Cabanas como AL: vale a pena?

Iniciar um AL com uma tipologia de cabana pode ser uma alternativa vantajosa para anfitriões

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Maio 2025

O apelo do alojamento local (AL) torna-se mais evidente em Portugal à medida que o próprio mercado turístico cresce no país. Incentivadas pela facilidade de arrendamento através de plataformas de reserva como a Holidu, muitas pessoas exploram o setor, descobrindo os nichos e as oportunidades deste mercado.

Neste contexto, além de ser necessário considerar os diversos aspetos legais e tributários relacionados com a atividade, é também importante considerar, realistamente, o potencial de rentabilidade de cada tipo de propriedade.

Hoje, a procura pela autenticidade das experiências, o desejo de imersão cultural e na natureza, e o pensamento sustentável têm um impacto cada vez mais visível nas escolhas dos hóspedes. Assim, iniciar um AL com uma tipologia de cabana pode ser uma alternativa vantajosa para investidores e gestores de AL.

Neste artigo iremos explorar de forma aprofundada as vantagens e desafios de arrendar cabanas como opções de férias, abordando aspetos como a atratividade deste tipo de negócio a sua rentabilidade potencial e os custos operacionais associados. Daremos ainda algumas dicas sobre como preparar e anunciar este tipo de AL. Assim, poderá tomar decisões informadas e maximizar o sucesso das cabanas de férias, para garantir uma experiência excecional para os hóspedes e melhor rentabilidade para si.

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Cabanas como AL: o que precisa de saber

Principalmente para quem reside perto de regiões de interesse natural, o pensamento “posso criar um AL e alugar a minha cabana” pode ser o começo de uma história de sucesso.

Ainda é um nicho de mercado, mas que está em crescimento em Portugal, com uma procura cada vez mais significativa por parte de turistas nacionais e internacionais.

Por norma, as cabanas são estruturas de tamanho mais reduzido, integradas na natureza e que, muitas vezes, se integram perfeitamente no meio envolvente pela construção em materiais naturais como a madeira. Existem vários tipos de cabana, incluindo as cabanas na floresta, as cabanas ecológicas ou as cabanas A-Frame. As caraterísticas deste tipo de propriedade fazem com que sejam relacionadas com a tranquilidade, o isolamento, o descanso e a simplicidade: aspetos que os turistas mundiais valorizam cada vez mais. Ideais para destinos como o interior algarvio, a Costa Vicentina ou o Gerês, as cabanas são um nicho de mercado que pode tornar-se um bom investimento para os anfitriões, principalmente se desejarem rentabilizar um AL sustentável e/ou romântico, ideal para quem busca o ecoturismo ou uma escapadinha a dois.

Vantagens e desafios das cabanas como AL

Diferente de arrendar casas ou apartamentos de férias num centro urbano, a decisão de adquirir uma cabana implica considerar alguns aspetos. Ainda assim, tal como outros tipos de AL, este é um nicho no qual terá vantagens e desafios, sendo importante uma gestão informada e concordante com as caraterísticas do setor. 

Vantagens deste tipo de alojamento

A diferença pode ser um elemento atrativo quando anunciar alojamento de férias e, por isso, o investimento em cabanas pode oferecer vantagens aos proprietários. Alguns dos benefícios deste nicho são:

  • Menor concorrência: por se encontrarem, usualmente, em zonas mais remotas e menos exploradas, fora dos principais centros urbanos, as cabanas competem com um menor número de espaços de alojamento. Isto pode melhorar a sua taxa de ocupação e rentabilidade;
  • Cativação de um público-alvo específico: a procura por opções sustentáveis, ecológicas e de imersão natural está a tornar-se mais popular. Assim, garantir a adaptação a este público-alvo permite criar um negócio lucrativo e com um imenso potencial de rentabilidade a médio e longo prazo. Lembramos ainda que, apesar de específico, o público que procura as cabanas pode ser bastante variado. Por exemplo, pessoas que precisam de descansar fora da agitação das cidades, aventureiros que procuram atividades na natureza, casais em escapadinhas românticas ou adeptos da tranquilidade imersão natural;
  • Investimento e construção económicos: se compararmos as cabanas com outros tipos de propriedade, veremos que a sua construção e custo de venda é usualmente mais reduzido. Assim, caso pretenda comprar para alugar, é provável que tenha um menor investimento inicial, podendo recuperá-lo com maior rapidez e começar a lucrar;
  • Integração das novas tendências: investir em cabanas como AL é também adaptar-se às novas tendências do mercado turístico, onde o ecoturismo e o turismo de natureza estão a ganhar popularidade. Pode adicionar elementos de valorização como painéis solares ou sistemas para aproveitamento de água da chuva para destacar ainda mais o seu AL junto dos turistas ecoconscientes.

