Como insonorizar a sua casa de férias e reduzir o ruído

Descubra como pode reduzir o barulho na sua casa de férias

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Dezembro 2025

O barulho é um assunto delicado para todos os intervenientes num alojamento local. Os clientes querem desfrutar sem terem de falar aos berros, o anfitrião deseja que os hóspedes desfrutem da estadia em harmonia com a vizinhança e por fim, as pessoas que vivem nas proximidades não querem que o ruído dos hóspedes as incomodem. Assim, tudo se baseia no respeito mútuo e no cumprimento de um enquadramento normativo no qual a responsabilidade individual e a compreensão entre todas as partes são fundamentais. No entanto, para realizar a insonorização de um alojamento local, também é possível tomar medidas estruturais que ajudem a reduzir o nível de ruído.

Neste artigo, apresentamos estratégias de controlo de ruído, tanto em termos de conceção da habitação como de gestão de reservas na sua casa de férias.

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Regulamentação sobre ruído em alojamento local

A regulamentação sobre ruído em alojamento local em Portugal rege-se pelo Regulamento Geral do Ruído, sendo a fiscalização da competência das autoridades locais. Este regulamento estabelece estritas faixas horárias de ruído: Período Diurno (7:00-20:00), Período Entardecer (20:00-23:00) e, crucialmente, o Período Noturno (23:00-7:00). Durante o Período Noturno, os ruídos de vizinhança (como os causados por hóspedes) devem ser reduzidos ao máximo e não podem ser incomodativos. O incumprimento desta legislação pode acarretar coimas (multas) leves, moderadas ou graves, aplicadas pelos municípios, consoante a persistência e a gravidade da perturbação.

Insonorizar o seu alojamento local com soluções estruturais

A infraestrutura da casa, os materiais escolhidos para a sua construção, os móveis e os eletrodomésticos são os principais aliados para conseguir a insonorização do alojamento local. A seguir, explicamos-lhe quais são os métodos mais comuns:

  • Escolha materiais que absorvam o ruído.  A insonorização de uma casa de férias depende, em grande medida, da sua construção. Materiais como a lã de rocha, o copopren (espuma acústica) ou a fibra de vidro são especialmente indicados para isolar a casa ou o apartamento de férias e harmonizar os espaços.
  • Opte por janelas de vidro duplo. Embora o investimento inicial seja mais elevado, se a sua habitação tiver janelas de vidro duplo, ficará praticamente isolada do exterior. São habitualmente usadas em habitações situadas em zonas centrais ou muito povoadas, onde o ruído exterior é considerável. A vantagem é também a reciprocidade: o ruído mal se filtra de dentro para fora.
  • Decore com tapetes, cortinados e persianas. Os materiais destes elementos, especialmente os de pelo, absorvem as ondas sonoras e eliminam o eco. Além disso, os tapetes podem cumprir a função de vedação.
  • Recorra a estantes com livros. Esta combinação de elementos, para além do seu valor cultural e decorativo, também contribuirá para o isolamento da habitação. Assim, já não tem desculpas para não criar uma biblioteca em casa. Os designers de interiores profissionais compram livros em segunda mão a baixo custo, sobretudo na Internet.

Adquira eletrodomésticos silenciosos. Os eletrodomésticos antigos são um problema habitual em algumas habitações de férias. Máquinas de lavar roupa que parecem que vão sair a voar e máquinas de lavar louça com um tornado no seu interior. A melhor forma de proceder é assegurar-se de que estão atualizados e de que o seu consumo de energia é moderado. Pode também limitar as horas em que certos eletrodomésticos são utilizados.

As estratégias de controlo de ruído no alojamento local

Para além do que é puramente material, existem fórmulas de gestão que o ajudarão a evitar ruídos no alojamento local e a manter uma convivência salutar com a vizinhança e entre os clientes que partilham a mesma experiência de férias.

  • Opte por um público alvo pouco ruidoso. Para controlar o ruído, a melhor solução é sempre a preventiva. Neste caso, deve dirigir-se a uma tipologia de cliente que não faça ruído. Por exemplo, pessoas que passam muito tempo a visitar atrações no destino e que passam a maior parte do tempo fora de casa, hóspedes que se deslocam ao destino por motivos profissionais e visitantes de idade mais avançada, com pouco interesse em atividades mais enérgicas. Pode informar-se sobre as motivações dos hóspedes, realizando um breve questionário prévio.
  • Estabeleça normas claras. Tanto antes como durante a estadia, é necessário partilhar com os clientes as normas da casa, sobretudo as relativas ao ruído. Se o fizer com antecedência, os clientes estarão devidamente informados e poderão adaptar-se a elas.
  • Indique um limite de pessoas e animais de estimação no apartamento. Tanto nas comunicações com os clientes como nos anúncios com que promove o seu alojamento num portal de alojamento de férias ou num website de alojamento local, assinale sempre o número máximo de hóspedes. Isto ajudará a controlar o ruído, já que, em geral, um maior número de pessoas corresponde a um maior ruído.
  • Fomente a comunicação com a vizinhança. Isto é recomendável sempre, mas neste assunto especialmente sensível, ainda mais. Mantenha um bom contacto com os vizinhos. Assim, saberá quais os momentos do calendário em que o ruído é mais sensível e em que pode haver uma maior flexibilidade (por exemplo, em dias de festas locais). Desta forma, poderá reduzir as queixas de ruído no seu alojamento local. Aqui fornecemos-lhe chaves para construir uma boa relação entre os membros da comunidade.
  • Ajude-se com as novas tecnologias. A evolução tecnológica permitiu o desenvolvimento de aplicações especializadas em conforto e isolamento acústico. A maioria das casas só precisa de um smartphone com microfone para monitorizar o nível de ruído e avisar quando este excede os limites de decibéis permitidos. Há marcas que comercializam o seu próprio detetor de ruído, ajudando anfitriões e clientes a manter um controlo rigoroso do mesmo.

Como lidar com hóspedes barulhentos

Embora seja um assunto complicado, há que abordar a questão de como lidar com hóspedes barulhentos. A melhor maneira para enfrentar a situação é o velho ditado: “A falar é que a gente se entende”. No caso de algum vizinho lhe transmitir uma queixa, a primeira comunicação pode ser feita por mensagem instantânea, através de uma aplicação ou até por SMS. Se o assunto persistir, é preferível ligar e manter uma conversa direta com o cliente, incitando-o a controlar o ruído.

Para evitar este tipo de situações, é melhor ser claro de forma prévia e informar sobre possíveis consequências. Mantenha uma comunicação direta com os clientes para que as mensagens não sejam desvirtuadas ou mal interpretadas. Se, após uma advertência, os decibéis finalmente baixarem, não se esqueça de agradecer o gesto.

Agora que já tem mais conhecimentos sobre os principais métodos de insonorização em alojamento local e sobre como lidar com hóspedes barulhentos, já pode pôr estas ideias em prática.

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