Comprar casa de férias em Espanha é um bom investimento?
O que saber antes de investir num imóvel em Espanha

November 2025
Tem algum dinheiro para investir e está à procura de uma boa compra. Que tal comprar uma casa de férias em Espanha? Como em qualquer decisão de investimento, é importante agir com consciência. A boa notícia é que uma casa de férias em Espanha pode, de facto, ser um investimento sensato, mas terá de ser cauteloso.
A rentabilidade de uma casa de férias em Espanha
Em geral, um aluguer de férias em Espanha é uma boa escolha se quiser investir em alojamentos de férias em Espanha. As propriedades espanholas são geralmente significativamente mais baratas do que as suas equivalentes no norte da Europa, mesmo em zonas da moda. O mercado imobiliário também se tem revelado surpreendentemente resiliente, talvez graças ao setor turístico espanhol sempre em plena expansão.
Localização, localização, localização
Esta é uma das considerações mais cruciais quando está a adquirir uma casa de férias. Quão bem conhece a área onde está a investir? Existem algumas áreas que já são extremamente populares, como a Costa do Sol, Costa Brava ou Costa Blanca. Pode esperar clientes de aluguer regulares lá, com altos retornos. No entanto, poderá encontrar maior rentabilidade da sua casa de férias se procurar destinos emergentes.
Procurar uma casa de férias na língua espanhola pode ser bastante complicado. Certamente ajuda se tiver apoio local sob a forma de alguém que não só fale a língua, mas que também o possa ajudar a encontrar boas áreas para a compra.
Também quererá pensar sobre o tipo de propriedade que lhe interessa. Um apartamento num centro urbano desejável pode ter visitantes durante todo o ano, mas provavelmente só quererão ficar por um fim de semana ou alguns dias. Por outro lado, uma villa com piscina é provável que seja popular entre os turistas que querem ficar por períodos mais longos, embora possa ter menos atenção nos meses de inverno.
Finalmente, pense se planeia usar a sua nova casa de férias para as suas próprias escapadelas pessoais, além do rendimento de aluguer. Se for este o caso, então certifique-se de investir num imóvel numa localidade de que realmente goste. Afinal, voltará lá vezes sem conta.

As armadilhas ao comprar casa em Espanha
Isto pode parecer muito cor-de-rosa, mas tenha cuidado. Existem vários perigos potenciais que podem transformar a sua casa de férias de sonho numa armadilha de dinheiro. Aqui estão algumas perguntas a fazer ao seu advogado antes de prosseguir:
Quais são as restrições locais sobre alugueres de férias? Isto dependerá inteiramente da área. Algumas cidades, como Palma de Maiorca e Barcelona, estão a tentar restringir os alugueres de curta duração e até a apertar o cerco aos portais para alugueres de férias como a Holidu ou a Airbnb. Assim que anunciar a sua casa de férias num website para alojamentos de férias, poderá ser-lhe aplicada uma multa elevada.
Quão fácil é obter uma licença? Mais uma vez, isto é muito dependente da localização. Algumas regiões e cidades de Espanha têm um número generoso de licenças disponíveis, enquanto outras são estritamente limitadas.
A propriedade cumpre os padrões legais mínimos para ser um aluguer de férias? Para além das características padrão de segurança e saúde que pode esperar, diferentes regiões estabelecem os seus próprios requisitos. Por exemplo, em partes mais frias do país, poderá ser obrigado a ter aquecimento central num aluguer de férias, enquanto as áreas mais quentes podem exigir ar condicionado.
Também quererá certificar-se de que tem uma inspeção completa da propriedade antes de assinar na linha pontilhada. Isto pode ajudá-lo a identificar surpresas desagradáveis e caras como problemas de construção.
Finalmente, vale a pena considerar durante quanto tempo prevê que a sua propriedade fique vazia todos os anos. Nos últimos anos, Espanha tem visto um problema crescente com ocupantes ilegais a ocupar propriedades, particularmente alugueres de férias que estão entre clientes. Se ocupantes ilegais entrarem na sua propriedade, a lei espanhola torna extremamente difícil despejá-los. Deverá preparar-se com um plano em mente sobre como impedirá que hóspedes indesejados apareçam.
Gerir uma casa de férias espanhola a partir de outro país
Arrendar a sua casa de férias não é tão simples quanto entregar o seu dinheiro e colocar um anúncio “alugo a minha casa de férias”. Terá de considerar os custos operacionais envolvidos. Em Espanha, terá de pagar impostos sobre a propriedade, contas de serviços públicos e taxas comunitárias.
Também poderá querer contratar alguém para cuidar da sua propriedade no local. Numa área turística popular, é provável que encontre muitas opções para empresas profissionais que gerem alugueres de férias. Eles poderão tratar dos problemas do dia-a-dia, lidar com os hóspedes, e assim por diante. Se não vive em Espanha permanentemente, poderá considerar que a assistência deles é inestimável.
Finalmente, considere como vai anunciar a sua casa de férias. Uma sociedade de gestão imobiliária pode ajudar aqui, mas também existem muitos portais para alugueres de férias online que pode utilizar.
Vender a sua casa de férias em Espanha
O imposto espanhol sobre as mais-valias está fixado em 19% para os cidadãos UE, portanto se decidir vender a sua casa de férias, isto é algo a considerar.
Mesmo com estas implicações fiscais, poderá achar que investir num imóvel ainda é um bom investimento. Vale a pena encontrar um advogado espanhol especializado em trabalhar com estrangeiros, pois poderá guiá-lo em cada etapa do processo. Com sorte, desfrutará de um aluguer lucrativo durante anos.