Usar a IA para otimizar o seu anúncio de alojamento local

Veja como inteligência artificial pode ajudar na gestão da sua casa de férias

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Dezembro 2025

O setor turístico, em particular quando falamos do Alojamento Local (AL), é marcado por uma grande competitividade. Os websites de alojamento local como a Holidu tornaram mais fácil o processo de anunciar a casa de férias num espaço abrangente, levando cada espaço de alojamento até um público amplo e diversificado.

A concorrência do setor, no entanto, tornou esse público mais exigente e criterioso. Tendo várias opções ao dispor, os viajantes ligam mais do que nunca à qualidade dos anúncios, avaliando elementos como os preços praticados, as imagens e vídeos partilhados, os detalhes da descrição e as avaliações.

Este contexto de grande competitividade torna mais importante do que nunca para um anfitrião garantir que o seu AL se destaca dos demais. Hoje, a inteligência artificial (IA) pode ser aliada dos gestores de AL neste processo, ajudando a otimizar os anúncios e a torná-los mais apelativos para, deste modo, maximizar o rendimento do alojamento local. Saiba como usar inteligência artificial para alojamento local e quais as ferramentas disponíveis para que possa aproveitar ao máximo esta ajuda virtual.

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Otimizar anúncios de AL

A gestão de um AL implica muito mais do que cuidar da propriedade e oferecer uma boa experiência aos hóspedes. Ainda que seja clichê, a ideia de que “não existe uma segunda oportunidade para uma boa primeira impressão” aplica-se também a este mercado e, neste caso, a primeira impressão é online, no primeiro contacto do potencial hóspede com o anúncio.

A otimização dos conteúdos anunciados é fundamental para o sucesso de um espaço de alojamento, melhorando o número de cliques no anúncio, o seu posicionamento nas pesquisas e a perceção emocional e sensorial da propriedade. Assim, a otimização de preços, imagem, descrição e outras formas de comunicação tem um impacto direto na cativação, conversão e fidelização do público, resultando numa maior rentabilidade para o anfitrião.

Hoje, os sistemas e ferramentas de inteligência artificial apoiam os gestores de AL na criação de anúncios otimizados, ajudando-os a aumentar reservas AL com IA e garantindo que as melhores estratégias estão ao alcance de todos.

Como a IA transformou o setor do AL

A IA teve uma rápida evolução, principalmente ao longo do século XXI e, atualmente, representa uma forma rápida e eficaz de aceder, analisar e criar conteúdos. No contexto do AL, esta aliada digital garante que o anfitrião possa analisar a concorrência, analisar padrões de preferência, melhorar conteúdos (como a imagem ou texto do anúncio), responder de forma automatizada ou até acompanhar tendências financeiras de mercado, como definir preço alojamento local com base em critérios como a procura ou a sazonalidade.

Assim, a IA pode ser uma aliada para criar anúncio num portal de alojamento turístico, de forma mais intuitiva e acessível, recorrendo a software apropriado e pensado para responder às maiores necessidades dos anfitriões, garantindo que o anúncio é mais cativante, aparece com maior destaque nas pesquisas, se ajusta às tendências do momento e apresenta a maior relevância possível.

Como usar a IA no seu AL

Para que um anúncio seja relevante é preciso que tenha em mente várias questões. O uso de estratégias de preços para alojamento local, a rapidez de resposta a avaliações ou comentários, ou uma ação consciente no sentido de melhorar fotos em plataformas de anúncios são formas de garantir um maior número de reservas. Assim, o uso da IA pode ser vantajoso para si, democratizando o acesso a anúncios de qualidade, com menor investimento pessoal e temporal. Alguns dos aspetos em que pode aproveitar a evolução da IA para otimizar os anúncios são:

  1. Definição e ajuste de preços;
  2. Otimização de conteúdos;
  3. Reação automatizada às avaliações;
  4. Melhoria visual;
  5. Comunicação eficaz com os hóspedes.

