Os 5 melhores destinos para investir na Alemanha
Entre o risco e o investimento seguro - o que os investidores devem ter em atenção

Maio 2025
O turismo alemão está em crescimento e pode constituir um setor interessante para potenciais investidores. Hoje, muitas pessoas que têm propriedades no país, optam por transformá-lo num espaço de alojamento, aproveitando um portal de reservas de férias como a Holidu para anunciar alojamento de férias e garantindo uma boa rentabilidade com a estadia de turistas nacionais e internacionais.
Além destes anfitriões, que tinham já propriedades disponíveis para utilização lucrativa, outros investidores poderão estar interessados na aquisição de imóveis para posterior rentabilização. Se este for o seu caso, pode estudar de forma mais criteriosa o mercado, para perceber quais as regiões onde arrendar casas de férias pode ser mais vantajoso para si.
Para o ajudarmos nesta tarefa, daremos alguns insights sobre o mercado de arrendamento, para que saiba onde comprar casa de férias, com base nas tendências do turismo nacional e nas preferências de quem faz férias curtas na Alemanha.

Aspetos a considerar ao investir na Alemanha
Todos os investidores procuram a dica secreta de férias na Alemanha, para garantirem que o seu investimento é bem-sucedido e eficaz. Ainda que não exista uma dica única, o facto é que considerar todos os aspetos relevantes antes de investir pode contribuir para o sucesso, evitando que cometa erros ou ilegalidades com consequências prejudiciais. Para investir em imóveis na Alemanha, deve, por isso considerar:
- Obrigações legais: nem todas as zonas permitem a exploração de alojamento turístico e, por isso, a avaliação da regulamentação urbana baunutzungsverordnung (BauNVO) será crucial. Escolha uma zona que não esteja restrita nem condicionada para a atividade. Não se esqueça também de declarar a atividade e de registar o alojamento local pelas vias adequadas;
- Obrigações fiscais: além dos impostos inerentes à aquisição (como o imposto sobre a transmissão de bens imóveis) tem ainda de considerar as taxas e impostos aplicáveis na Alemanha para a atividade de alojamento turístico, tendo em mente o imposto sobre rendimentos, o IVA, o imposto turístico municipal, o imposto de contribuição autárquica predial e, eventualmente, também o imposto comercial. O cumprimento dos termos legais é fundamental para garantir o retorno financeiro e lucro futuro, garantindo que está em conformidade com as exigências alemãs. Fique também atento a eventuais benefícios fiscais aos quais possa ter direito;
- Localização do imóvel: escolher uma boa localização, onde consiga fazer um bom investimento imobiliário e explorar uma casa de férias num ambiente de maior procura turística será o ideal para que consiga rentabilizar esta atividade. Além das cidades mais reconhecidas e turísticas, também terá vantagem em aproveitar as tendências do turismo e comprar casa de férias junto ao mar ou próxima dos monumentos mais aclamados;
- Tendências de mercado: sendo um mercado relativamente estável no seu crescimento, poderá construir um negócio lucrativo ao conhecer os tipos de turismo mais aclamados. Imóveis sustentáveis, perto da praia ou em regiões remotas e propícias à contemplação parecem estar a ganhar popularidade junto dos turistas mundiais.
5 melhores regiões para investir
Conhecendo a importância dos aspetos que anteriormente referimos, torna-se, então, pertinente saber quais são as melhores regiões para investir e porquê. Considere as seguintes:
- Berlim e arredores
- Mar Báltico
- Pfälzerwald
- Allgäu
- Dresden
1. Berlim e arredores
Não é uma surpresa que Berlim e os seus arredores se apresentem como um foco de grande interesse para investidores. A riqueza cultural, artística e histórica – onde se incluem monumentos como a Porta de Brandeburgo, o edifício de Reichstag ou o Muro de Berlim – fazem com que a procura turística seja intensa ao longo de todo o ano e tornam Berlim a cidade mais visitada do país. Esta região conta com um mercado imobiliário em alta e será importante que conheça bem a Zweckentfremdungsverbot, lei que proíbe o uso de imóveis para fins turísticos em algumas zonas, para garantir que escolhe um imóvel passível de explorar neste mercado. Ainda que possa ser desafiante encontrar um imóvel adequado, no entanto, este esforço será certamente compensado pelo imenso potencial da região. Assim, recomendamos que explore as suas opções na cidade e nos seus arredores.
