Dicionário essencial para anfitriões de AL

Um vocabulário útil sobre arrendamentos de curta duração para aprender os termos do setor

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Junho 2025

O setor dos arrendamentos de curta duração é caracterizado por uma longa série de termos técnicos, muito importantes para cada anfitrião conhecer. Eis um prático glossário para casa de férias, que contém os termos mais comuns em arrendamentos de curta duração atualmente utilizados.

Casa de férias: o dicionário para arrendamentos de curta duração completo

  • Arrendamentos de curta duração: as propriedades que têm uma duração máxima de 30 dias.
  • Airbnb: uma das plataformas de arrendamentos de curta duração mais populares.
  • Alojamentos turísticos: estruturas extra-hoteleiras que podem hospedar turistas por curtos períodos.
  • Época alta: o período em que as estruturas recetivas recebem mais reservas.
  • Anúncio: a descrição e disponibilização de uma casa de férias.
  • API: interface que permite a troca de dados entre os channel managers e as OTAs.
  • Seguro: apólice que protege o anfitrião e os hóspedes em caso de danos ou acidentes.
  • Época baixa: o período menos procurado pelos hóspedes.
  • Bed and Breakfast: estrutura que oferece o alojamento e o pequeno-almoço.
  • Blacklist: a lista dos hóspedes indesejados dentro da sua propriedade.
  • Booking.com: conhecido portal de arrendamento para férias.
  • Booking Engine: os softwares de reserva integráveis no seu website de arrendamento para férias.
  • Branding: o conjunto de elementos que torna uma casa de férias reconhecível, do nome ao logótipo.
  • Calendário: um dos instrumentos essenciais para receber reservas e para as gerir corretamente.
  • Cancelamento Flexível: política que não aplica penalidades a cargo do hóspede em caso de cancelamento da reserva.
  • Cedolare Secca: (termo específico italiano, pode ser adaptado como “regime fiscal de taxa fixa” ou similar, explicando que é um regime fiscal de 21% sobre a primeira propriedade arrendada, aplicável a arrendamentos de curta duração).
  • Channel Manager: software avançado pago que gere automaticamente os calendários das várias plataformas.
  • Check-in: a hora a partir da qual é possível aceder à habitação.
  • Check-out: a hora até à qual é necessário deixar o apartamento.
  • Cleaning Fee: a tarifa aplicada pelos anfitriões para cobrir os custos de limpeza.
  • CIN (Código Identificativo Nacional): indispensável para entrar no setor dos arrendamentos turísticos e para arrendar um apartamento para férias através das OTAs.
  • CIR (Código Identificativo Regional): atribuído para identificar as estruturas recetivas.
  • Customer Service: a assistência fornecida aos hóspedes durante a estadia.
  • Dashboard: o painel de controlo disponibilizado pelas OTAs para gerir a casa de férias.
  • Depósito Caução: soma que é retida pelo anfitrião a título de garantia contra eventuais danos.
  • Digital Key: sistema automatizado para aceder à estrutura recetiva.
  • Desintermediação: estratégia para arrendar a casa sem o intermédio de agências.
  • Double booking: a circunstância em que se recebem duas reservas na mesma data para o mesmo apartamento.
  • Early check-in: serviço que permite aceder antecipadamente à habitação.
  • E-mail: instrumento utilizado pelos anfitriões para comunicar com os hóspedes.
  • Experiências locais: tours guiados, excursões e passeios propostos pelos anfitriões aos hóspedes.
  • Extintor: dispositivo de segurança de instalação obrigatória.
  • Extranet: painel de gestão oferecido pelas OTAs aos anfitriões.
  • Extra guest fee: tarifa adicional que é aplicada por cada hóspede a mais em relação ao número base.
  • FAQ (Frequently Asked Questions): o conjunto das perguntas e respostas mais comuns.
  • Follow-up: a comunicação por parte do anfitrião para obter avaliações positivas e a fidelização dos clientes após a estadia.
  • Fotografias: instrumento essencial para anunciar um alojamento para férias no seu site, nas redes sociais e nas OTAs.
  • Genius: programa da Booking.com que permite aos hóspedes usufruir de descontos.
  • Guest: aquele que reserva uma casa de férias.
  • Guest Communication: o conjunto de comunicações entre anfitrião e hóspede.
  • Guest Experience: as sensações sentidas pelo hóspede durante a estadia.
  • Housekeeping: o serviço profissional de limpeza dos alojamentos.
  • Holidu: plataforma para inserir anúncios e reservar apartamentos turísticos.
