Fotografias profissionais: Guia essencial para a sua casa de férias

Veja como inteligência artificial pode ajudar na gestão da sua casa de férias

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Dezembro 2025

O setor do alojamento local em Portugal é bastante competitivo. Neste contexto, conseguir anunciar a sua casa de férias com merecido destaque pode, também, representar novos desafios.

Atualmente, os viajantes podem entrar num portal de alojamento de férias e encontrar uma grande diversidade de opções, com várias tipologias, comodidades e preços. Enquanto alguns anúncios são bastante distintos, outros podem assemelhar-se. Então, o que faz a maior diferença na escolha final é a imagem.

Na era digital, a comunicação visual tornou-se uma grande parte da estratégia de marketing do alojamento. As fotografias de um anúncio são um elemento tão relevante que, se não forem cativantes, é frequente que os visualizadores nem cheguem a ler a descrição. A importância da fotografia profissional alojamento local reside nisto mesmo: no facto de ser, hoje, uma ferramenta de cativação de cliques e de conversão, transformando um visualizador num hóspede.

Deste modo, o investimento em boas fotografias pode ser a melhor forma de garantir um maior número de reservas, fortalecer a credibilidade do AL e, assim, aumentar a rentabilidade do negócio.

Neste artigo falaremos sobre a importância de investir na fotografia profissional e daremos a conhecer o papel do elemento visual nos anúncios online. Apresentaremos também a oferta de fotografia profissional gratuita que a Holidu disponibiliza para os anfitriões que listam as suas propriedades nesta plataforma.

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A concorrência e a importância das fotografias de qualidade

O setor turístico mudou drasticamente com o aparecimento das plataformas de anúncios online. O crescimento notório faz com que estejam atualmente listados milhares de anúncios de casas de férias em Portugal. Ainda que esta diversidade seja excelente para os viajantes que procuram um espaço de alojamento, ela também obriga os proprietários a adotar novas estratégias para se manterem atualizados e garantirem a cativação e conversão de hóspedes.

Hoje, a componente visual dos anúncios tem um papel crucial no posicionamento e na relevância dos anúncios. As fotos do anúncio online definem a sua credibilidade, o número de cliques (taxa de click-through) e o número de reservas. Além disso, a sua qualidade também afeta a forma como o algoritmo perceciona o AL e define como destacar alojamento local na própria plataforma de anúncios.

Segundo os estudos de marketing digital, a imagem é o foco principal da maioria dos internautas, que formulam a sua opinião com base na primeira impressão visual, mesmo que não tenham ainda lido o título e a descrição, consultado o preço ou visto as avaliações.

Assim, é provável que um AL com fotografias de maior qualidade conquiste um maior número de reservas, ainda que as comodidades oferecidas possam ser inferiores ou que os preços sejam mais elevados do que os dos seus concorrentes.

Fotos de qualidade: como ajudam anfitriões a maximizar rendimentos

Ao alugar a sua casa de férias é natural questionar de que forma as fotografias podem ajudar a melhorar o anúncio online ou a conquistar o ambicionado retorno do investimento no AL.

Segundo revelam os indicadores de desempenho, o papel das fotografias profissionais no setor vai muito além de conferir “beleza” à casa de férias, impactando diretamente o desempenho do anúncio na plataforma de listagem e contribuindo para aumentar o número de cliques e de reservas, afetando ainda a perceção de custo justo e as avaliações dos hóspedes.

Considere o papel da fotografia profissional para o AL em:

  1.   Chamar e converter hóspedes;
  2.   Destaque do anúncio;
  3.   Justificação de preços;
  4.   Transparência e feedback positivo.

1. Chamar e converter hóspedes

O uso de fotografias profissionais aumenta reservas AL e a rentabilidade. Este processo inicia-se pela foto de capa, que, sendo cativante, gera uma maior taxa de click-through. O aumento no número de cliques corresponde, então, a um maior número de visualizações no anúncio, melhorando a interação e tornando o anúncio mais relevante.

Dados apresentados por plataformas do setor revelam que os anúncios com fotografias profissionais podem ter até 40% mais rendimento e têm, também, um número maior de reservas.

O impacto destas fotos – incluindo os ângulos, a luz e a composição das mesmas – permite ao visualizador imaginar a experiência que viveria no espaço e cria uma conexão emocional que pode motivar a reserva (conversão).

2. Destaque do anúncio

Como vimos, um website de alojamento local reage ao maior número de cliques no anúncio. Isto acontece porque o algoritmo valoriza a taxa de cliques, o tempo de visualização, o número de reservas e as avaliações no momento de apresentar os seus anúncios. Assim, anúncios com melhores resultados tenderão a ocupar um lugar de maior destaque na apresentação ao público, subindo-o nas listagens e potenciando, deste modo, um maior interesse por parte dos utilizadores.

3. Justificação de preços

A fotografia profissional do alojamento local afeta o preço ou justifica-o. Por norma, as fotografias de qualidade fazem com que as divisões pareçam mais espaçosas e luminosas, confere-lhes uma aparência mais moderna e ajudam na criação da credibilidade do AL. Ao transmitirem conforto, luxo e qualidade, estas imagens valorizam o espaço e fazem com que o viajante esteja disposto a gastar mais pelo seu alojamento, mesmo quando um concorrente equivalente (mas com piores fotos) tem um custo inferior. Isto ajuda a maximizar o rendimento do AL.

4. Transparência e feedback positivo

Fotos de pior qualidade tendem a criar expetativas irrealistas nos hóspedes por não revelarem as caraterísticas do AL de forma tão explícita. A falta de luz nas fotos, ângulos que oferecem menor amplitude ou fotografias tremidas e desfocadas induzem em erro e podem, por isso, fazer com que o hóspede tenha as suas expetativas defraudadas.

Por outro lado, fotos profissionais são mais fiéis à realidade e expressam exatamente o que o hóspede encontra na sua estadia. Esta fidelidade cria uma sensação de realização e evita avaliações negativas.

Assim, investir em fotografia profissional é também uma forma de criar e proteger a boa reputação do AL.

Como ter fotografias profissionais para o AL

Por agora já deverá ter percebido como a fotografia profissional valoriza o AL. Ainda assim, esta despesa costumava ser significativa e muitos anfitriões abdicavam da imagem profissional para evitarem um novo gasto.

Atualmente, no entanto, encontrar um serviço acessível (ou mesmo gratuito) já é possível.

Este é o caso da Holidu, que tem disponível um serviço de fotografia gratuito para alojamento local para os anfitriões que listam as suas propriedades neste portal.

Holidu: uma aliada na boa imagem do AL

O pacote para anfitriões da Holidu inclui um serviço de fotografia profissional gratuito que inclui a visita de um fotógrafo profissional ao AL para captar algumas fotografias (entre 10 a 45) de alta qualidade. Estas fotos são tiradas dos melhores ângulos e destacam as principais comodidades nos espaços interiores e exteriores do alojamento. A decisão final de aprovação das fotos caberá ao anfitrião e, caso as aprove, as elas serão automaticamente publicadas no portal, sem que o anfitrião tenha qualquer trabalho ou encargo.

O resultado desta oferta da Holidu é a otimização do anúncio, um maior destaque e um aumento no número de reservas.

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