Como equipar a sua casa de férias para os hóspedes de surf

O que os surfistas necessitam nas suas férias

magazine_image
  • Vantagens em preparar a sua casa de férias para surfistas;
  • Entusiastas do surf: quais as suas necessidades?
  • Como equipar a casa com base nas necessidades dos surfistas?
  • Dicas práticas para tornar a sua casa ideal para surfistas  
abhishek-babaria-rFbzrMletFg-unsplash-min

Fevereiro 2024

O surf tem vindo a tornar-se cada vez mais um elemento apelativo para os viajantes nacionais e estrangeiros, sendo que muitas localidades nacionais são consideradas verdadeiros paraísos para surfistas. Assim, o investimento no mercado do arrendamento de férias para surfistas torna-se um dos mais apelativos para os senhorios portugueses. 

Uma vez que este nicho se torna gradualmente mais relevante, pensar nas formas como pode transformar o seu imóvel numa casa de férias para surfistas pode ser uma ótima forma de garantir que gera interesse entre os entusiastas da modalidade, sendo que isto será particularmente viável se tiver uma casa na região Oeste, em localidades como a Ericeira, Peniche, Nazaré ou na região Sul.

Descubra como equipar a sua casa de férias para os hóspedes de surf e aproveite plataformas de sucesso, como a Holidu, para garantir a melhor experiência ao arrendar a sua habitação.

Arrendamento de férias para surfistas 

O alojamento de férias para surf não se trata de um mero arrendamento sazonal, mas de uma oportunidade de negócio, direcionada para um público específico, que se interessa por uma das modalidades mais impactantes no território nacional.  

Segundo a Associação Nacional de Surfistas (ANS), Portugal encontra-se na liderança europeia no que respeita ao território marítimo, o que promove um interesse particular entre os amantes das modalidades de mar, incluindo o surf. Prova desse interesse é o aumento do número de surfistas que procuram um arrendamento de férias na Ericeira, especialmente desde que, em 2011, esta vila foi reconhecida e classificada como Reserva Mundial de Surf, considerando-se que segue os quatro critérios fundamentais para o efeito: caraterísticas adequadas à prática (qualidade e consistência da ondulação), fauna e flora locais, envolvimento da comunidade e existência de uma cultura regional relacionada com a modalidade.  

Mas não é apenas isto que torna Portugal um destino relevante para surfistas, promovendo o sucesso do arrendamento para surfistas. Foi junto às casas de férias na Nazaré que a maior onda do mundo foi enfrentada. Garrett McNamara, considerado o embaixador do surf em Portugal, foi o autor deste recorde e destaca o país como destino de surf, o que também atrai muitos seguidores do atleta para as ondas nacionais.  

Qual a vantagem de preparar a casa para surfistas?  

Uma vez que existe um entusiasmo internacional sobre Portugal como destino de surf, equipar a sua casa de férias para os hóspedes que procuram a modalidade pode ajudar a tornar a sua habitação mais apelativa para um grande número de turistas, o que a tornará mais rentável. 

Principalmente nas regiões onde a prática é mais relevante, uma casa devidamente equipada e preparada poderá garantir que, ao longo de todo o ano, terá um público interessado no alojamento. Assim, se tiver uma casa de férias no Algarve ou noutra região costeira, prepará-la para os atletas da modalidade melhorará a experiência dos seus inquilinos e a sua rentabilidade. 

Entusiastas do surf: quais as suas necessidades? 

Ainda que cada surfista seja único e tenha as suas próprias necessidades, é possível verificar que existem elementos comuns e frequentes entre as preferências de quem pratica esta modalidade. 

Uma localização próxima da praia é uma das maiores preferências dos surfistas, sendo que algumas das casas de férias em Peniche e noutras localidades litorais acabam por fazer muito sucesso, justamente pela sua proximidade ao mar. Se esta proximidade não existir, é fundamental que a casa fique perto de transportes que permitam chegar ao mar com o material, de forma simples e rápida. Além disso, os surfistas precisarão de um espaço adequado para guardarem o seu material, incluindo fato e pranchas quando chegarem a casa. 

Em termos decorativos, costuma existir uma preferência por ambientes minimalistas e acolhedores. Salas de trabalho e de convívio são valorizadas pelo seu conforto, tanto em termos de mobiliário como no aspeto térmico. Assim, uma casa com sofás confortáveis, mesa de refeição ampla e ar condicionado será ideal para responder às necessidades dos surfistas. 

