As cidades mais rentáveis para alojamentos de férias em França

O fator geográfico para determinar a rentabilidade de um investimento em locação

magazine_image

Novembro 2025

A rentabilidade de um alojamento de férias em França depende sobretudo da localização, da sazonalidade e da procura turística na região. Fatores como a qualidade do imóvel, os serviços oferecidos, a gestão das reservas e a estratégia de preços influenciam diretamente a ocupação e o rendimento anual. Elementos externos, como eventos locais, acessibilidade e regulamentação turística, também desempenham um papel crucial na maximização dos lucros.

O que determina a rentabilidade de um alojamento de férias em França?

As explicações da procura turística em França

A procura turística aparece como um primeiro elemento explicativo da rentabilidade no que diz respeito ao aluguer de curta duração em França. Esta baseia-se em fatores como:

A diversidade dos destinos – França possui uma grande variedade de paisagens. As praias de areia fina, as montanhas nevadas, as aldeias pitorescas, as vinhas ou mesmo as ilhas são outras tantas garantias para os turistas encontrarem o destino dos seus sonhos, em qualquer estação.

As riquezas culturais – com os seus 49 locais classificados como património mundial (5.º lugar entre o conjunto dos países) e mais de 45.000 monumentos históricos, a França é sem dúvida um país de história e cultura. A Sainte-Chapelle de Paris, o Arco do Triunfo e a abadia do Mont-Saint-Michel reúnem sozinhos quase 5 milhões de visitantes em 2023. Os museus franceses, o Louvre à cabeça, também são muito procurados pelos turistas.

A autenticidade – os turistas estão cada vez mais à procura de autenticidade. Escolher alugar um alojamento de férias em vez de reservar um hotel permite aos turistas uma experiência mais imersiva no quotidiano dos habitantes do setor. É uma forma de se impregnarem do ambiente e da cultura local, durante uma estadia.

A relação qualidade/preço e a flexibilidade – os alojamentos de férias são em geral menos onerosos do que uma estadia num hotel, sobretudo se viajar em família ou em grupo. Num aluguer, os turistas beneficiam em geral de serviços incluídos no preço da reserva, tais como uma cozinha equipada, um jardim ou até uma piscina. O orçamento global das férias é, portanto, mais controlado. Finalmente, os alugueres de férias oferecem mais flexibilidade do que os hotéis em termos de dia e hora de chegada ou de partida, mas também de duração.

Como calcular a popularidade dos alugueres de férias nas cidades francesas?

Há algum tempo que a França é o número 1 no ranking dos destinos turísticos mais frequentados no mundo. Todos os anos, são mais de 75 milhões os visitantes que descobrem as magníficas regiões do Hexágono.

Para ter uma boa indicação dos locais mais populares entre os turistas, basta examinar a taxa de ocupação dos alojamentos de férias. Esta taxa mede a percentagem de alojamentos alugados numa cidade durante um período definido.

Eis como esta taxa é calculada: a taxa de ocupação é igual ao número de alojamentos alugados, dividido pelo número total de alojamentos disponíveis. O número obtido é depois multiplicado por 100.

Em função deste cálculo, qual a taxa de ocupação em França é então a mais importante? Em 2023, as 5 cidades mais rentáveis deste ponto de vista foram Paris, Megève, Chamonix, Nice e Bordeaux.

No entanto, embora seja uma medida importante, não é o único indicador dos lucros de locação. É conveniente estudar também os encargos, os impostos e os custos de gestão.

Les villes les plus rentables pour les locations de vacances en France

Os preços do imobiliário

Os preços do imobiliário turístico em França estão em constante evolução. Contudo, trata-se de um fator determinante na escolha da cidade em que anunciar a sua casa de férias. De facto, o mercado imobiliário local tem um impacto direto no valor do seu investimento inicial, bem como nos seus encargos mensais e, portanto, nos seus lucros.

De uma cidade para outra, os preços por m² podem variar consideravelmente. Por exemplo, em Bordeaux, o preço médio por m² de uma casa é de 5.282 €, enquanto em Paris, é de 9.917 € em 2024.

Além disso, sendo os encargos e os impostos imobiliários fixados pelos municípios, estes podem variar grandemente de uma cidade para outra. O nível de vida também não é o mesmo em zona urbana ou em zona rural. Estas indicações ajudam-no a determinar qual das cidades mais rentáveis em França é a mais vantajosa para onde investir em França

As tendências do mercado

O aumento dos website de alojamentos para férias e portais como a Airbnb ou a Holidu prova-o: o mercado do aluguer sazonal está em pleno crescimento. Algumas tendências neste domínio destacam-se das outras nos últimos anos.

Os turistas procuram uma forma mais eco-responsável de viajar. Isto traduz-se num interesse por alugueres de férias equipados com sistemas de energias renováveis, beneficiando de materiais duradouros e próximos da natureza. No mesmo espírito, as cidades que privilegiam os transportes públicos, o andar a pé ou de bicicleta são assim procuradas pelos turistas preocupados com a pegada de carbono das suas férias.

Além disso, desejosos de viver férias mais autênticas e mais serenas, os visitantes procuram locais de estadia que fujam aos caminhos habituais. Cidades rurais, alojamentos no meio da floresta ou no meio da natureza são agora mais procurados.

Nesta busca de novas experiências e de imersão, alojamentos insólitos, como yurts, casas na rocha, cabanas empoleiradas nas árvores, barcos-casa habitáveis ou até quintas pedagógicas atraem muitos viajantes.

No entanto, o turismo de luxo resiste apesar de tudo e permanece um valor seguro. As reservas de alugueres equipados com jacuzzi, de um ginásio privado, de uma piscina ou de outros equipamentos de wellness de alta gama estão em constante evolução.

Finalmente, uma tendência tímida surge há algum tempo. Trata-se do turismo profissional. Graças aos novos hábitos de teletrabalho, os viajantes podem aproveitar os seus locais de férias mantendo-se conectados aos seus escritórios. Esta nova categoria de turistas preocupa-se em selecionar alojamentos providos de equipamentos digitais modernos e funcionais.

Outros artigos nesta categoria

Anfitriões

O que são as casas a 1 euro em Itália: guia para os proprietários de casas de férias

Anfitriões

Onde comprar casas a 1 euro em Itália

Anfitriões

Diferenças entre casa rurale e vivienda de uso turístico rural em Espanha

Anfitriões

O que acontece se não tiver o Número de Registro de Alquiler em Espanha?

Anfitriões

O que fazer se a Airbnb removeu o seu anúncio em Espanha?

Anfitriões

Vantagens e desvantagens de um alojamento de férias com piscina

Receba sempre as últimas dicas de viagem, descontos de última hora e outras ofertas imbatíveis para casas de férias.
Ao clicar em 'Subscrever', dou o meu consentimento para que o Grupo Holidu (Holidu GmbH e Holidu Hosts GmbH) me envie o conteúdo mencionado acima por e-mail. Para tal, também permito que o Grupo Holidu analise os meus dados de abertura e cliques de e-mail e personalize o conteúdo da comunicação de acordo com os meus interesses. Posso revogar o consentimento concedido a qualquer momento com efeito para o futuro. Para mais informações, consulte a nossos CGT e Política de Privacidade.