Conhecer os diferentes perfis de hóspedes

Compreenda os diferentes viajantes e como adaptar a sua casa de férias aos mesmos

magazine_image
  • Porque é que é tão importante conhecer os diferentes tipos de hóspedes?
  • Tipos de hóspedes que reservam casas de férias
  • Como identificar os diferentes perfis de hóspedes?
  • Quer adaptar a sua propriedade a um tipo específico de hóspede?
  • Quem deve ser o público alvo do seu alojamento de férias?
Quels types d’invités existe-t-il ?

Fevereiro 2024

Por que é tão importante conhecer os diferentes tipos de hóspedes?

É fundamental conhecer os tipos de hóspedes, uma vez que cada tipologia apresenta necessidades distintas. Conhecer o perfil dos seus inquilinos permitir-lhe-á atrair um segmento específico da população viajante; além disso, poupará tempo, dinheiro e esforço nas suas estratégias de marketing. Apenas precisa de observar entre todos os perfis qual é o adequado para si e, assim, direcionar os seus objetivos para este. A seguir, apresentaremos os perfis de hóspedes de alugueres de férias mais comuns.

Uma vez que tenha claro qual é o seu cliente-alvo, poderá anunciar a sua casa de férias, focando-se no segmento adequado. Se, por exemplo, aceitar hóspedes com cães, seria importante mencionar que dispõe de espaços adequados para animais de estimação, bem como de áreas verdes ou parques nas proximidades. Além disso, a Holidu recomenda incentivar os seus hóspedes a deixarem algum comentário nas redes sociais sobre a sua estadia na sua habitação de férias. Esta será a melhor publicidade dentro do perfil desejado!

Tipos de hóspedes que reservam casas de férias

Famílias com crianças

As viagens em família constituem o perfil de hóspede que mais necessita de espaços amplos e iluminados. As crianças precisam de se mover com liberdade e poder brincar sem riscos na habitação. Este tipo de hóspede orienta-se em grande parte pelas opiniões em fóruns, lendo experiências pessoais e também através do boca a boca. Além disso, é uma tipologia de hóspede que considera bastante os serviços oferecidos pela habitação, especialmente no que diz respeito a bebés e crianças (cadeirinhas, berços, carrinhos, etc).

Viajantes com animais de estimação

Se aceitar viajantes com animais de estimação, deve providenciar espaços adequados para os animais, com comedouros e bebedouros apropriados. Terá sempre o direito de perguntar ao hóspede que tipo de animal de estimação possui para adaptar a casa de férias às suas necessidades. Em qualquer portal de aluguer de férias, poderá verificar que há uma percentagem não muito elevada de habitações que aceitam animais de companhia, por isso, se as aceitar, conquistará uma boa fatia de mercado. Como resultado, a sua habitação despertará grande interesse para os donos de animais de estimação.

Casais

No que diz respeito aos casais, o ideal seria destacar os detalhes. Por exemplo, pode oferecer-lhes uma bebida especial como presente de boas-vindas. Também pode colocar toalhas em forma de coração ou decorar a mesa de jantar com candelabros e velas, para que possam desfrutar de noites românticas. As televisões de ecrã plano e de grande dimensão são outra aposta acertada para este tipo de hóspede, pois o entretenimento e o conforto costumam ser essenciais quando se viaja em casal.

Grupos de amigos

Amigos que viajam juntos procuram alojamentos espaçosos para se sentirem em casa, especialmente se forem grupos numerosos. Geralmente, estão muito interessados em conhecer todos os eventos e planos na área de destino. Portanto, seria conveniente deixar folhetos e mapas à disposição deles na habitação. Os jogos de tabuleiro, por exemplo, são outro grande acerto para eles, em detrimento da televisão, pois geralmente preferem interagir ativamente uns com os outros.

Viajantes de negócios

O mais importante para eles é que a habitação e a cama sejam confortáveis, que esteja localizada num local central, que não seja demasiado ruidosa e que seja minimamente espaçosa. Viajam por motivos profissionais e são clientes assíduos de hotéis. No entanto, os viajantes de negócios podem achar interessante a opção de alugar um apartamento de férias. No entanto, a comodidade e uma ligação wifi de qualidade devem sempre prevalecer.

