Como se pode proteger como anfitrião de fraudes e enganos

Mantenha o seu alojamento de férias seguro

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  • Fraudes típicas dos hóspedes;
  • 5 dicas para evitar fraudes de reserva e pagamento;
  • Preste muita atenção ao phishing;
  • As fraudes mais comuns atualmente;
  • Roubo de identidade.
Come possono host e proprietari di casa vacanze o b&b proteggersi da possibili frodi?

Fevereiro 2024

Analisamos as fraudes mais comuns dos hóspedes em alojamentos de férias

O setor do turismo e, mais especificamente, o de alojamento para férias, também está a enfrentar a praga das fraudes online e tentativas de burla. Qualquer pessoa pode cair numa destas artimanhas, que podem ser virtuais ou em pessoa, razão pela qual é aconselhável estabelecer previamente diretrizes de prevenção e proteção ao apresentar a sua propriedade numa plataforma de aluguer de férias. Além disto, garantir a proteção dos acordos e estadias projeta uma imagem de profissionalismo aos hóspedes. Abaixo, detalhamos uma série de conselhos para arrendar o seu apartamento ou casa rural de forma segura, para que não caia nas principais fraudes em alugueres de férias. Seguindo os nossos conselhos rigorosamente, não terá nada a temer e poderá anunciar na Holidu com todas as garantias.

5 dicas para evitar fraudes em reservas e pagamentos

Escolha uma ferramenta de pagamento 100% segura

Se deseja evitar fraudes em apartamentos de férias, deve escolher métodos de pagamento que garantam segurança em ambas as direções; para os anfitriões e para os hóspedes. Os bancos, com métodos de segurança mais sofisticados, costumam apoiar os seus utilizadores em casos de fraudes. Existem também garantias em ferramentas de pagamento universais como PayPal ou Stripe.

Atenção, em qualquer caso, à introdução do Bizum. Os principais bancos do país adotaram esta modalidade de pagamento, que, por ser ainda muito recente, está a ser utilizada por alguns burlões. A sua tática consiste em enviar um pedido de pagamento aos anfitriões com qualquer desculpa (um reembolso da reserva, uma compensação, etc.) ou sem ela, para que os proprietários paguem uma determinada quantia por engano.

Em qualquer caso, deve estar atento a qualquer pedido de pagamento, especialmente aqueles fora das plataformas habituais. Considere que a intenção dos burlões é não deixar rastros do seu crime.

Verifique a identidade dos seus hóspedes

Pode parecer muito óbvio, mas é indispensável verificar a identidade das pessoas que desejam alugar a sua casa de férias. Ao alugar um apartamento de férias, peça os documentos nacionais em vigor e, se necessário, faça uma pesquisa simples na internet para verificar a identidade dos hóspedes. Desconfie de qualquer e-mail que chegue com nomes pouco comuns , com pedidos estranhos e os e-mails do spam. Tudo o que seja um comportamento invulgar deve ser colocado em questão.

Mantenha uma política rigorosa de transparência, pagamentos e devoluções

Os criminosos costumam evitar os proprietários que são exigentes e escrupulosos com os métodos de registo e pagamento. Se estabelecermos diretrizes rigorosas e inflexíveis para reservas e cancelamentos ao anunciar uma propriedade de férias, estaremos a fazer uma triagem de possíveis burlões. No caso de ter que efetuar um reembolso do dinheiro que lhe foi pago, verifique sempre a reserva em questão, os detalhes da mesma e a identidade dos hóspedes. Não seria a primeira vez que estes se fazem passar por um hóspede anterior para reclamar algum problema na estadia e receber uma compensação diretamente nas suas contas.

A nível comunicativo, a sua casa de férias deve ser irrepreensível e informar todos os detalhes do contrato: tarifas e condições de pagamento, depósitos ou cauções antecipadas, detalhes de cancelamento, regras da casa, etc. Uma má comunicação não abre apenas a porta para fraudes, mas também para mal entendidos.

Preste muita atenção ao phishing

Como proprietário de uma habitação anunciada num site de aluguer de férias, irá receber uma abundância de e-mails diários. Muito provavelmente, alguns deles tentarão roubar o seu dinheiro através de estratégias sofisticadas de phishing. Os hackers que costumam desenvolver este tipo de estratégias fraudulentas podem fazer-se passar pelo seu banco, fornecedor de telefone, gás ou eletricidade, ou simplesmente por um sócio, ou familiar que tenha.

Estas tentativas de fraude também podem chegar por SMS ou WhatsApp, e até mesmo por um código QR. O objetivo é sempre o mesmo: convencê-lo a fazer uma transferência por vontade própria ou obter os dados da sua conta bancária para que possam gerir alguma operação por si mesmos. Por isso, examine cuidadosamente qualquer tipo de comunicação que receber e desconfie de operações não rotineiras solicitadas pelos futuros hóspedes.

Denuncie as tentativas de burla

Denunciar as tentativas de burla é fundamental. Se teve a infelicidade de ser vítima de uma fraude (ou de uma tentativa), o próximo passo é ir à esquadra para comunicar o sucedido. Uma denúncia atempada pode alcançar vários objetivos:

  • A polícia recolherá informações e dados sobre os diferentes métodos de burla e poderá estudar protocolos de prevenção no futuro.
  • Pode-se investigar sobre os possíveis autores e levá-los à justiça.
  • Transmite uma imagem de anfitrião sério e implacável.

Conheça as fraudes mais comuns atualmente

O hóspede arrependido

Funciona da seguinte maneira: os ladrões utilizam algum tipo de recibo de pagamento (falso, obviamente) ou depósito reversível para garantir que a estadia foi paga e alegam qualquer desculpa para exigir um reembolso. Aproveitam o facto de muitos anfitriões não estarem familiarizados com a aparência das transferências bancárias para lançar a sua armadilha.

Chantagem com avaliações

É uma fraude conhecida em vários casos no nosso país. São pessoas que fazem uma reserva e depois a cancelam; em seguida, pedem uma compensação alegando algum motivo sem sentido (atraso no cancelamento, tratamento recebido, comunicação, etc.). Se não a recebem, chantageiam o anfitrião ameaçando encher a internet com avaliações negativas sobre a sua propriedade. Alguns, preocupados com a sua reputação digital, cedem e acabam sendo extorquidos.

Roubo de identidade

Parecem casos de filme, mas são tão reais como a vida mesma. Houve situações em que alguém obtém os dados dos futuros hóspedes e, mais tarde, se identifica e se apresenta como tal para depois solicitar um cancelamento antecipado. O dinheiro é recebido numa nova conta bancária ou diretamente em dinheiro. No final, os verdadeiros hóspedes ficam sem a sua reserva e o anfitrião sem o seu dinheiro.

Casos de reclamações falsas

Outro golpe em apartamentos de férias que está a ganhar fama é o das reclamações falsas. São hóspedes que desejam ficar gratuitamente e reclamam de ruídos, maus odores, sujidade ou simplesmente afirmam que algo não funciona. Em alguns casos, são os próprios viajantes que causam o problema no último dia. Finalmente, um anfitrião atordoado deposita uma compensação, muitas vezes sem estar ciente da fraude.

Agora que conhece algumas das principais fraudes em alojamentos de férias, cabe-lhe estar atento e tentar combatê-las para receber os hóspedes com confiança, minimizando os riscos

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