O contrato de limpeza perfeito para o seu AL
Descubra porque um contrato de limpeza detalhado para arrendamentos de curta duração é essencial para o sucesso da sua atividade.

Junho 2025
Um bom anfitrião não deve negligenciar nenhum detalhe da sua atividade. Desde o anúncio no portal de reserva para casas de férias escolhido até às limpezas, tudo deve ser gerido com experiência e profissionalismo, a fim de garantir aos hóspedes uma estadia impecável. Um dos elementos que mais influencia as avaliações e a reputação de um anfitrião é precisamente o relacionado com as limpezas. Para obter um serviço rigoroso e oferecer aos clientes padrões de qualidade sempre elevados, é aconselhável recorrer a profissionais do setor. Após estabelecer o tipo de prestação de serviços solicitada, é necessário redigir um contrato de limpeza para a casa de férias, no qual são especificados todos os detalhes da relação. Vejamos, então, como redigir um contrato de limpeza para casa de férias nos mínimos detalhes.
Para que serve um contrato de limpeza escrito para arrendar a minha casa para as férias?
Quando se fala da limpeza de uma casa de férias, um contrato tem a função de assegurar a ambas as partes diversas vantagens, entre as quais:
- Definir com exatidão quais são as responsabilidades de cada parte, ou seja, estabelecer o tipo de serviço oferecido e o preço a reconhecer.
- Garantia por parte da empresa de reservar ao cliente um serviço do nível de qualidade estabelecido.
- Ter referências caso surjam problemas.
- Segurança para o gestor de receber o serviço sempre do mesmo fornecedor, fator que combina poupança de tempo e a mesma qualidade de serviço.

Exemplo de um contrato de limpeza para arrendamentos de curta duração: os elementos a incluir
Um bom modelo de contrato de limpeza para a sua casa de férias deve incluir uma série de elementos para ser eficaz e para o proteger, enquanto anfitrião, de eventuais disfunções que poderiam traduzir-se numa má receção para os seus hóspedes. Eis o que incluir num contrato de limpeza para casa de férias.
Dados dos intervenientes
No acordo devem ser indicados os dados de identificação dos sujeitos que serão envolvidos na colaboração. Além dos dados gerais, devem ser especificados o número de contribuinte ou o número de identificação fiscal, indispensáveis para tornar o acordo eficaz também do ponto de vista fiscal.
Descrição dos serviços
Trata-se de uma secção basilar do contrato de limpeza de uma casa de férias, pelo que deve ser abordada com clareza a fim de evitar mal-entendidos. Na descrição dos serviços estão geralmente incluídos os seguintes tipos de limpeza:
- Limpeza pré-check-in, com a qual se indica a completa arrumação do imóvel antes da chegada do novo hóspede. Nesta secção pode especificar os serviços que deseja incluir, como a troca de roupa de cama, a remoção do lixo e a higienização dos ambientes.
- Limpeza pós-check-out, ou seja, uma limpeza mais aprofundada, pois é geralmente solicitada pelo anfitrião no final de uma estadia mais longa do que a média. Neste caso, tanto o controlo geral do apartamento como as operações de limpeza serão mais minuciosas.
- Limpezas periódicas, termo com o qual nos referimos às limpezas extraordinárias que são efetuadas com uma determinada periodicidade, por exemplo, todos os meses ou no final da estação. Esta tipologia de serviço prevê geralmente a lavagem das cortinas, a limpeza das janelas e o deslocamento dos móveis, a fim de proceder a uma higienização mais completa.
- Serviços adicionais, que podem ser solicitados periodicamente pelo anfitrião, como a lavagem da roupa de cama, a substituição de produtos de higiene e a gestão de resíduos.
As atividades a realizar
Para definir com exatidão o que deseja de cada tipo de intervenção, pode proceder ao preenchimento de uma checklist. Para a preparar corretamente, crie uma página para cada divisão da casa e estabeleça a lista de atividades que devem ser realizadas, dependendo se se trata de limpezas padrão ou de limpezas sazonais. Para ajudar os colaboradores, pode anexar fotografias e vídeos, de modo a oferecer um quadro bem preciso do que espera do trabalho. Por fim, prepare uma ficha de controlo, útil para os operadores verificarem os vários trabalhos realizados.
Equipamentos e produtos
Uma correta gestão das limpezas de uma casa de férias requer a utilização de equipamentos específicos e de materiais de consumo. No contrato deve ser estabelecido se será você a disponibilizar aos colaboradores tudo o que é necessário para proceder com o trabalho, ou se será o fornecedor a encarregar-se de obter equipamentos e materiais. Caso a tarefa caiba ao seu colaborador, lembre-se de especificar as preferências por determinados produtos.
Calendário e janelas temporais
Considerando que em alguns dias não conseguirá arrendar o seu apartamento para férias ou que em muitas situações os hóspedes se manterão por mais noites consecutivas, o serviço não deve ser solicitado diariamente. Precisamente por esta razão, estabeleça entre os termos do acordo alguns parâmetros, como:
- Janela temporal em que efetuar as limpezas, que na maioria dos casos ocorre entre as 11h e as 14h.
- Modalidade de aviso para efetuar o trabalho, por exemplo, telefonema, mensagens ou software de gestão. O sistema mais fiável é o de utilizar um calendário partilhado.
- Pedido de flexibilidade para as reservas de última hora, para as chegadas fora de horário e para os períodos de alta estação.
Chamadas de emergência
Podem ocorrer situações de última hora em que seja necessário proceder a uma limpeza extra ou que o cliente não esteja satisfeito com as condições de higiene em que se encontra o imóvel. Para se proteger de custos excessivos a suportar, especifique as tarifas das chamadas de emergência, os tempos máximos dentro dos quais o fornecedor deve intervir e os sistemas de comunicação com os quais solicitar o serviço.
Tarifas e custos diversos
Insira uma secção em que resuma todos os custos do serviço:
- Tarifas padrão aplicadas para cada tipo de limpeza solicitada.
- Suplementos para trabalhos extra.
- Prazos de pagamento, por exemplo, no final de cada serviço, semanais ou mensais.
- Penalidades a aplicar em caso de atraso nos pagamentos ou caso não sejam garantidos os serviços.
Faturação
Sendo uma atividade comercial, quando se fala de limpeza em arrendamentos de curta duração, o contrato deve incluir também os dados de faturação. Especifique com que frequência serão enviadas as faturas, as modalidades de pagamento aceites e o limite máximo de saldo alcançável antes do pagamento.
Resolução do contrato
Pode prever um prazo para a cessação do contrato ou inserir intervalos de tempo em que o serviço se considera suspenso. Por exemplo, se arrenda a casa apenas por um determinado período durante o ano, como o verão ou a estação invernal, pode inserir exclusivamente as datas em que estará operacional. Especifique, além disso, cláusulas de rescisão antecipada: entre as mais comuns encontram-se a rescisão em caso de graves incumprimentos por parte do fornecedor e as avaliações negativas dos hóspedes recebidas em qualquer website de arrendamento para férias devido ao mau serviço de limpeza. Tem a possibilidade, além disso, de estabelecer um foro competente em caso de litígio legal e especificar um tempo de aviso prévio requerido para a resolução unilateral do contrato, que pode prever uma penalidade por parte do requerente.
Gestão do contrato
Lembre-se de assinar e fazer assinar o contrato em todas as suas partes, de o atualizar periodicamente e de o redigir com uma linguagem simples e sem ambiguidades.