Pessoa que viaja sozinha

O melhor para este perfil é fornecer-lhe elementos de entretenimento e diversão, como uma boa televisão ou revistas e jornais variados. A ligação wifi é fundamental, embora já seja essencial para qualquer tipo de hóspede. Estes inquilinos viajam por prazer e frequentemente procuram espaços confortáveis e atrativos. Além disso, valorizam os serviços de animação e viver novas experiências.

Pessoas com mobilidade reduzida

Todas as instalações devem estar adaptadas para este tipo de hóspedes. Tanto as escadas, no caso de ter problemas de mobilidade, como o mobiliário. A pessoa pode especificar que tipo de deficiência tem para tentar adaptar a habitação de férias à sua situação. Valorizam também enormemente a disponibilidade do anfitrião. O que procuram é sentir-se confortáveis e poder contar com a sua colaboração. Veja o nosso artigo sobre as casas de férias adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida.

Pessoas idosas

O essencial para elas é que a habitação seja acolhedora, calorosa e confortável. Procuram uma segunda casa, por isso, até a cozinha deve estar bem equipada e imaculada para que não lhes falte nada. O objetivo delas é aproveitar ao máximo as suas viagens. Assim, a experiência na sua habitação deve ser única. Além disso, valorizam muito a hospitalidade dos anfitriões e o conforto das instalações. A assistência com a bagagem seria um serviço que apreciariam bastante.

Como identificar os diferentes perfis de hóspede?

Atualmente, é muito mais simples do que no passado. Graças ao facto de nos encontrarmos na era digital, temos acesso total a uma quantidade enorme de dados. Podemos até pedir que se especifique o tipo de perfil do viajante ao efetuar a reserva. Estes dados ajudarão a melhorar a experiência dos ocupantes e a aumentar as suas reservas.

Mas como podemos identificar os diferentes perfis de hóspedes? O primeiro passo é ter claro o que a sua habitação oferece. Existem parques infantis ou áreas verdes nas proximidades para crianças? Temos uma ligação wifi rápida para quem viaja a negócios? O nosso mobiliário é confortável e adequado para hóspedes mais velhos?

A própria localização também pode ajudar. Os que viajam em família e com crianças preferem habitações no centro para poupar tempo em deslocações. Enquanto os casais procuram mais tranquilidade e não se importam tanto de passar as férias mais longe do centro urbano. E se a sua casa não estiver adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, não poderá atrair esse segmento da população.

Deseja adaptar o seu alojamento a um tipo específico de hóspede?

Como arrendar a minha casa de férias? Se já registou a sua habitação como alojamento de férias, só precisa tirar fotografias atrativas para as colocar no site de aluguer de férias e aguardar que algum hóspede entre em contacto consigo. Lembre-se de que é muito importante realçar o melhor da sua casa.

As avaliações dos hóspedes também são fundamentais, pois as suas opiniões podem ajudar bastante a melhorar as características e serviços da sua habitação, além de serem uma excelente ferramenta publicitária. Além disso, na Holidu, aconselhamos a perguntar aos hóspedes por que escolheram a sua habitação, para que possa realçar ainda mais essas qualidades. Talvez um dia encontre um comentário negativo, mas pense que isso sempre servirá para melhorar.

No entanto, um elemento comum para todos os tipos de perfis de hóspedes é que sempre optarão por uma habitação bem cuidada, onde o anfitrião seja hospitaleiro e as instalações ofereçam experiências agradáveis. Todo o resto dependerá do tipo de hóspede e das suas particularidades.

Outros artigos nesta categoria

Anfitriões

Torne as suas casas de férias pet-friendly

Anfitriões

Design de espaços exteriores para alojamentos de férias

Anfitriões

Tributação dos alojamentos para férias em Portugal

Anfitriões

Utilizar fontes de energia renovável na sua casa de férias

Anfitriões

Arte e artesanato nos alojamentos de férias

Anfitriões

Organizar workshops e seminários na sua casa de férias