Iniciar um AL de casas rurais
Vamos iniciar um AL de casas rurais?

Maio 2025
Quando visitamos um portal de reservas para casas de férias como a Holidu encontramos anúncios de inúmeras casas rurais para alugar. Algumas delas, como percebemos facilmente, têm boas avaliações e várias datas já reservadas, demonstrando o seu sucesso. Esta análise poderia ser suficiente para acender o interesse de investidores nas casas rurais com a intenção de as rentabilizar como espaços de alojamento local (AL). Ainda assim, é frequente que surja a dúvida sobre se a exploração turística de uma casa rural e se estas são um bom investimento, visto que fatores como a localização podem afetar significativamente a taxa média de ocupação.
Para o ajudar neste tópico, criámos este artigo, no qual falaremos sobre como iniciar um AL rural. Tentaremos dar uma visão geral deste tipo de negócio desde a sua conceção inicial até à execução, destacando os aspetos práticos, as regulamentações aplicáveis e as melhores estratégias de marketing. Deixaremos ainda algumas dicas valiosas, para que possa iniciar e operar de forma bem-sucedida um negócio de aluguer de casas rurais.

Arrendamento de casas rurais: os primeiros passos
As novas tendências do turismo fazem com que a procura por alternativas rurais tenha aumentado, fruto de um maior interesse por opções próximas da natureza, que ofereçam experiências autênticas e adotem práticas sustentáveis. Além disso, as caraterísticas nacionais – como o clima, as paisagens magníficas e o imenso património cultural – são também apelativos para os viajantes, levando muitas pessoas a considerar iniciar um AL rural. Este mercado pode, de facto, transfigurar-se num caminho para o sucesso no mundo do alojamento local. Ainda assim, antes de iniciar o processo de aquisição, renovação ou registo do imóvel, deverá considerar as vantagens e benefícios deste tipo de negócio.
Vantagens de um alojamento rural
Optar por explorar propriedades rurais para férias apresenta benefícios para os investidores, incluindo:
- Possibilidade de aproveitar as tendências do ecoturismo e do turismo rural;
- Orientação para a maior procura por espaços de maior imersão cultural;
- Possibilidade de oferecer uma experiência mais autêntica aos hóspedes;
- Oportunidade para explorar regiões mais remotas e nichos de mercado;
- Potencial de crescimento do mercado.
Desafios de um alojamento rural
Ainda que os alojamentos de férias rurais sejam apontados como um espaço de oportunidades, não podem deixar de ser considerados os desafios inerentes a este tipo de Al, onde destacamos:
- Impacto da sazonalidade na procura por este tipo de AL;
- Necessidade de maior fiscalização e manutenção;
- Menor número de serviços/infraestruturas nas proximidades, em alguns casos;
- Maior dificuldade em garantir acesso a redes móveis e de wi-fi, em algumas regiões;
- Maiores desafios legais, já que este nicho conta com alguma regulamentação específica.
Passos fundamentais do processo de execução
Para conseguir investir em propriedades rurais de forma consciente e informada, é importante ter em mente os passos fundamentais do processo de execução, incluindo:
- Escolher a localização;
- Aquisição/renovação da propriedade;
- Questões legais e tributárias;
- Marketing: Cativação e conversão de hóspedes.
1. Escolher a localização
O local onde se encontra a propriedade pode influenciar significativamente a taxa média de ocupação e, assim, também a rentabilidade do seu negócio de aluguer de férias.
Por norma, locais que ficam nas proximidades de pontos de interesse (praias, trilhos, parques naturais, cidades conhecidas pelo seu património artístico e cultural) e que oferecem acessos mais fáceis têm uma maior procura. A disponibilidade de serviços essenciais nas imediações, como espaços comerciais, restaurantes ou serviços de saúde, é também valorizada pelos hóspedes, mesmo quando se alojam nas opções de turismo rural.
2. Aquisição/renovação da propriedade
Antes de arrendar o seu AL num ambiente rural, usualmente é necessário adquirir a propriedade (ou renová-la, caso já seja seu proprietário, lembrando que o conforto dos hóspedes é fundamental em qualquer AL). Em ambos os casos, precisará de considerar alguns aspetos relevantes:
Para investir na compra da casa, deverá analisar o mercado, identificando as oportunidades de investimento e fazendo a análise sobre fatores relevantes para o mercado do alojamento – como a localização e o potencial de rentabilidade do imóvel. Tenha igualmente em consideração o estado em que se encontra a propriedade, avaliando-a. Veja quais as obras necessárias e, se precisar, consulte um especialista na matéria, já que algumas casas poderão precisar de obras estruturais ou de renovar os seus sistemas de canalização e eletricidade. Deste modo, saberá exatamente qual o investimento necessário e o potencial de retorno, podendo tomar uma decisão mais informada.
