Destinos turísticos emergentes para investir em casas de férias na Itália

Descubra os destinos turísticos emergentes em Itália

magazine_image

Janeiro 2026

O mercado dos alojamentos de férias são, há vários anos, uma oportunidade sólida, graças à procura turística em constante crescimento. Nos últimos tempos, têm tido um grande sucesso as localidades emergentes, cada vez mais solicitadas pelos visitantes devido aos seus preços mais acessíveis. Tal representa uma excelente oportunidade de negócio para os anfitriões que pretendem investir em imóveis com um orçamento reduzido. De facto, enquanto nas cidades de Florença, Roma ou Veneza os mercados estão quase saturados e exigem grandes investimentos, em Itália existem inúmeros locais que garantem uma rápida rentabilidade, devido ao baixo custo de aquisição. Estas são as melhores opções se estiver a pensar em investir em casas de férias em Itália.

Compensa investir em imóveis num destino emergente?

Os mercados turísticos menos explorados oferecem diversas vantagens, entre as quais se destacam:

  • Custos iniciais menores: nas zonas menos conhecidas, o preço por metro quadrado é significativamente mais baixo, pelo que é possível aceder ao setor imobiliário com menos capital;
  • Possibilidade de revalorização: se o desenvolvimento turístico da zona progredir, poderá vender a casa por um preço mais elevado daqui a alguns anos. Portanto, um investimento em casas de férias pode gerar dois tipos de benefícios a médio prazo: a renda assegurada pelo aluguer e o lucro com uma venda futura.
  • Altas taxas de ocupação: a menor presença de outros anfitriões no território traduz-se numa maior possibilidade de alugar o seu apartamento, não só durante a época alta;
  • Preços competitivos: o atrativo destas zonas também deriva das suas tarifas. Além disso, em muitas áreas emergentes não são aplicadas taxas de estadia (IVA), que em cidades como Roma ou Milão podem superar os 30 euros por noite para uma família, pelo que os turistas procuram outras localidades.

Um investimento imobiliário para rendimento: O que deve considerar

Qualquer projeto deste tipo deve ser planeado com o máximo cuidado, de modo a calcular com precisão os custos e a rentabilidade potencial.

Análise de mercado 

Um dos primeiros aspetos a considerar é a escolha da zona. Para se assegurar de que é vantajoso investir em imóveis em Itália, é necessário saber se a procura é apenas sazonal ou se existem regulamentações locais que limitem o setor.

Orçamento total 

Ao estabelecer o seu orçamento, além do preço do imóvel, deve somar outros gastos:

  • Gastos de notário;
  • Impostos (IVA ou transmissões patrimoniais);
  • Comissões de qualquer portal de alojamento de férias que decida utilizar;
  • Custos operacionais: manutenção, seguros e impostos recorrentes;
  • Reforma: é fundamental estimar o custo das obras e a adequação das instalações antes de compra;
  • Mobiliário e serviços: para alugar o seu apartamento de férias com sucesso, é imprescindível oferecer comodidades como wifi de banda larga e móveis funcionais;
  • Custos de promoção: para anunciar a sua casa de férias, precisa de aplicar estratégias de marketing, desde as redes sociais até à criação de um website de alojamento local.

Onde investir em imóveis em Itália

Existem numerosas regiões em Itália em expansão, onde é muito rentável investir no mercado imobiliário. As principais são:

Úmbria 

A Úmbria é uma região que desfruta de um turismo em auge, graças às suas esplêndidas vilas medievais, à sua natureza virgem e ao seu vasto património artístico e espiritual; Cidades como Assis e Spoleto atraem todos os anos milhões de visitantes de todo o mundo, enquanto as zonas imersas na natureza são palco de um turismo mais lento. Este tipo de férias está muito na moda nos últimos anos, já que atrai pessoas que desejam passar uns dias de completo relaxamento em contacto com a natureza e realizar atividades benéficas como a meditação e o ioga. 

O potencial da Úmbria é um dos mais interessantes, também, pela sua excelente gastronomia e pela possibilidade de praticar desportos como o pedestrianismo e o ciclismo. Além disso, as reservas a médio e longo prazo são mais rentáveis para o anfitrião, já que alguns custos, como os de limpeza, são reduzidos. As casas de maior sucesso na Úmbria são aquelas que oferecem espaços verdes e piscinas regeneradoras, que podem ser desfrutadas em qualquer época do ano, inclusive no verão.

Apúlia

A Apúlia é conhecida pelo seu turismo de massas, que envolve localidades como Bari e as do Salento, que são o centro das atenções durante a temporada estival. Na verdade, há zonas na região onde o turismo está a crescer e onde é possível comprar um imóvel em Itália por um valor muito inferior ao das cidades mais populares. 

Uma zona a considerar investir em imóveis na Itália é o Vale de Itria, onde localidades como Martina Franca e Cisternino estão menos saturadas que os principais destinos regionais e contam com um património de grande valor, composto por aldeias históricas, olivais centenários e as emblemáticas masserie (quintas fortificadas). Além disso, a zona está perto do mar e inclui uma das localidades mais características de Itália: Alberobello, a cidade dos trulli.

Abruzo 

Esta região do centro de Itália oferece uma excelente relação qualidade-preço. O Abruzo é uma boa opção para comprar um imóvel para rendimento, já que oferece uma ampla variedade de atrações de todo o tipo: a sua combinação de mar, montanha e aldeias históricas é extraordinária. A Costa dei Trabocchi, por exemplo, é uma maravilhosa zona costeira da província de Chieti, com um turismo constante, mas não excessivo. Além das férias de praia, os visitantes sentem-se atraídos por experiências como o cicloturismo, graças às numerosas rotas e ciclovias, bem como pela gastronomia local. 

Outras zonas onde se pode investir são o Gran Sasso e o Parque Nacional de Abruzzo, ideais para passear. No inverno, o planalto de Rocche, em particular a estância de esqui de Campo Felice, é muito popular. 

Comprar uma propriedade nas zonas mais conhecidas pode ser um investimento rentável, já que os hóspedes poderão usufruir das instalações por um valor mais baixo. Dois exemplos são Tornimparte e Lucoli, cidades próximas das estâncias, mas com preços mais acessíveis.

nick-fewings-1SsUquHPNT8-unsplash-min

Outros artigos nesta categoria

Receba sempre as últimas dicas de viagem, descontos de última hora e outras ofertas imbatíveis para casas de férias.
Ao clicar em 'Subscrever', dou o meu consentimento para que o Grupo Holidu (Holidu GmbH e Holidu Hosts GmbH) me envie o conteúdo mencionado acima por e-mail. Para tal, também permito que o Grupo Holidu analise os meus dados de abertura e cliques de e-mail e personalize o conteúdo da comunicação de acordo com os meus interesses. Posso revogar o consentimento concedido a qualquer momento com efeito para o futuro. Para mais informações, consulte a nossos CGT e Política de Privacidade.