2. Mar Báltico
Uma grande maioria dos viajantes gosta de fazer praia durante as suas férias e, por isso, os investidores que compram uma casa de férias para arrendar no Mar Báltico podem esperar que o seu investimento venha a gerar uma rentabilidade segura, ideal para quem quer garantir a estabilidade no lucro do negócio. Tratando-se de uma das regiões mais visitadas da Alemanha, esta conta com um mercado estável para os anfitriões. Ainda que a procura seja afetada pela época do ano, considera-se que existe, aqui, uma rentabilidade expectável a longo prazo. Nesta região encontrará zonas nas quais o investimento imobiliário será mais dispendioso (como Timmendorfer Strand) e zonas mais económicas (normalmente mais afastadas da orla costeira). A escolha dependerá do seu público-alvo e do tipo de negócio que quer abrir. Salientamos ainda que, no Mar Báltico, facilmente encontrará empresas de gestão profissional que poderão ajudá-lo a garantir o sucesso do seu alojamento local.
3. Pfälzerwald
Esta região é ideal para os turistas que amam o contacto com a natureza, estando considerado um dos tesouros secretos do turismo alemão. Nesta região, a procura turística não é massiva, o que cria um polo de investimento apelativo para quem busca um mercado menos competitivo, mas em crescimento. Por não ser tão turística, os investidores podem, aqui, encontrar imóveis mais económicos e iniciar a sua atividade num ambiente de grande riqueza histórica, cultural e, principalmente, natural.
4. Allgäu
Allgäu é um destino apelativo para viajantes que procuram o contacto com a natureza e torna-se, por isso mesmo, interessante para os investidores que queiram apostar num alojamento ecológico, sustentável ou de turismo da natureza, aproveitando ainda o interesse daqueles que gostam de desportos de inverno e de turismo cultural.
Esta região destaca-se pela beleza natural das suas pastagens verdejantes, pelos palácios e castelos, bem como por ser o ponto de partida para muitos aventureiros que se dedicam às rotas de férias no sul da Alemanha. Nesta localidade encontrará alternativas de investimento mais dispendiosas, nas proximidades dos principais pontos de interesse, ou mais económicas, nas imediações. Assim, o melhor é avaliar qual o tipo de negócio que pretende e avaliar o risco, tendo em mente qual é o melhor investimento.
5. Dresden
Por fim, de entre os múltiplos destinos interessantes para investimento na Alemanha, selecionámos também Dresden, a capital da Saxónia e os seus arredores. Situada na região leste, esta localidade é muito procurada por quem gosta do turismo cultural, sendo rica em história e património. Os múltiplos museus, a barroca igreja Frauenkirche ou o palácio Zwinger são alguns pontos de interesse para os viajantes, e que motivam a reserva de alojamento de férias nesta região. Além disso, os investidores apreciarão os valores competitivos do mercado em comparação com outras cidades relevantes, como Munique ou Berlim.
Em suma
O sucesso do mercado turístico alemão pode ser um incentivo para arrendar casas para férias ou investir nos melhores locais na Alemanha e comprar uma propriedade para este efeito.
Hoje, a imensa procura turística leva muitas pessoas a procurar alojamento num site web de aluguer de férias como a Holidu ou a Airbnb, com a intenção de fazerem férias perto da Alemanha ou no próprio país. Regiões como Berlim, o Mar Báltico, Allgäu ou Dresden são, como vimos, um bom investimento.
Assim sendo, o melhor será avaliar qual a sua localidade favorita e conhecer todas as regulamentações do setor, para avançar, de forma criteriosa e informada, para o setor do alojamento local alemão e começar a rentabilizar o seu investimento.