1. Definição e ajuste de preços

Hoje em dia, encontrará software de preços dinâmicos que podem ajudá-lo na definição do preço ideal para o seu AL. Estes sistemas funcionam com base em algoritmos que analisam os preços dos concorrentes e a época do ano e geram valores por noite totalmente adaptados à realidade do momento. Com a Market Insights, por exemplo, a Holidu apresenta uma ferramenta de preços dinâmicos de AL que calcula o preço ideal por noite. Esta baseia-se num algoritmo detalhado, que considera os preços de propriedades semelhantes na área da propriedade, as tendências de procura, a sazonalidade e outros elementos que possam afetar a competitividade do anúncio. Deste modo, recebendo indicações atualizadas e recomendações, o anfitrião pode ajustar os preços com o apoio destas ferramentas, mantendo valores competitivos. Isto ajudará a garantir uma maior taxa de ocupação e, consequentemente, uma melhor rentabilidade. Outras ferramentas disponíveis são a PriceLabs e a Wheelhouse.

2. Otimização de conteúdos

Para otimizar anúncio alojamento local é também essencial que tenha uma preocupação com elementos textuais. O uso de boas descrições, com um tom profissional, títulos apelativos e o uso de palavras-chave é crucial para garantir um bom posicionamento na pesquisa, aumentando o CTR (Click-Through Rate). Poderá encontrar apoio da IA na criação destes conteúdos com ferramentas como o Gemini ou o ChatGPT, pedindo-lhes que gerem os conteúdos ou que façam sugestões das melhores palavras-chave. 

A Holidu é, também aqui, uma boa aliada, já que oferece aos seus utilizadores um gerador de descrição que otimizará uma descrição fornecida pelo anfitrião, escreverá uma do zero ou a traduzirá para mais de 8 idiomas. O uso desta ferramenta IA garante que obtém um título apelativo, descrições enriquecidas por palavras-chave, um tom convidativo (próximo, familiar e profissional) e uma organização que facilita a leitura (organizando a apresentação das principais comodidades, vantagens e sensações oferecidas pelo alojamento). Além disso, por via das traduções, este uso facilitará o acesso a viajantes internacionais. O resultado é um melhor posicionamento do imóvel nas pesquisas da plataforma de reserva e nos motores de busca, que origina mais cliques, mais reservas e maior potencial de rentabilidade.

3. Reação automatizada às avaliações

Outra forma de melhorar ranking online é com o uso de ferramentas como o ChatGPT para garantir que as suas respostas a avaliações online são profissionais e relevantes. Nestas respostas, a diplomacia, cordialidade e profissionalismo podem ser fundamentais, principalmente quando pretende responder a avaliações negativas. O uso de ferramentas de linguagem de IA torna este processo mais simples e rápido, podendo contribuir para que o anfitrião crie e mantenha uma boa reputação.

4. Melhoria visual

Num portal de alojamento de férias a imagem do AL é um elemento fundamental para o sucesso. As imagens do anúncio devem, por isso, captar a atenção dos potenciais hóspedes e convidar para que este continue a explorar o perfil do alojamento.

As ferramentas de IA podem ajudar a conquistar esta imagem apelativa, classificando as imagens do anúncio com base em atributos como brilho, clareza e composição, e dando recomendações sobre como melhorá-las para aumentar os cliques. Além disso, algumas ferramentas também recomendam a melhor ordem para mostrar as suas fotos no anúncio para maximizar o CTR.

Pode ainda recorrer a aliados como o Luminar Neo (Skylum) e o Canva Pro, que incluem ferramentas IA para limpar imagens, remover distrações e clarear fotos naturalmente, para as tornar mais nítidas e visualmente apelativas.

5. Comunicação eficaz com os hóspedes

Por último, outro aspeto muito útil para quem quer anunciar e alugar apartamento de férias num website como a Holidu é garantir uma boa comunicação com os hóspedes e, para isso, também pode aproveitar algumas das vantagens trazidas pela IA em termos de automatização.

Usar mensagens automáticas e personalizadas de check-in e check-out, bem como preparar conteúdos com sugestões de locais (monumentos, museus, restaurantes ou outros) ou responder rapidamente às perguntas frequentes são aspetos com os quais alguns sistemas de gestão e ferramentas como o ChatGPT podem ajudar e que contribuem para oferecer ao hóspede uma melhor experiência de estadia.

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