Métricas essenciais para anfitriões

Descubra as métricas essenciais para gerir com sucesso as suas casas de férias

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  • Porque é que as métricas são tão importantes para os alugueres de férias?
  • As métricas mais importantes para os alojamentos de férias.
  • Como funciona o RevPAR?
  • Que situações afetam o desempenho das métricas nas casas para férias?
  • Outras métricas de interesse.
Les métriques essentielles pour les nombreuses offres d'emploi et chambres d'hôtes

Fevereiro 2024

Conhecer as principais métricas é fundamental para o bom funcionamento do seu alojamento de férias. Termos como taxa de ocupação, RevPAR ou ADR devem ser familiares para si. Por isso, explicamos, de seguida, o que significam estes termos que o ajudarão a compreender a rentabilidade do seu negócio. Além disso, as métricas são muito úteis para orientar as suas estratégias.

Compreender estas métricas contribuirá para que os seus alojamentos de férias sejam mais prósperos. Os seus resultados também o ajudarão na tomada de decisões e até a identificar tendências. São igualmente uma ferramenta crucial para alcançar os seus objetivos, descobrir os seus pontos fracos e ser mais competente num mercado com grande procura. Venha descobrir com a Holidu os indicadores a ter em atenção.

Por que são tão importantes as métricas para o alojamento de férias? 

Quanto ganho ao arrendar a minha casa de férias? Todo o anfitrião deseja tirar proveito desta prática e, para isso, as métricas são um pilar fundamental. Funcionam como indicador de eficiência e fornecem dados importantes sobre a projeção do seu alojamento. Conseguir hóspedes é essencial, mas usar métricas é igualmente importante. O uso de métricas permite-lhe ter uma visão clara do desempenho do seu alojamento de férias e ajuda a destacar os seus pontos fortes. Se deseja conhecer o verdadeiro potencial do seu alojamento de férias, deve usá-las: as métricas são indispensáveis.

São também essenciais para tirar o máximo partido do seu alojamento, bem como para alcançar os seus objetivos. Alugar um apartamento de férias num portal de alojamento de férias não é suficiente para atrair muitos hóspedes. É importante avaliar a rentabilidade, verificar se as tarifas são adequadas e controlar a direção do seu negócio. 

Métricas mais importantes para alojamentos de férias

  • O ADR (Average Daily Rate) é o preço médio que os seus hóspedes pagam por passar uma noite no seu alojamento de férias. Seria uma média de todas as suas tarifas para o mesmo quarto. 
  • O índice de satisfação do hóspede é a pontuação de satisfação do hóspede. Uma métrica necessária para conhecer o grau de satisfação dos seus clientes em relação ao seu alojamento. 
  • A taxa de resposta é a taxa de resposta dos inquilinos. Neste percentual, entra o número de pessoas que concluíram a ação de alugar o alojamento em relação aos interessados, e neste contexto, o número de vezes e a velocidade com que o anfitrião respondeu às suas perguntas. 
  • A taxa de ocupação refere-se à percentagem onde o alojamento foi ocupado. Estuda-se o período de ocupação durante um determinado tempo, seja dois meses ou um ano. 
  • O GSS é um sistema de soluções globais cuja missão é fornecer informações sobre o setor de alojamento de férias a nível mundial. É ideal para compreender as tendências dos hóspedes. 
  • Também é interessante a média de duração da estadia para obter uma média de quanto tempo os seus hóspedes permanecem no seu alojamento de férias. Seria o tempo que passam no seu alojamento. 
  • Os RevPAR (Revenue Per Available Room) são os rendimentos obtidos pela disponibilidade. Graças a este termo, poderá saber os benefícios gerados pelas reservas do seu alojamento de férias. 

Como funciona o RevPAR? 

Esta métrica é amplamente utilizada para verificar a rentabilidade de um alojamento de férias. Isso é feito através da taxa de ocupação e da disponibilidade. Se deseja saber como está a ir o seu alojamento de férias, se tem sucesso ou não, esta ferramenta é a mais adequada. E quanto maior for o número, melhor, pois isso significa que tem uma alta taxa de ocupação.

Mas é possível calcular o RevPAR? Claro que sim! E de uma forma muito simples e rápida. Basta multiplicar os seus alojamentos de férias pelo número de noites ocupadas. Um exemplo seria o seguinte: tem dois alojamentos de férias que foram ocupados durante 60 noites. Neste caso, multiplicar um número pelo outro dá-lhe 120 como resultado. E este seria o número total de noites.

Depois, teria de dividir o total obtido num mês pelo resultado anterior. Neste caso, por exemplo, se dividirmos 3000 euros de lucro mensal por 120, dar-nos-ia uma média de 25 euros por noite durante esse mês. No entanto, o RevPAR não leva em consideração os lucros, mas sim a ocupação. E por que é tão importante?:

  • Mede a rentabilidade
  • Otimiza as tarifas
  • Ajuda na tomada de decisões
  • Analisa as tendências
  • Avalia a eficiência do seu alojamento

Que situações afetam o desempenho das métricas na alocação de férias? 

Em primeiro lugar, as opiniões dos hóspedes podem fazer-nos perder clientes. Por isso, é necessário trabalhar na experiência do hóspede, pois uma má avaliação pode não nos prejudicar, mas várias sim.

É evidente que os anúncios no site de alojamento de férias devem ser precisos. Não devem mostrar fotos ou informações enganosas aos hóspedes. Deste modo, só obterá más avaliações. Também é importante responder rapidamente aos pedidos dos clientes; quanto mais cedo, melhor.

Quanto mais trabalhar nestes aspetos, melhores serão os resultados nas métricas; afinal de contas, elas refletem as suas ações. O atendimento ao cliente também é essencial para que tudo corra bem. Por isso, a Holidu recomenda-lhe que ofereça um alojamento de férias de qualidade, mime os clientes e respeite a informação fornecida. Mas se não implementar as métricas, nunca se aperceberá dos erros que está a cometer.

Outras métricas de interesse

Embora nos tenhamos concentrado nas métricas mais comuns, também existem outras que lhe serão muito interessantes. Este é o caso da taxa de reserva, que o ajudará a identificar padrões, pois analisa as reservas feitas num determinado período. A taxa de conversão estuda o número de pessoas interessadas e o número de hóspedes que acabam por reservar o alojamento de férias.

Por outro lado, tem a previsão de ocupação para avaliar a ocupação prevista da propriedade num determinado momento. Ao prever ocupações futuras em períodos específicos, será muito útil para se antecipar aos acontecimentos. Da mesma forma, a duração da estadia é outra vantagem, essencial para saber quantas noites, em média, os seus hóspedes permanecem no seu alojamento de férias.

Se começou recentemente a alugar alojamentos de férias, recomendamos-lhe que utilize as métricas desde o primeiro dia. Além disso, ajudá-lo-ão a ver como está a evoluir e a preparar estratégias. E se aluga alojamentos de férias há anos, também lhe recomendamos que as utilize, pois isso contribuirá para que consiga mais clientes.

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