Por fim, ambientes exteriores, para relaxar, ouvir música ou conviver são também adequados, assim como condições para receber animais de estimação. Caso exista este espaço exterior, será também útil a integração de um chuveiro ao ar livre, já que muitos surfistas gostam de passar o corpo por água antes de entrar na habitação.

Como equipar a casa com base nas necessidades dos surfistas?

Se a sua casa é próxima da praia ou dos serviços de transporte para os melhores spots de surf, de bares e espaços de convívio da comunidade surfista local ou se permite um fácil acesso a outras atividades (aulas de ioga, mercados, passeios de barco, etc), terá tudo o que precisas para a transformar numa casa de férias para surfistas. Considerando as necessidades e preferências deste público poderá, então, ter vantagens em equipar a sua casa com comodidades particulares, de entre as quais destacamos:

  • Ambientes acolhedores, com sofás e mantas
  • Ar-condicionado
  • Piscina, banheiras de hidromassagem e espaços de descanso para repousar depois da atividade física
  • Decoração temática, relacionada com o mar e o surf
  • Grelhador e espaço de refeição ao ar livre
  • Rack para pranchas
  • Jardins com chuveiro ao ar livre
  • Oferta de brochuras e folhetos sobre aulas de surf e outras atividades relevantes
  • Oferta de mapa e guias locais, com os principais pontos de interesse e com sugestões
  • Serviços de transporte para os melhores spots de surf ou informações relevantes para esse tipo de transporte
  • Aluguer de equipamento (fatos, pranchas e outros) para os hóspedes que não trazem o seu próprio material
  • Inclusão de serviços especiais e benefícios, baseados em parcerias com lojas de surf e escolas da modalidade (por exemplo, desconto para hóspedes)
  • Oferta de wi-fi rápido para que possam atualizar-se sobre as condições para surf e os eventos temáticos da localidade

Dicas práticas para tornar a sua casa ideal para surfistas  

Uma propriedade devidamente equipada para surfistas terá, em termos práticos e de decoração, tudo para ser um espaço acolhedor para os viajantes que praticam a modalidade. Aqui, deixamos 3 dicas úteis para que o espaço seja um verdadeiro refúgio para surfistas: 

Dica 1: Verificar a localização da casa  

Procure as melhore regiões de Portugal para investir em alojamento para surfistas. Estas são no litoral português, sendo que o arrendamento de férias no Algarve, assim como localidades como Peniche, Ericeira, Figueira da Foz ou Nazaré, serão exemplos de localidades onde garantidamente terá vantagens em investir nessa adaptação. Então, antes de avançar, verifique se as alterações fazem sentido, tendo por base a localização da habitação.  

Dica 2: Preparar a casa para que seja cómoda para surfistas 

Os surfistas poderão valorizar aspetos particulares numa casa. Um espaço exterior, com chuveiro, racks para guardar as pranchas e espaços cómodos para relaxar no final do dia podem ser bons investimentos.  

Além disto, garanta uma decoração relacionada com o surf e aposta em casas equipadas, com casas de banho privativas, wi-fi, televisão e um ambiente propício para receber animais de estimação. Lembre-sede integrar alguns elementos obrigatórios, como extintores, mala de primeiros socorros, manta de incêndio e informações relevantes de segurança, incluindo o número nacional de emergência (112). Deixe ainda alguns guias locais e informação sobre lojas e escolas de surf. 

Dica 3: Confie em parceiros de renome 

Para ter sucesso no arrendamento de férias para surfistas, nada melhor do que trabalhar com marcas de renome do setor, com a Holidu. Desta forma a sua propriedade terá maior visibilidade e atingirá de forma mais direcionada e eficaz o seu público-alvo.

Agora que já sabe como preparar a sua casa de férias para surfistas, é hora de pôr as mãos à obra para que a casa ou apartamento de férias possam ser o melhor ponto de partida para as ondas portuguesas.

Outros artigos nesta categoria

Anfitriões

Torne as suas casas de férias pet-friendly

Anfitriões

Design de espaços exteriores para alojamentos de férias

Anfitriões

Tributação dos alojamentos para férias em Portugal

Anfitriões

Utilizar fontes de energia renovável na sua casa de férias

Anfitriões

Arte e artesanato nos alojamentos de férias

Anfitriões

Organizar workshops e seminários na sua casa de férias