As cidades que estão completamente cheias de turistas

magazine_image

A sonhar com uma fuga de verão para a sua cidade europeia favorita? Talvez queira pensar duas vezes sobre estes locais. Estas são as cidades mais sobrelotadas da Europa que poderá querer evitar durante o verão. Mas não tema, temos também os melhores momentos para visitar estes destinos, para que não tenha de os esquecer!

 

A Holidu, o portal de reservas para casas de férias, decidiu descobrir as cidades com o maior número de turistas por habitante. Utilizando dados estatísticos, este estudo foi realizado utilizando o número de turistas anuais em 2019, em comparação com a população da cidade. Continue a ler para descobrir estes locais sobrelotados a evitar no verão.

1. Dubrovnik, Croácia -36 turistas por habitante

É oficial – Dubrovnik é a cidade mais sobrelotada da Europa! Conhecida pelos seus espantosos telhados cor de laranja e pelos mitos e fantasias de Game of Thrones, Dubrovnik tem um espantoso número de 36 turistas para cada um dos seus habitantes! Tendo uma população relativamente pequena, Dubrovnik vê um enorme fluxo de turistas durante os meses de verão, especialmente em julho e agosto. Recomendamos uma visita no início de maioe meados de setembro ou de outubro, para evitar as multidões. Embora ainda haja alguns eventos em setembro que atraem visitantes internacionais, tais como o Festival Internacional de Música do Final do verão, a maioria dos visitantes já não estarão presentes.

 

Descubra casas de férias para alugar em Dubrovnik

02 Dubrovnik, Croatia credit Hans Jurgen Weinhardt via unsplash

Dubrovnik, Croatia credit Hans Jurgen Weinhardt via Unsplash

2. Veneza, Itália – 21 turistas por habitante

A próxima cidade na nossa lista é Veneza. Com as suas pequenas ruas e pontes estreitas, faz sentido que esta cidade se sinta superpovoada! Veneza tem uma história complicada com o excesso de turismo, sendo que deste elevado número anual de turistas advém uma enorme pressão sobre as infra-estruturas da cidade. Um dos principais problemas são os turistas de dia, turistas que normalmente vêm de navios de cruzeiro que param apenas durante algumas horas e não oferecem verdadeiros benefícios económicos para a cidade. A cidade proibiu mesmo os navios de navegar através do centro da cidade de Veneza em agosto de 2021 e, a partir de 16 de janeiro de 2023, Veneza exigirá aos turistas de dia que façam reservas e paguem uma taxa para entrar na cidade. Recomendamos a visita de setembro a novembro e a estadia de, pelo menos, 2 a 3 noites. Dê o seu melhor para fazer compras e comer localmente para promover o turismo sustentável em Veneza!

 

Descubra casas de férias para alugar em Veneza

Venice credit Levi van Leeuwen via unsplash

Veneza, Itália crédito Levi Van Leeuwen via Unsplash

3. Bruges, Bélgica – 21 turistas por habitante

Em terceiro lugar está a maravilha arquitetónica medieval de Bruges. Bruges é uma pequena cidade com uma grande reputação, e que, por isso, conta com 21 turistas por habitante. Os turistas reúnem-se maioritariamente para apreciar a arquitetura deslumbrante e os canais pitorescos da cidade. Bruges possui também o estatuto de Património Mundial da UNESCO, pelo que é uma cidade de visita obrigatória. No entanto, com 21 turistas por habitante, recomendamos que vá no início de maio ou de setembro.

Bruges, Belgium den-harrson-APhwx25o_8Y-unsplash

Bruges, Bélgica crédito den-harrson via Unsplash

4. Rodes, Grécia – 21 turistas por habitante

Em quarto lugar na nossa lista encontra-se Rodes, na Grécia, a maior das ilhas do Dodecaneso! Rodes é conhecida pelas suas antigas ruínas e estâncias balneares deslumbrantes e, por isso, é fácil de perceber porque é que tem 21 turistas por habitante. Com ruas e palácios medievais, aqui pode facilmente conjugar história e praias deslumbrantes, tudo no mesmo local. Recomendamos vivamente uma visita entre os meses de abril e maio, para evitar a época alta das férias, multidões e preços mais elevados.

 

Descubra casas de férias para alugar na Grécia

Rhodes, Greece credit Benjamin Recinos unsplash

Rhodes, Grécia crédito Benjamin Recinos via Unsplash

5. Reykjavik, Islândia – 16 turistas por habitante

De seguida na lista, com 16 turistas por habitante, Reykjavik, que se encontra em 5.º lugar. Conhecida pela sua natureza pitoresca e paisagens escarpadas, a Islândia ostenta lagoas azuis, glaciares extraordinários e vulcões ativos. Reykjavik é conhecida por acolher uma vida noturna animada e grandes festivais de música. A época alta da Islândia (surpresa, surpresa!) é durante os meses de verão, entre junho e agosto, quando o clima é mais ameno e há mais luz do dia. Maio e setembro são os meses ideais para quem procura umas férias mais calmas, uma vez que são conhecidos por terem menos público.

Reykjavik, Iceland credit Annie Spratt via unsplash

Reykjavik, Islândia crédito Annie Spratt via Unsplash

Quem completa a lista dos 10 mais superlotados?

6. Florença, Itália – 13 turistas por habitante

7. Heraklion, Grécia – 13 turistas por habitante

8. Amesterdão, Holanda – 12 turistas por habitante

9. Dublin, Irlanda – 11 turistas por habitante

10. Tallinn, Estónia – 10 turistas por habitante

Metodologia:

Esta classificação foi realizada utilizando o número de turistas em 2019 (o último ano pré-pandémico) para cada cidade nas listas de cidades mais visitadas de The Savvy Backpacker e Air Mundo. Com estes dados, extraímos as populações e classificámos cada cidade da mais alta para a mais baixa com base no número de turistas por habitante, dando prioridade às cidades com mais turistas. Todas as cidades, tanto da Rússia como da Ucrânia, foram retiradas desta classificação.

Outros artigos nesta categoria

Viagens e Lifestyle

As melhores cidades gastronómicas de 2022

Viagens e Lifestyle

De Munique a Lisboa: A Bookiply, filial da Holidu, abre o seu segundo escritório em Portugal

Viagens e Lifestyle

As 10 praias mais procuradas para 2022

Viagens e Lifestyle

As melhores cidades para a comunidade LGBTQ

Viagens e Lifestyle

Os 10 festivais mais populares de Portugal

Viagens e Lifestyle

Os melhores destinos de f1 para visitar em 2022