Aumentar as reservas no verão
Alguns conselhos práticos para tirar o máximo proveito dos arrendamentos de curta duração no verão.

Junho 2025
O verão é a estação mais proveitosa quando se trata de anunciar um alojamento para férias em Portugal. Esta estação é propícia a marcar férias entre amigos e famílias e quer se trate de zonas costeiras, de cidades ou pequenas vilas, facilmente se encontra uma casas para férias. Os meses de verão devem ser aqueles em que os anfitriões maximizam a taxa de ocupação e distinguir-se da concorrência no portal de reserva para casas de férias utilizado, apostando numa série de estratégias de marketing.
Fatores de sucesso do seu anúncio
O primeiro passo para aproveitar a alta temporada de uma casa de férias consiste em aperfeiçoar o anúncio no website de arrendamento para férias escolhido, seguindo uma série de critérios. Eis algumas estratégias para os anfitriões, úteis no verão e não só.
A descrição
Quando descreve o seu apartamento, deve ser o mais claro possível, usando uma linguagem envolvente que faça os potenciais interessados perceberem todas as vantagens de se hospedarem na sua propriedade. Além de falar em detalhe sobre os quartos, os serviços e os espaços exteriores, sublinhe a proximidade com locais que são particularmente atraentes no período estival, como, por exemplo, a praia. Dê destaque àquelas comodidades que podem fazer a diferença durante os dias mais quentes, como AC, o jardim e, sobretudo, a piscina.
As palavras-chave
A maioria dos utilizadores das OTAs (Online Travel Agencies) efetua as pesquisas através de determinadas palavras-chave. Precisamente por esta razão, deve identificar as keywords que mais poderiam captar a atenção dos hóspedes. Eis alguns exemplos:
- Estacionamento gratuito
- Self Check-in
- Perto do mar
- Ar condicionado
- Área de churrasco
Tire boas fotografias
Fazer com que o utilizador compreenda o real potencial da sua casa de férias é imprescindível para obter grandes resultados durante a alta temporada no Airbnb, Booking e nas outras OTAs. Uma ferramenta preciosa à sua disposição são as fotografias. Se não é particularmente experiente em fotografia, recorra a um profissional, que saberá realçar cada canto da sua casa, aproveitando a luz natural e tornando os espaços mais acolhedores. Se preferir proceder autonomamente, siga estes conselhos:
- Antes de tirar as fotos, prepare a casa para o verão, por exemplo, adicionando espreguiçadeiras e mesas nas áreas exteriores e optando por cores vivas no que diz respeito a alguns complementos de mobiliário, desde as almofadas aos edredões.
- Escolha um dia de sol: tanto o jardim como os interiores da casa ficam mais luminosos e alegres num belo dia de verão, especialmente nas horas em que a luz é muito intensa.
- Use uma boa câmara: pode recorrer também ao smartphone, desde que as fotos fiquem nítidas e luminosas.

Torne a sua casa ideal para o verão
Para aumentar as reservas do seu Airbnb no verão, aposte sobretudo no conforto. A estação mais quente, de facto, pode deixar os hóspedes desconfortáveis, especialmente nas zonas onde as temperaturas atingem níveis elevados. Para evitar o aquecimento excessivo da habitação, pode tomar algumas precauções:
- Climatizadores: representam o melhor método para combater o calor. A sua desvantagem é o elevado consumo de energia elétrica e os importantes custos de gestão. Se desejar instalar mais de um climatizador, terá provavelmente de aumentar os kW da sua instalação.
- Ventiladores: económicos tanto do ponto de vista da aquisição como dos custos elétricos, os ventiladores oferecem uma razoável eficiência contra o calor. Pode escolher entre os modelos de teto e os portáteis. Naturalmente, a qualidade do arrefecimento não é a dos climatizadores.
- Caixilharias e estores opacos: limitam a propagação do calor no interior da casa, demonstrando-se bons aliados contra o grande calor.
- Mobiliário de exterior: se dispõe de um espaço ao ar livre, como um terraço ou um jardim, mobilize-o com mobiliário de exterior funcional, desde espreguiçadeiras a chapéus de sol, de cadeiras a gazebos. Não subestime a iluminação: para não sobrecarregar a fatura, pode escolher focos a energia solar.
Adote estratégias de preços
É verdade que o verão é o período mais procurado pelos clientes. No entanto, a concorrência é considerável, pelo que pode lançar promoções nas OTAs e no seu website de arrendamento para férias.
Pense em pacotes de verão
Uma das ideias de maior sucesso é a de aplicar um desconto para quem reserva por mais de uma semana. Lembre-se que as reservas longas permitem-lhe economizar nos custos da limpeza e reduzem os procedimentos de check-in e check-out a seu cargo, traduzindo-se numa poupança de tempo e dinheiro.
Aproveite a função de smart pricing
Os preços inteligentes são uma ferramenta dinâmica com a qual confia ao Airbnb toda a gestão das tarifas. O algoritmo irá ajustar automaticamente os preços com base na procura na zona de apartamentos turísticos, na presença de eventos locais e na sazonalidade.
Aumente os preços consoante o período
Para obter o máximo lucro, pode tentar aumentar a tarifa por noite em determinados momentos do verão. Por exemplo, os fins de semana de julho e agosto são muito procurados, pelo que pode subir os preços sem afetar a taxa de ocupação.
Como promover a casa de férias
Além das OTAs como o Airbnb, para arrendar um apartamento para férias, tem a oportunidade de utilizar outros canais:
- Redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok são um excelente recurso para promover qualquer tipo de atividade, incluindo as casas de férias. Publique regularmente, tire boas fotos e grave vídeos de qualidade. Além disso, pode criar colaborações com influencers, uma tipologia de marketing para casa de férias no verão cada vez mais em voga.
- Website: se corretamente publicitado, por exemplo, nas redes sociais ou através de campanhas nos motores de busca, o site da sua casa de férias pode fazer com que obtenha um grande número de reservas, naturalmente evitando pagar as comissões às agências.
- Newsletter: crie uma lista de mailing inserindo todos os seus hóspedes anteriores. Em vista do período estival, pode lançar promoções e dá-las a conhecer aos seus antigos visitantes.
As avaliações
Para ser posicionado no topo das pesquisas efetuadas nas OTAs, é fundamental receber avaliações positivas. No final da estadia, agradeça ao hóspede e peça com gentileza para lhe deixar uma avaliação: pode aproveitar também as mensagens automáticas a enviar através da sua plataforma. Responda sempre às avaliações, mesmo às negativas, demonstrando profissionalismo e competência. Além disso, inspire-se em eventuais sugestões dos hóspedes, a fim de melhorar a qualidade dos serviços que disponibiliza aos clientes.
A gestão do calendário
Se usa várias plataformas, poderá ter dificuldades na gestão do calendário e encontrar-se com mais reservas no mesmo dia. Para evitar este problema aborrecido, tem duas opções:
- Subscrever um channel manager, software específico para sincronizar em tempo real os calendários das OTAs e do seu site.
- Usar o iCal, ferramenta gratuita que lhe oferece uma simples sincronização dos calendários, mesmo que com alguns minutos de atraso.