Se já for o proprietário do imóvel, talvez queira renovar a propriedade e, nesse caso, deve manter-se atento à lei em vigor. Atualmente, é obrigatória a obtenção de licenças camarárias para a realização de obras de remodelação. Se a propriedade tiver valor histórico, poderá precisar de seguir outras normativas, específicas para a conservação do património.
3. Questões legais e tributárias
No plano legal, deve considerar a comunicação prévia (no Balcão Único Eletrónico) para a obtenção do seu número de registo. Neste pedido deverá entregar toda a documentação solicitada, incluindo a sua identificação, a identificação do imóvel e outros. No registo do AL será ainda obrigado a referir a capacidade máxima e deverá garantir a conformidade com as normas de salubridade e segurança, conforme o estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 128/2014. Esta questão será verificada em inspeção posterior e o seu incumprimento pode levar à revogação da licença e ao pagamento de multas.
Em termos fiscais, considere que, apenasm poderá começar a explorar um negócio de AL após iniciar a sua atividade à Autoridade Tributária, indicando o CAE (Código de Atividade Económica) correspondente. Isto pode ser feito no Portal das Finanças. Ficará, depois, sujeito ao regime tributário correspondente, devendo declarar os seus rendimentos para fins de IRS/IRC e pagar o IVA (se aplicável). Além disso, estará também sujeito aos impostos municipais, incluindo o IMI e eventuais taxas turísticas, dependendo da região.
4. Marketing: Cativação e conversão de hóspedes
O marketing de um AL vai muito além de anunciar alojamento de férias numa plataforma de reservas, como a Holidu, ainda que fazê-lo seja, desde logo, uma boa forma de aumentar a visibilidade e apresentar o negócio a um público amplo, internacional e diversificado.
Além desta estratégia poderá:
- Criar um site próprio, com conteúdos multimédia de qualidade e informativos;
- Anunciar nas redes sociais, aproveitando as múltiplas ferramentas;
- Estabelecer parcerias locais (restaurantes, empresas de atividades, comércio local) que apoiem a visão de uma estadia autêntica;
- Promover outras formas de marketing, como newsletters ou email marketing para comunicar ofertas e manter os hóspedes informados e atentos ao seu empreendimento.
Conselhos práticos para gerir um AL rural
Fundamental para o sucesso dos alojamentos de férias no campo, o marketing não bastará, no entanto, para que obtenha o sucesso. Uma vez cativado e convertido, um hóspede precisará ainda de ter uma boa experiência na sua estadia, para deixar uma boa avaliação e o ajudar a construir uma reputação sólida, que gere o interesse de outros potenciais hóspedes. Assim, deixamos alguns conselhos práticos, que poderá aplicar para garantir que a gestão do seu AL rural é mais simples e eficaz:
- Potencie a experiência com alguns extras (early check-in, late check-out, opções de check-in personalizado, ofertas de boas-vindas, ou outros);
- Aposte no conforto do hóspede, promovendo uma manutenção atenta e garantindo que as instalações se encontram limpas, funcionais e cuidadas;
- Solicite aos hóspedes que deixem comentários e avaliações, para que possa continuar a oferecer serviços de qualidade, melhorando eventuais debilidades;
- Seja seletivo, preferindo plataformas de reserva de qualidade, como a Holidu, a Airbnb ou a Booking.com;
- Apoie-se num bom software de gestão e use o PMS para garantir conformidade nos vários anúncios em termos de preço, agenda e descrição;
- Crie e apresente de forma clara os termos e condições do AL, incluindo no que diz respeito às regras da casa, políticas de cancelamento e outras informações relevantes;
- Aposte na sustentabilidade, sendo que este é um dos grandes motivadores para a reserva das casas rurais. A adoção de práticas ecológicas (reciclagem, colocação de painéis solares, redução do desperdício) é muito apreciada pelos viajantes de hoje;
- Promova os produtos e atrações locais. Se possível, estabeleça parcerias comunitárias, que o ajudem a oferecer uma experiência autêntica. A autenticidade é outra das tendências relevantes do turismo atual;
- Mantenha-se em contacto com os hóspedes antes, durante e após a estadia. Uma comunicação clara, simpática e transparente pode ser motivadora da fidelização;
- Aproveite as ferramentas online e faça um ajuste inteligente dos preços mediante a procura e a época do ano. Assim, irá manter-se competitivo.