O que é um software de gestão de alojamentos de férias

Tirar partido da tecnologia e da automatização para aumentar as suas reservas

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  • Transforme e otimize os processos de reserva
  • Melhore a sua comunicação com os hóspedes
  • Automatize e facilite as tarefas diárias
  • Multiplique e diversifique os seus rendimentos
  • Modernize os seus serviços e a sua identidade de marca
Existe-t-il un logiciel pour la gestion des vacances et des chambres d'hôtes ?

Fevereiro 2024

No sempre imprevisível setor de alojamentos turísticos, a tecnologia digital pode ajudar a concretizar e agilizar reservas, facilitando as suas tarefas como anfitrião ou gestor de alugueres de férias. Neste artigo, tentaremos, explicar como pode aproveitar esta ferramenta e beneficiar das muitas oportunidades que pode proporcionar.

Benefícios de utilizar um software de gestão e plataformas para anunciar a sua casa de férias

Para competir no exigente mercado de alojamentos de férias, é necessário manter-se atualizado e conhecer o que os novos softwares emergentes e as plataformas de gestão de alugueres nos podem oferecer. Devemos adaptar-nos à modernidade e às exigências dos viajantes. Os anfitriões têm vindo a apostar na melhoria da experiência do utilizador, garantindo que os hóspedes tenham todas as comodidades possíveis desde o momento em que fazem a reserva até ao momento em que saem do alojamento de férias. Proporcionar uma estadia de excelência é fundamental. Isto trará um retorno imediato através da fidelização, uma vez que uma boa experiência promove a publicidade boca a boca; e não há melhor promoção do que um hóspede satisfeito.

Devemos estar cientes que a digitalização da nossa empresa e identidade de marca implica um investimento inicial. No entanto, os benefícios podem ser múltiplos, e é isso que iremos rever neste artigo. Acompanhe-nos nesta análise sobre as vantagens de possuir um software adequado.

Melhore os processos de reserva com as plataformas de aluguer de férias

A Holidu é uma plataforma que oferece automatização, em tempo real, das reservas de alojamentos de férias. A informação sobre a disponibilidade das suas casas de férias deve estar sempre atualizada. Toda esta informação deve ser clara e concisa: como reservar, quais os apartamentos ou casas disponíveis, quais as políticas de cancelamento, métodos de pagamento, tarifas aplicáveis, vantagens do destino e época escolhidos, etc. Tudo isto pode ser perfeitamente automatizado graças a este tipo de plataformas de gestão; o que simplificará os canais de trabalho e as tarefas do anfitrião. Poupe tempo, ganhe qualidade e conquiste clientes.

Cuide e agilize a comunicação com os seus hóspedes

Uma boa plataforma oferecer-lhe-á várias formas de comunicar com o cliente. Normalmente, oferecem integração de mensagens, conectividade com o e-mail do anfitrião e notificações em tempo real. Assim, saberemos sempre se temos potenciais hóspedes a questionar sobre o nosso alojamento de férias. Além disto, permite-nos enviar aos viajantes informações relevantes: horários, requisitos de check-in, regras de convivência, dicas sobre a visita, etc.

Os hóspedes costumam valorizar a disponibilidade dos anfitriões para melhorar a sua estadia e, acima de tudo, apreciam a capacidade de resposta rápida. Devemos resolver possíveis contratempos ou dúvidas o mais rápido possível e ser eficientes. Independentemente do benefício que possamos obter do software de gestão de alugueres, também devemos cuidar da forma como nos comunicamos: comunicação cordial, educada, séria, atenta e prestável. E se nos encontrarmos pessoalmente, devemos manter uma presença profissional.

Automatize muitas das suas tarefas diárias

Muitas das coisas que antes eram feitas de forma analógica ou manual, hoje em dia podem ser automatizadas. Esta é a magia do progresso. Assim, ganharemos tempo para dedicar a outras tarefas de gestão de uma propriedade. Por exemplo, pode automatizar a disponibilidade de cada alojamento em tempo real, de modo que apareça o mais rapidamente possível na plataforma para alugar o seu alojamento. Da mesma forma, é possível coordenar e supervisionar os serviços de limpeza para saber quando o alojamento está limpo e pronto para ser habitado.

A gestão de preços também pode ser automatizada e variar consoante a época baixa, média ou alta. Além disso, também pode automatizar os montantes do aluguer de acordo com a procura; maior procura, preços com maior margem de lucro. E, claro, poderá receber todo o tipo de comunicação ou solicitação; seja uma reparação, informação, necessidade de compra ou qualquer urgência que possa surgir.

Mas a automação mais importante é, simplesmente, a gestão da reserva e dos pagamentos. Tudo pode ser 100% automático. Existem hóspedes que não interagem com o proprietário até ao momento de entrar na casa ou mesmo depois disso. Alguns viajantes preferem assim; e certos proprietários, os mais ocupados, também. Tudo se resume a moldar e afinar o nosso modelo de aluguer de férias. Reflita sobre qual é o seu.

Poderá analisar detalhadamente o desempenho do seu arrendamento de férias

A informação é poder. Saber analisar os dados dos nossos alojamentos proporcionar-nos-á certezas sobre as preferências dos nossos hóspedes e possíveis melhorias. Uma análise avançada das estatísticas de aluguer ajudar-nos-á a perceber o que funciona e o que não funciona, e se o alojamento está a ser rentável ou tem margem de lucro. O que pode exatamente conhecer? Explicamos abaixo:

  1. Os picos de ocupação, tanto ascendentes como descendentes. Isto ajudar-nos-á a moldar a nossa oferta, adaptá-la às estações, estabelecer padrões de comportamento, desenhar ofertas e impulsionar uma melhor estratégia económica. Tão simples como conhecer as flutuações de reservas.
  2. A opinião dos hóspedes. Todas as opiniões serão registadas. Mesmo que deseje, pode incentivar pesquisas de satisfação, que lhe proporcionarão informações fiáveis sobre os gostos, preferências e necessidades dos hóspedes. Também pode incentivar as classificações para ter medidas quantificáveis.
  3. O desempenho económico com números exatos. Sim; afinal, gerimos um negócio que precisa de ser economicamente rentável. Vamos conhecer diretamente o lucro que cada alojamento de férias nos proporciona, detalhado por mês e até por dias. E teremos isso instantaneamente, evitando tarefas tediosas de contabilidade. Uma análise económica em tempo real é um benefício de enorme valor.
  4. O perfil dos hóspedes. Conhecer os nossos clientes ajudar-nos-á a oferecer-lhes o que esperam de nós. Por exemplo, não é o mesmo ter uma clientela jovem e de estadias curtas do que outra familiar e de estadias longas. Os interesses e necessidades são diferentes. Tudo nos ajudará a personalizar e segmentar a oferta. Em outras palavras, poderemos oferecer um melhor serviço de alojamento.

Conecte as suas ofertas às redes sociais

Existem websites para anunciar o seu alojamento que oferecem uma interessante conectividade com as principais redes sociais; Instagram, Facebook ou LinkedIn, entre outras plataformas. Esta é uma fórmula essencial, não apenas para publicitar a sua casa ou apartamento de férias, mas também para interagir com potenciais clientes e cultivar a sua identidade de marca. Bem-vindo ao século XXI.

A Holidu, por exemplo, tem um alcance considerável, uma vez que cultiva os seus perfis nas redes sociais e o seu website está disponível em 21 domínios diferentes. Já pensou em publicar as suas propriedades connosco? Terá acesso a milhões de potenciais viajantes. Os softwares de gestão de alojamentos de férias não são o futuro, já são o nosso presente.

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