Aumentar a visibilidade do AL na Airbnb

As melhores estratégias para obter alta visibilidade nesta famosa plataforma

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Maio 2025

Entre as várias plataformas para reservar AL, um dos primeiros lugares em termos de popularidade é ocupado pelo Airbnb, uma OTA com um enorme sucesso devido à sua simplicidade de utilização. Tratando-se de um portal que envolve milhares de anfitriões e hóspedes, é essencial alcançar uma boa posição nos resultados de pesquisa para conseguir o número desejado de reservas. Vejamos como aumentar a visibilidade no Airbnb aplicando algumas medidas.

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Escolha de um bom título para o anúncio 

O título é o primeiro elemento que os utilizadores leem ao visualizar as propostas na plataforma. Para cativar potenciais hóspedes, é importante anunciar um alojamento de férias com palavras apelativas, para encorajar o cliente a clicar na oferta. Por exemplo, para uma casa à beira-mar, podem ser usadas frases como “Apartamento a poucos passos da praia”, assim como para propriedades com uma boa vista podem ser usadas formulações como “Casa de férias com fantástica exposição solar”. A importância de um bom título não se limita à eficácia das pesquisas na Airbnb. De facto, parte dos hóspedes realiza as suas pesquisas em motores como o Google, pelo que encontrar as palavras-chave corretas para criar o título é uma excelente ferramenta para melhorar a visibilidade da casa de férias em geral.

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Descrição sem erros

A descrição da propriedade no website é outro elemento a não subestimar. Nesta secção, de facto, deve realçar todas as vantagens da habitação, destacando o que mais atrai os hóspedes, desde a ligação à Internet ao estacionamento privado, do tipo de serviços presentes na zona ao número de lugares de cama disponíveis. Uma boa descrição torna o seu anúncio eficaz e, consequentemente, aumenta a visibilidade no Airbnb.

Fotos de alta qualidade

As imagens são o melhor cartão de visita para arrendar a sua casa de férias com sucesso. Para conquistar os clientes e transformar a simples visualização do anúncio numa reserva, as fotos desempenham um papel decisivo. Se pretende o melhor, contacte um especialista: para além de utilizar ferramentas profissionais, ele saberá realçar os pontos fortes da habitação e aproveitar da melhor forma a luz. Em alternativa, pode proceder autonomamente, seguindo algumas sugestões: 

  • Utilize uma câmara de boa qualidade 
  • Tire as fotos durante o dia e com boa luz natural 
  • Dê prioridade às melhores imagens, preferindo as divisões mais bonitas e as comodidades de luxo, como piscinas e mobiliário de alto nível 
  • Fotografe todas as divisões da habitação, focando-se nos detalhes que podem fazer a diferença.

Perfil sempre ativo 

Estar ativo na plataforma é indispensável para arrendar apartamentos para férias com feedback positivo. Atualize prontamente o calendário, mantendo-o sempre sincronizado com quaisquer outras OTAs que utilize: isso evitará problemas como o overbooking, que penalizam a sua reputação. Entre as ferramentas de visibilidade do Airbnb mais eficazes, destaca-se a configuração dos preços inteligentes: trata-se de um potente algoritmo que varia automaticamente o preço da sua casa de férias com base nas reservas recebidas na zona e na sazonalidade, um excelente sistema para ter os preços sempre atualizados. Além disto, pode mostrar-se ativo também modificando o seu anúncio: se realizar alterações na estrutura, aproveite a ocasião para inserir novas imagens e para aperfeiçoar tanto o título como o anúncio. E, por fim, a disponibilidade: a rapidez na resposta, tanto às mensagens como aos pedidos de reserva, desempenha um papel de primordial importância para alcançar as posições mais altas nos resultados de pesquisa. É recomendado responder numa hora após a receção da notificação.

Reserva imediata e self check-in 

Um serviço adicional que lhe permite aumentar a visibilidade no Airbnb é a reserva imediata. Muitos utilizadores da plataforma, de facto, filtram os resultados de pesquisa com base na possibilidade de reservar diretamente, sem esperar a aprovação por parte do anfitrião. Com a reserva imediata, para além de aumentar a visibilidade do anúncio, atrairá mais aqueles que reservam last minute. Outro serviço procurado é o self check-in, ou seja, a possibilidade de o hóspede entrar em casa de forma autónoma, através de uma fechadura inteligente, ou mediante o levantamento das chaves num box. Também neste caso, a visibilidade do seu anúncio aumentará nitidamente, pois cada vez mais hóspedes aplicam o self check-in como filtro.

Experiências personalizadas 

Atualmente, os viajantes já não procuram, apenas, um local funcional para descansar e passar poucas horas do dia. As necessidades modernas, de facto, impulsionam as chamadas viagens experienciais, pensadas para conhecer as principais particularidades que a zona oferece. Uma das ferramentas de visibilidade do Airbnb são precisamente as experiências oferecidas pelos anfitriões, talvez em colaboração com empresas locais. Preocupe-se em oferecer algumas, considerando que entre as mais fascinantes se encontram: 

  • As provas de produtos típicos, desde o vinho aos queijos 
  • Os tours guiados pelas melhores atrações da zona 
  • Passeios de quad, de kayak ou a cavalo 
  • Bilhetes para eventos e entradas em locais.

O valor das avaliações 

A visibilidade na Airbnb depende na maioria da pontuação que obteve através das avaliações dos utilizadores. Eis como recolher opiniões positivas: 

  • Receba os hóspedes pessoalmente, talvez oferecendo um kit de boas-vindas 
  • Crie um guia digital da casa de férias, fornecendo todas as informações úteis sobre a habitação e os serviços que a zona reserva 
  • Limpe cuidadosamente a casa e disponibilize aos clientes todos os confortos indicados no anúncio 
  • Comunique frequentemente com os hóspedes, certificando-se de que tudo corre bem 
  • Resolva prontamente quaisquer problemas 
  • No final da estadia, peça ao cliente para lhe deixar uma avaliação: se seguiu estes passos, o parecer só poderá ser positivo.

Mais visibilidade como Superhost 

O estatuto de Superhost permite-lhe aumentar a visibilidade no Airbnb e demonstrar uma elevada fiabilidade aos olhos dos potenciais hóspedes. Para se tornar Superhost não é necessária uma subscrição, mas deve cumprir os seguintes requisitos: 

  • Ter uma avaliação de pelo menos 4.8
  • Ter uma taxa de resposta não inferior a 90% 
  • Obter pelo menos 10 reservas num ano 
  • Limitar a taxa de cancelamento.

Como aumentar a visibilidade no Airbnb usando as estatísticas 

Para compreender o desempenho real dos seus anúncios neste portal, o melhor sistema consiste em analisar os resultados através das estatísticas de desempenho oferecidas pela OTA, consultáveis na secção Insights. Entre os itens mais importantes destacam-se: 

  • A taxa de ocupação, com a qual é calculada a percentagem de noites ocupadas com base nas que disponibilizou 
  • A taxa de conversão, que mede as visualizações do seu anúncio que levam a uma reserva 
  • A tarifa média por noite, que indica o preço médio diário da sua propriedade 
  • A qualidade do serviço, avaliada através das avaliações deixadas pelos hóspedes.

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