Milão-Cortina 2026

Como aproveitar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 para aumentar as reservas da sua casa de férias

magazine_image

Outubro 2025

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, além de serem um evento histórico para Itália, serão um dos eventos desportivos mais importantes do ano, atraindo milhares de visitantes de todas as partes do mundo.
Para os gestores de casas de férias localizadas nas zonas das competições, trata-se de uma grande oportunidade: além de aumentar as reservas da casa de férias para as Olimpíadas, será possível aumentar o preço médio por noite e tentar fidelizar alguns novos clientes.

Duomo di Milano

Os números dos Jogos Olímpicos de Inverno

De acordo com o Comité Olímpico Nacional, serão 3.500 os atletas que participarão nos Jogos Olímpicos, que decorrerão em Itália de 6 a 22 de fevereiro de 2026, seguidos pouco depois pelos Jogos Paralímpicos, que decorrerão de 6 a 15 de março de 2026. Aos atletas, naturalmente, devem ser adicionados os membros da equipa e o pessoal operacional que se encarregará da gestão do evento. No que diz respeito ao afluxo de turistas, prevê-se que haja mais de dois milhões de presenças durante os dias de competição. Tudo isso se traduz em maiores possibilidades para alugar o seu alojamento e aumentar as reservas.

Cortina d'Ampezzo

Como atrair novos visitantes para as Olimpíadas

Um dos primeiros aspetos a ter em conta é precisamente a visibilidade. Para tornar a sua casa de férias facilmente localizável online, será fundamental implementar algumas medidas. A concorrência será muita nesse período, portanto, quem agir no momento certo poderá obter vantagens significativas. As reservas para as Olimpíadas de uma casa de férias, na verdade, começarão com vários meses de antecedência: isso se deve ao fato de que os visitantes planeiam as férias com antecedência, especialmente quando se trata de eventos de grande importância. Ao utilizar um portal para casas de férias como a Holidu, poderá melhorar o seu posicionamento online através de uma série de pequenas medidas, incluindo:

  • Descrição bem elaborada da casa, destacando a localização favorável da sua propriedade para chegar aos locais onde serão realizados os jogos olímpicos
  • Uso de um título atraente: também neste caso, é obrigatório fazer referência à proximidade com as instalações olímpicas
  • Valorização dos serviços disponíveis, como a possibilidade de chegar às instalações através de transportes públicos.
  • Prepare um site funcional

Os Jogos Olímpicos de Inverno serão uma vitrine internacional de valor absoluto. Para aproveitar ao máximo a oportunidade, pode criar um site para apresentar aos seus potenciais hóspedes todos os pontos favoráveis da estrutura, oferecendo a oportunidade de fazer uma reserva direta. Receber este tipo de reserva permite-lhe eliminar completamente as comissões que teria de pagar à sua OTA de referência. Com um site eficaz, pode promover a sua casa de férias durante as Olimpíadas e reduzir os custos de gestão da estrutura. Hoje em dia, criar um site é muito mais fácil do que há algum tempo. Lembre-se de inserir os preços e atualizá-los constantemente: existem softwares que utilizam algoritmos elaborados para encontrar o preço por noite mais adequado com base na sazonalidade e nas reservas que ocorrem na sua área nesse período específico. Tente inserir também a disponibilidade para a próxima temporada: isso será muito útil para fidelizar os clientes que tiveram uma boa experiência e obter reservas com bastante antecedência. Por fim, crie um código QR do seu site e coloque-o num local bem visível da estrutura ou insira-o num cartão de visita: será útil para que o hóspede veja as suas páginas e o incentive a reservar uma estadia para o futuro.