Desafios inerentes a este tipo de alojamento

Apesar de todas as vantagens enumeradas, não podemos negar que o aluguer de cabanas apresenta igualmente desafios, nomeadamente com as variações sazonais de ocupação e os custos de manutenção. As principais questões que deve considerar antes de iniciar a exploração da sua cabana como AL são:

  • Localização e acessos: ter uma cabana num ambiente natural é, como vimos, parte do que a torna apelativa. Ainda assim, isto pode também causar constrangimentos como distância face a pontos de interesse turístico e serviços (supermercados, farmácias, restaurantes), acessos potencialmente difíceis e à limitação de infraestruturas. Além disso, a dificuldade de ter acesso a rede móvel ou wi-fi em zonas florestais poderá também ser um ponto desfavorável, pesando negativamente na escolha de alguns viajantes;
  • Manutenção: o custo de manutenção das cabanas pode ser superior ao de outras propriedades, já que estas requerem cuidados regulares e específicos para manterem a sua integridade e estrutura. Esta investimento é fundamental para garantirem que continuam a proporcionar conforto ao longo do tempo;
  • Questões legais: para investir numa cabana como AL precisará de garantir que este projeto será aprovado para uso turístico. Existem requisitos legais bastante específicos para o setor – como questões de segurança, salubridade e acessibilidade – que terão de ser garantidos para que possa transformar a cabana num AL;
  • Variações sazonais: dependendo do local onde se encontra a sua cabana, poderá sentir uma variação muito acentuada no interesse ao longo do ano, o que implica que tenha de investir em estratégias eficazes de comunicação e promoção deste empreendimento.

Aspetos a considerar ao investir em cabanas

Ao escolher uma cabana para investir, é importante adotar uma abordagem estratégica, que o ajude a aproveitar ao máximo as vantagens deste tipo de propriedade, eliminando ou minimizando os desafios. Recomendamos tenha em mente estes três aspetos:

  1. Prioridades e preferências dos hóspedes;
  2. Potencial de rentabilidade;
  3. Custos operacionais envolvidos.

1. Prioridades e preferências dos hóspedes

Os viajantes que pretendem alugar uma cabana na floresta poderão ser criteriosos no momento da seleção. Hoje, a tendência para o turismo de natureza leva este tipo de turista a procurar ALs com caraterísticas particulares. No que diz respeito à localização, destacam-se as cabanas que oferecem maior proximidade a ambientes florestais. A imersão na natureza é uma prioridade e torna mais populares as cabanas que permitem a observação de aves e/ou de estrelas, ou que se enquadram em locais no (ou com vista para o) bosque. Também o design das cabanas e a sua decoração interior pesarão na escolha dos potenciais hóspedes. Ambientes cómodos, intimistas e privados tendem a ser os mais apelativos para este nicho, tornando-se convidativos para casais e famílias de viajantes.

2. Potencial de rentabilidade

A escolha da localização poderá afetar também o seu potencial de rentabilidade. Em zonas com menor oferta e de elevada procura será mais provável que consiga um lucro mais significativo. Para o conseguir, é também importante que aproveite as ferramentas das melhores plataformas digitais, apresentando a cabana de forma apelativa, com bons conteúdos multimédia (fotografias e vídeos), que gerem interesse nos potenciais hóspedes. Integrar alguns elementos chamativos, como lareiras, salamandras a lenha, redes de descanso, piscinas, jacuzzi ou decks poderá valorizar a sua cabana e permitir, inclusivamente, que adote um valor por noite mais elevado. Lembre-se, no entanto, de que a sazonalidade afeta particularmente este tipo de AL, sendo que a taxa média de ocupação tende a ser significativamente superior nos meses quentes. Um trabalho consistente de marketing poderá gerar interesse também noutras épocas, como o Natal ou o Ano Novo. Tudo isto aumentará o potencial de rentabilidade do negócio.

3. Custos operacionais envolvidos

Se vai investir numa cabana, tenha em mente que terá alguns gastos regulares relacionados com a manutenção e limpeza deste espaço. Pelos seus materiais e/ou localização uma cabana poderá estar mais sujeita ao desgaste, necessitando de atenção extra na sua verificação e manutenção para garantir que se manter em conformidade com as normas de segurança e acessibilidade em vigor. Considere ainda potenciais custos com seguros e serviços, taxas ou documentos municipais, e, claro, materiais de marketing. Nesta última incluímos as comissões das principais plataformas de reservas online, aliadas fundamentais para quem gere um negócio deste tipo.

Dicas práticas para preparar a cabana como AL

Para o ajudarmos a obter o sucesso pretendido com o seu AL, deixamos algumas dicas para preparar adequadamente a sua cabana:

  1. Escolha uma boa localização, preferindo terrenos com acessos fáceis, vistas bonitas e naturais e que não se encontrem a uma distância muito significativa de pontos de interesse turístico, como praias, trilhos, parques ou localidades conhecidas pelo seu património artístico e cultural;
  2. Invista no conforto, isolando e ventilando corretamente a cabana. Se necessário, inclua aparelhos de climatização;
  3. Prefira ambientes luminosos e com uma decoração simples e convidativa com elementos naturais ou, em alternativa, uma decoração identitária e temática, que atraia potenciais hóspedes;
  4. Compreenda o poder das tendências: preparar a casa para responder às tendências de sustentabilidade e ecologia (incluindo, por exemplo, painéis solares), às tendências de turismo (como jacuzzis ou piscinas) e até com a escolha de nomes populares de cabanas poderá garantir um maior sucesso do AL;
  5. Aproveite os meios ao seu dispor, incluindo redes sociais, ferramentas de gestão integradas em plataformas de reserva ou parcerias com empresas locais para criar uma diferenciação e atrair um maior número de hóspedes para a sua cabana. Num portal de aluguer de férias como a Holidu lembre-se ainda de criar anúncios completos, honestos, com fotografias e vídeos profissionais. Isto incentivará os hóspedes a escolher a sua cabana e, posteriormente, a deixar boas avaliações, que darão mais visibilidade ao seu AL.

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