Forte crescimento do mercado europeu de AL
O boom das casas de férias na Europa: eis os melhores mercados e as estratégias a aplicar pelos anfitriões.

Junho 2025
O crescimento do mercado de arrendamentos de curta duração na Europa prossegue de forma sustentada. O motivo do sucesso é atribuído a diversos fatores, como a facilidade de reserva, graças às plataformas de reserva para casas de férias, a possibilidade de obter experiências personalizadas e a maior vontade de viajar após as restrições dos anos anteriores. Os relatórios do Eurostat confirmam que as estadias reservadas nas OTAs, do Airbnb à Holidu, continuam a aumentar, com tendências para os arrendamentos de curta duração na Europa que se preveem positivas também para os anos vindouros. Vejamos quais são as preferências dos viajantes e as perspetivas para os anfitriões europeus, incluindo alguns conselhos úteis para maximizar os lucros, aproveitando os períodos favoráveis.
2024: um ano de recorde
As reservas de pernoitas individuais em 2024, dentro da União Europeia, registaram dados extraordinários: o total ascende a 854 milhões de pernoitas, com um crescimento que ultrapassa os 18% em relação a 2023. Se considerarmos os dados de 2019, o aumento atinge os 30%. Os resultados foram constantes durante boa parte do ano: além do período de verão, os meses de março e maio alcançaram picos históricos, com incrementos próximos dos 50%. Para o crescimento das reservas na Europa, contribuiu o clima favorável, que permitiu prolongar a estação de verão, especialmente nas localidades balneares.

Os mercados que se destacaram na Europa
O ritmo de crescimento não é idêntico para todas as nações. Segundo as estatísticas sobre o turismo na Europa, algumas regiões brilharam particularmente também em 2023. Entre elas, deve ser citada a Andaluzia, com um total de 35,6 milhões de pernoitas, seguida pela croata Jadranska Hrvatska, que ocupa o segundo lugar com 32,6 milhões de pernoitas. Excelentes resultados também por parte da Provença e Costa Azul, que alcançaram o considerável número de 25 milhões de pernoitas. Portugal também se destaca: além das turísticas Lisboa e Porto, a região balnear do Algarve regista números de relevo. A nível italiano, as regiões que se destacam são:
- Lazio, que atinge os 14,4 milhões de pernoitas, a maioria das quais ocorridas na cidade de Roma.
- Lombardia, segunda com 14,1 milhões de presenças, obtidas graças à cosmopolita Milão e às sugestivas localidades do Lago de Como.
- Toscana, que ocupa o terceiro lugar com 14,1 milhões de pernoitas, devido a esplêndidas localidades turísticas como Florença, Siena e Pisa, além da renomada zona do Chianti, famosa pelas suas vinhas e pelos seus vinhos preciosos.
- Sicília, quarta com mais de 10 milhões de pernoitas, terra que atrai os turistas pelo seu mar, pelo clima agradável e pela sua rica gastronomia.
- Vêneto, que com cerca de 9,6 milhões de reservas entra no top 5. As cidades mais visitadas são a magnífica Veneza e a romântica Verona, que atraem turistas italianos e internacionais.
Onde se concentram as maiores procuras?
Se até há alguns anos os turistas visitavam predominantemente as grandes cidades europeias, de Roma a Londres, de Madrid a Paris, os dados do mercado imobiliário na Europa mostram-nos uma distribuição mais equilibrada entre as diferentes localidades. Os viajantes estão, cada vez, mais fascinados pelas áreas rurais e campestres, como explicam os sucessos da Provença, célebre pelos seus campos de lavanda, e da Toscana, que, juntamente com as cidades de arte, possui diversas zonas montanhosas de grande atração. Além disto, boa parte do turismo é dedicada ao relaxamento e à privacidade. Os hóspedes preferem casas independentes, dotadas de espaços exteriores e de opcionais como a piscina. Outra tendência é a relativa às experiências locais: adicionar pacotes como visitas culturais e tours de degustação é uma ótima estratégia para aumentar as reservas. Finalmente, a necessidade de se afastar do caos premia os destinos menos movimentados e as estadias na baixa temporada.
Os melhores momentos para receber reservas
O período de alta estação varia consoante as zonas. Em geral, os momentos mais indicados para arrendar um apartamento para férias com o máximo lucro são os seguintes:
- Períodos em que estão previstas as férias escolares.
- Feriados religiosos, em primeiro lugar o Natal e a Páscoa.
- Feriados prolongados e festas primaveris, como, por exemplo, o 25 de abril e o 1º de maio.
- Estação de inverno para as localidades que se encontram na montanha.
- Estação de verão para as cidades de praia.
- Os fins de semana.
Conhecer os períodos mais procurados permite-lhe implementar precauções, como o aumento dos preços por noite e a introdução de políticas de cancelamento mais restritivas. Pelo contrário, durante a baixa estação, pode aplicar tarifas mais convidativas e incentivar os potenciais interessados a reservar, inserindo benefícios como o cancelamento gratuito.
Arrendar a sua casa de férias é um bom investimento para o futuro?
As perspetivas para os anfitriões europeus são promissoras e os próximos anos preveem uma nova tendência positiva. Em breve, as áreas rurais obterão ainda mais reconhecimento, pelo que, se quiser investir numa casa de férias, pode apostar numa área longe da multidão das cidades. Está também em crescimento o fenómeno dos nómadas digitais: são profissionais ou trabalhadores que operam em smart working, os quais se deslocam de uma localidade para outra combinando profissão e turismo. Não se deve subestimar o mercado dos reformados, cada vez mais propensos a viajar: esta categoria escolhe frequentemente os momentos de baixa estação, para beneficiar de preços mais competitivos e evitar os períodos de grande fluxo turístico.
Como receber mais reservas com base nas estatísticas
As casas de férias, como vimos pelos dados, vivem uma fase de forte crescimento. Isso, naturalmente, está a levar numerosos empreendedores a investir em arrendamentos de curta duração na Europa. Para não ser superado pela concorrência e aproveitar a grande massa de turistas, siga alguns conselhos:
- Aproveite os preços dinâmicos: graças a algoritmos fiáveis, pode variar automaticamente as tarifas no website de arrendamento para férias que utiliza, consoante parâmetros como a sazonalidade, a presença de eventos e a procura de apartamentos na sua zona.
- Ofereça experiências: anunciar um alojamento para férias que inclui degustações de produtos alimentares locais e excursões é um serviço adicional muito apreciado pelos hóspedes. Tente colaborar com operadores e guias turísticos da zona.
- Reserve todos os confortos possíveis: serviços como a ligação WiFi, a máquina de café e o self check-in são muito apreciados pelos hóspedes, que muitas vezes inserem tais confortos entre as palavras-chave de pesquisa no portal de arrendamento para férias que utilizam.
- Analise as suas estatísticas: conhecer a taxa de ocupação da sua propriedade, as transformações das visualizações em reservas e as tendências dos seus concorrentes é importante para compreender quais os aspetos em que pode melhorar.