Como promover uma casa de férias para as Olimpíadas com o Google My Business

As reservas não chegam apenas através de sites e OTAs: o Google Maps também pode ajudá-lo a anunciar um alojamento para férias de forma eficaz. Para aproveitar ao máximo esta oportunidade, deve abrir uma ficha no Google My Business. Ao atualizar a ficha, a sua casa de férias aparecerá no Google Maps e nos resultados de pesquisa locais, aumentando as hipóteses de receber visitas e reservas. Para obter bons resultados, a ficha deve conter:

  • Nome da propriedade
  • Endereço exato da casa de férias
  • Fotos profissionais do apartamento
  • Descrição detalhada da propriedade, incluindo referências a transportes e aos Jogos Olímpicos
  • Link para o seu site para receber reservas diretas.
Anterselva

Crie um guia digital para os hóspedes

No projeto de preparação da sua casa de férias para as Olimpíadas de 2026, não pode faltar a criação de um guia digital de boas-vindas. O guia deve ser redigido em italiano e inglês: muitos dos seus hóspedes virão do estrangeiro, por isso é essencial torná-lo acessível ao maior número de pessoas possível. Para preparar o guia digital, pode usar um editor de texto normal, como o Word do Office ou o Google Sheets. Para guardar o ficheiro, o formato mais adequado é o PDF: além de ocupar menos espaço, o PDF é compatível com todos os dispositivos mais comuns, desde smartphones a notebooks, tablets e e-readers. Pode enviar o ficheiro através de programas de mensagens como o WhatsApp ou torná-lo disponível para download através de um código QR, que deve ser afixado num local bem visível da casa. Aqui estão os elementos a incluir num guia digital:

  • Instruções detalhadas sobre as modalidades e horários para fazer o check-in e o check-out.
  • Para ajudar os hóspedes, pode anexar fotografias, especialmente se utilizar uma caixa de chaves para a recolha das chaves
  • Localização GPS e endereço da casa de férias
  • Regras principais da casa, como a recolha de lixo e os horários em que se deve respeitar o silêncio
  • Números de emergência, em particular o 112, ou seja, o Número Único de Emergência Europeu, e outros contactos úteis em caso de dificuldades
  • Informações sobre transportes públicos, atualizando-as com as possíveis alterações de horários em vista dos Jogos Olímpicos de Inverno.
  • Crie links para os sites das companhias ferroviárias e das empresas que oferecem o serviço de autocarros: isso facilitará consideravelmente as deslocações dos seus hóspedes
  • Locais de interesse nas proximidades: de restaurantes a supermercados, de farmácias a locais artísticos.
  • O último aspeto não deve ser subestimado: considerando que os hóspedes ficarão hospedados na sua casa de férias basicamente para acompanhar os jogos olímpicos, ajudá-los a descobrir os locais mais bonitos da região será certamente algo bem-vindo.
  • Lembre-se de se concentrar nas atividades mais indicadas para o período, incluindo caminhadas na neve, mercados e spas. Não se limite a Cortina e Milão, mas dê também informações sobre locais como Livigno, Bormio e Val di Fiemme, onde serão realizadas grande parte das competições.

Outros artigos nesta categoria

Anfitriões

Suspensão do alojamento local no Funchal

Anfitriões

Destinos emergentes para investir em AL

Anfitriões

Provedor de alojamento local

Anfitriões

Dicionário essencial para anfitriões de AL

Anfitriões

Property condition declaration e a sua importância

Anfitriões

Atualizações Airbnb verão 2025

Receba sempre as últimas dicas de viagem, descontos de última hora e outras ofertas imbatíveis para casas de férias.
Ao clicar em 'Subscrever', dou o meu consentimento para que o Grupo Holidu (Holidu GmbH e Holidu Hosts GmbH) me envie o conteúdo mencionado acima por e-mail. Para tal, também permito que o Grupo Holidu analise os meus dados de abertura e cliques de e-mail e personalize o conteúdo da comunicação de acordo com os meus interesses. Posso revogar o consentimento concedido a qualquer momento com efeito para o futuro. Para mais informações, consulte a nossos CGT e Política de Privacidade.