si como anfitrião para ajudar os hóspedes a conhecerem melhor o seu negócio de alojamento.

Ative hoje mesmo o Host Website e comece a beneficiar de um conjunto completo de ferramentas para atrair hóspedes novos e que regressam ao seu alojamento.

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