  • Host: a pessoa que gere a casa de férias.
  • iCal: instrumento padrão utilizado para a gestão de calendários em várias plataformas.
  • ID Verification: a identificação efetuada pelo anfitrião no momento da chegada dos hóspedes.
  • Kit de boas-vindas: pequena oferta pensada pelo anfitrião para os hóspedes.
  • Late cancellation: cancelamento efetuado fora dos prazos-limite, sujeito a uma penalidade a cargo do hóspede.
  • Late check-in: serviço opcional com o qual se pode adiar a entrada na propriedade.
  • Lead time: os dias que separam a reserva e a data de check-in.
  • Listing: o anúncio da casa de férias publicado num portal de arrendamento para férias.
  • Lockbox: caixa de segurança onde são inseridas as chaves para aceder à casa de férias autonomamente.
  • Loyalty Program: programa de fidelidade introduzido para incentivar o hóspede a reservar novamente.
  • Manual da casa: guia em formato digital ou em papel que contém números úteis e instruções para melhorar a experiência do hóspede.
  • Minimum stay: o número mínimo de dias requerido para a reserva.
  • Multilingue, : tradução do anúncio em várias línguas.
  • Net Revenue: o ganho líquido do anfitrião considerando comissões e impostos.
  • No show: a circunstância em que o hóspede não se apresenta sem cancelar a reserva.
  • Occupancy cap: o limite máximo de hóspedes aceites na propriedade.
  • OTA (Online Travel Agencies): as agências que se ocupam de colocar anfitriões e hóspedes em comunicação.
  • Overbooking: a situação em que o anfitrião recebe mais reservas do que consegue gerir.
  • Overnight Stay: tradução de pernoita.
  • Pet friendly: propriedade que aceita animais domésticos.
  • Photobook: álbum fotográfico em que a casa de férias é mostrada detalhadamente.
  • Plano de manutenção: a programação das intervenções a executar periodicamente para manter a habitação eficiente.
  • PMS (Property Management System): software para gerir as casas de férias.
  • Reserva imediata: a aceitação automática do anfitrião em caso de reserva.
  • Preço base: a tarifa mínima a partir da qual se definem os preços dinâmicos.
  • Preços dinâmicos: a gestão automática dos preços efetuada pelas OTAs com base num algoritmo.
  • Property manager: anfitrião que gere uma casa de férias de propriedade alheia.
  • QR code check-in: sistema que permite enviar e receber informações através de um código.
  • Quality standards: os requisitos mínimos de qualidade reservados aos hóspedes.
  • Rate plan: estratégia para diversificar os preços e as políticas de cancelamento.
  • Avaliação: o juízo sobre a experiência vivida pelo anfitrião e pelo hóspede.
  • Revenue Management: a otimização dos rendimentos baseando-se na análise dos dados.
  • Detetor de CO2: dispositivo obrigatório para detetar a presença de dióxido de carbono.
  • Ficha de aojados: a comunicação às forças de autoridade dos hóspedes por parte do anfitrião.
  • Self check-in: sistema para aceder autonomamente à habitação.
  • Set de limpezas: os produtos para a higiene da casa disponibilizados ao hóspede.
  • Smart lock: fechadura inteligente que permite abrir a porta da casa de férias através de um código.
  • Social media: excelente recurso para anunciar um alojamento para férias gratuitamente.
  • Sazonalidade: variação da procura turística consoante os períodos.
  • Stay restrictions: restrições aplicadas pelo anfitrião nas reservas.
  • Superhost: status atribuído pelo Airbnb para premiar os anfitriões mais merecedores.
  • Tarifa não reembolsável: reserva que não prevê reembolsos em caso de cancelamento.
  • Taxa turística: imposto local aplicado por cada hóspede e cada noite de estadia.
  • Taxa de conversão: a relação entre as visualizações e as reservas.
  • Taxa de ocupação: a percentagem de noites em que a habitação é reservada.
  • Termos de cancelamento: as regras que estabelecem o direito do hóspede de anular a reserva.
  • Tourist card: cartão que oferece aos turistas a possibilidade de aceder a descontos.
  • Turnover: o intervalo entre um check-out e um check-in.
  • Upselling: técnica com a qual o anfitrião vende pacotes adicionais.
  • Virtual tour: visão virtual a 360° da casa de férias.
  • Vrbo: plataforma para arrendar um apartamento para férias.
  • WiFi: o acesso à Internet sem fios.
  • Zona vermelha: área sujeita a restrições para os turistas.
  • Zona turística: área de interesse turístico, que muitas vezes prevê regulamentações particulares para os anfitriões.
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