Como promover a sua moradia para aumentar as reservas
Deixamos algumas sugestões sobre como obter mais reservas numa moradia. Desde a escolha dos melhores canais até à utilização de estratégias de marketing

Junho 2025
O mercado dos alojamentos de curta duração é cada vez mais competitivo, exigindo aos anfitriões a implementação de várias estratégias para alcançar os resultados pretendidos. Se possui uma moradia, parte certamente de uma boa base, pois este tipo de alojamento é muito procurado por quem deseja uma estadia de elevada qualidade. Para conquistar o público-alvo correto e aumentar as reservas da sua moradia, deve aproveitar todos os instrumentos possíveis, incluindo a utilização de plataformas de reserva. Aqui ficam algumas recomendações sobre como promover a sua moradia para arrendamento.
Em que canais deverá arrendar a sua casa de férias?
Quanto maior a sua presença online, maiores as hipóteses de ser visto, pelo que é aconselhável estar presente em vários sites ao mesmo tempo. Vejamos quais os canais mais utilizados atualmente para arrendar:
- As OTA (Online Travel Agencies): desde o Vrbo ao Booking, passando pelo Airbnb e Holidu, as OTA representam atualmente o sistema mais utilizado pelos anfitriões para publicitar os seus alojamentos. As principais vantagens prendem-se com a facilidade de criação dos anúncios, a simplicidade na gestão e o alcance de um vasto público interessado. Por outro lado, existem as comissões, que infelizmente reduzem as margens de lucro. Pode optar por utilizar mais do que um portal de arrendamento para férias; neste caso, tenha cuidado com a sincronização dos calendários, ajudando-se, por exemplo, de um channel manager, um software específico que automatiza diversas operações, incluindo a gestão do calendário.
- Website próprio: um sistema eficaz para dar a conhecer o seu alojamento e sem impactar demasiado os seus rendimentos. O website apresenta custos relativamente acessíveis, não implica o pagamento de comissões e pode ser criado segundo as suas preferências e necessidades. O lado negativo é a baixa visibilidade, caso não consiga otimizá-lo corretamente para os motores de pesquisa.
- Redes sociais: as redes sociais são uma ferramenta de marketing imprescindível para quem gere qualquer tipo de atividade. Pode tirar partido do Facebook, Instagram e TikTok para aumentar as reservas da sua moradia, criando um perfil para a sua casa de férias e mantendo-o sempre atualizado com conteúdos novos. Naturalmente, as interações com os visitantes são fundamentais. Para obter maior sucesso, pode colaborar com influenciadores conhecidos, preferencialmente ativos no setor turístico.
- Campanhas publicitárias pagas: tanto as redes sociais como os principais motores de pesquisa oferecem a oportunidade de lançar campanhas publicitárias pagas, uma excelente solução para dar maior impulso aos seus anúncios. Pode concentrar as campanhas em períodos de baixa temporada ou caso note uma diminuição nas reservas.

Considere outras ferramentas de marketing
Aqui ficam mais alguns truques para aumentar as reservas da sua moradia:
- Ofereça serviços adicionais: transferes de e para o aeroporto, preparação de refeições e limpeza diária da moradia são extras que frequentemente incentivam os interessados a reservar.
- Explore o email marketing: se dispõe de antigos clientes, envie-lhes periodicamente emails com descontos e vantagens exclusivas. Pode também usar o email marketing para comunicar eventuais alterações feitas na moradia.
- Pense em experiências: passeios gastronómicos e excursões locais são cada vez mais valorizados pelos viajantes. Faça uma lista do que o seu território oferece e estabeleça parcerias com os melhores operadores da região.
Valorize a sua moradia para arrendamento
O impacto visual é, sem dúvida, um fator essencial para conquistar os clientes e transformar um simples clique numa reserva. Por isso, dedique especial cuidado à fotografia e à produção de vídeos, verdadeiros cartões de visita para anunciar um alojamento de férias com sucesso. Em particular:
- Se não tem experiência em fotografia e vídeo, recorra a um profissional: saberá como promover a moradia através de imagens e ajudá-lo-á a obter mais reservas.
- Se decidir avançar por conta própria, utilize uma boa câmara fotográfica.
- Mostre a casa em perfeitas condições. Arrume os quartos e valorize os espaços exteriores, certificando-se de que não há sujidade nem zonas negligenciadas.
- Escolha um dia de sol para as fotos: os ambientes parecerão mais luminosos e a atmosfera será muito mais acolhedora.
- Filme um vídeo-tour da moradia, deslocando-se lentamente pelas divisões e oferecendo uma visão realista das comodidades e pontos fortes da moradia. Para um efeito mais espetacular, pode usar um drone. O vídeo deve durar no máximo dois minutos e, para torná-lo mais apelativo, pode incluir uma música de fundo relaxante.
Crie uma descrição apelativa
Desde o título, encontre as palavras certas para apresentar a sua moradia aos potenciais hóspedes. Procure usar uma linguagem emocional, estimulando a imaginação do leitor. Especifique os serviços disponíveis, como Wi-Fi, ar condicionado e piscina, e indique as principais atrações facilmente acessíveis, como restaurantes, monumentos e supermercados. Seja claro relativamente aos horários de check-in e check-out e às regras da casa.
Construa uma imagem de marca
Criar uma marca própria, escolhendo um nome memorável e um logótipo apelativo, é um método que o distingue da concorrência. Tanto na escolha do nome como do logótipo, utilize cores que remetam à natureza da sua moradia: se estiver situada junto ao mar, recorra ao azul; se for num local rodeado de natureza, opte pelo verde.
Adote boas estratégias de preços e cancelamentos
A maioria das OTA disponibiliza a funcionalidade de “preços inteligentes”, que lhe permite deixar a plataforma definir o preço mais adequado conforme a época do ano e outras reservas na região. Um preço competitivo é essencial para valorizar o posicionamento da sua moradia para arrendamento. Especialmente nos períodos de baixa temporada, opte pela política de cancelamento gratuito: pode ser uma ótima estratégia para convencer utilizadores indecisos a reservar. Embora o risco de cancelamento possa ser elevado, poderá preencher o calendário e obter maior visibilidade nas plataformas.
Aposte nas avaliações
As avaliações positivas melhoram o seu posicionamento nas OTA e, consequentemente, ajudam a aumentar as reservas da sua moradia. Preste um serviço irrepreensível aos seus hóspedes, desde a receção: um pequeno presente, uma explicação clara das comodidades do alojamento e algumas recomendações das melhores atrações locais podem fazer toda a diferença. No final de cada dia, certifique-se de que tudo corre bem e esteja disponível para resolver quaisquer problemas. No término da estadia, envie uma mensagem de agradecimento aos hóspedes e lembre-os de deixarem uma avaliação.