Aumentar a visibilidade do AL na Airbnb
As melhores estratégias para obter alta visibilidade nesta famosa plataforma

Maio 2025
Entre as várias plataformas para reservar AL, um dos primeiros lugares em termos de popularidade é ocupado pelo Airbnb, uma OTA com um enorme sucesso devido à sua simplicidade de utilização. Tratando-se de um portal que envolve milhares de anfitriões e hóspedes, é essencial alcançar uma boa posição nos resultados de pesquisa para conseguir o número desejado de reservas. Vejamos como aumentar a visibilidade no Airbnb aplicando algumas medidas.

Escolha de um bom título para o anúncio
O título é o primeiro elemento que os utilizadores leem ao visualizar as propostas na plataforma. Para cativar potenciais hóspedes, é importante anunciar um alojamento de férias com palavras apelativas, para encorajar o cliente a clicar na oferta. Por exemplo, para uma casa à beira-mar, podem ser usadas frases como “Apartamento a poucos passos da praia”, assim como para propriedades com uma boa vista podem ser usadas formulações como “Casa de férias com fantástica exposição solar”. A importância de um bom título não se limita à eficácia das pesquisas na Airbnb. De facto, parte dos hóspedes realiza as suas pesquisas em motores como o Google, pelo que encontrar as palavras-chave corretas para criar o título é uma excelente ferramenta para melhorar a visibilidade da casa de férias em geral.

Descrição sem erros
A descrição da propriedade no website é outro elemento a não subestimar. Nesta secção, de facto, deve realçar todas as vantagens da habitação, destacando o que mais atrai os hóspedes, desde a ligação à Internet ao estacionamento privado, do tipo de serviços presentes na zona ao número de lugares de cama disponíveis. Uma boa descrição torna o seu anúncio eficaz e, consequentemente, aumenta a visibilidade no Airbnb.
Fotos de alta qualidade
As imagens são o melhor cartão de visita para arrendar a sua casa de férias com sucesso. Para conquistar os clientes e transformar a simples visualização do anúncio numa reserva, as fotos desempenham um papel decisivo. Se pretende o melhor, contacte um especialista: para além de utilizar ferramentas profissionais, ele saberá realçar os pontos fortes da habitação e aproveitar da melhor forma a luz. Em alternativa, pode proceder autonomamente, seguindo algumas sugestões:
- Utilize uma câmara de boa qualidade
- Tire as fotos durante o dia e com boa luz natural
- Dê prioridade às melhores imagens, preferindo as divisões mais bonitas e as comodidades de luxo, como piscinas e mobiliário de alto nível
- Fotografe todas as divisões da habitação, focando-se nos detalhes que podem fazer a diferença.
Perfil sempre ativo
Estar ativo na plataforma é indispensável para arrendar apartamentos para férias com feedback positivo. Atualize prontamente o calendário, mantendo-o sempre sincronizado com quaisquer outras OTAs que utilize: isso evitará problemas como o overbooking, que penalizam a sua reputação. Entre as ferramentas de visibilidade do Airbnb mais eficazes, destaca-se a configuração dos preços inteligentes: trata-se de um potente algoritmo que varia automaticamente o preço da sua casa de férias com base nas reservas recebidas na zona e na sazonalidade, um excelente sistema para ter os preços sempre atualizados. Além disto, pode mostrar-se ativo também modificando o seu anúncio: se realizar alterações na estrutura, aproveite a ocasião para inserir novas imagens e para aperfeiçoar tanto o título como o anúncio. E, por fim, a disponibilidade: a rapidez na resposta, tanto às mensagens como aos pedidos de reserva, desempenha um papel de primordial importância para alcançar as posições mais altas nos resultados de pesquisa. É recomendado responder numa hora após a receção da notificação.
Reserva imediata e self check-in
Um serviço adicional que lhe permite aumentar a visibilidade no Airbnb é a reserva imediata. Muitos utilizadores da plataforma, de facto, filtram os resultados de pesquisa com base na possibilidade de reservar diretamente, sem esperar a aprovação por parte do anfitrião. Com a reserva imediata, para além de aumentar a visibilidade do anúncio, atrairá mais aqueles que reservam last minute. Outro serviço procurado é o self check-in, ou seja, a possibilidade de o hóspede entrar em casa de forma autónoma, através de uma fechadura inteligente, ou mediante o levantamento das chaves num box. Também neste caso, a visibilidade do seu anúncio aumentará nitidamente, pois cada vez mais hóspedes aplicam o self check-in como filtro.
Experiências personalizadas
Atualmente, os viajantes já não procuram, apenas, um local funcional para descansar e passar poucas horas do dia. As necessidades modernas, de facto, impulsionam as chamadas viagens experienciais, pensadas para conhecer as principais particularidades que a zona oferece. Uma das ferramentas de visibilidade do Airbnb são precisamente as experiências oferecidas pelos anfitriões, talvez em colaboração com empresas locais. Preocupe-se em oferecer algumas, considerando que entre as mais fascinantes se encontram:
- As provas de produtos típicos, desde o vinho aos queijos
- Os tours guiados pelas melhores atrações da zona
- Passeios de quad, de kayak ou a cavalo
- Bilhetes para eventos e entradas em locais.
O valor das avaliações
A visibilidade na Airbnb depende na maioria da pontuação que obteve através das avaliações dos utilizadores. Eis como recolher opiniões positivas:
- Receba os hóspedes pessoalmente, talvez oferecendo um kit de boas-vindas
- Crie um guia digital da casa de férias, fornecendo todas as informações úteis sobre a habitação e os serviços que a zona reserva
- Limpe cuidadosamente a casa e disponibilize aos clientes todos os confortos indicados no anúncio
- Comunique frequentemente com os hóspedes, certificando-se de que tudo corre bem
- Resolva prontamente quaisquer problemas
- No final da estadia, peça ao cliente para lhe deixar uma avaliação: se seguiu estes passos, o parecer só poderá ser positivo.
Mais visibilidade como Superhost
O estatuto de Superhost permite-lhe aumentar a visibilidade no Airbnb e demonstrar uma elevada fiabilidade aos olhos dos potenciais hóspedes. Para se tornar Superhost não é necessária uma subscrição, mas deve cumprir os seguintes requisitos:
- Ter uma avaliação de pelo menos 4.8
- Ter uma taxa de resposta não inferior a 90%
- Obter pelo menos 10 reservas num ano
- Limitar a taxa de cancelamento.
Como aumentar a visibilidade no Airbnb usando as estatísticas
Para compreender o desempenho real dos seus anúncios neste portal, o melhor sistema consiste em analisar os resultados através das estatísticas de desempenho oferecidas pela OTA, consultáveis na secção Insights. Entre os itens mais importantes destacam-se:
- A taxa de ocupação, com a qual é calculada a percentagem de noites ocupadas com base nas que disponibilizou
- A taxa de conversão, que mede as visualizações do seu anúncio que levam a uma reserva
- A tarifa média por noite, que indica o preço médio diário da sua propriedade
- A qualidade do serviço, avaliada através das avaliações deixadas pelos hóspedes.