Lisboa em bicicleta

Lisboa em bicicleta

Temos 22 940 Ciclismo. Compare e reserve ao melhor preço!

Férias para pedalar no Algarve

O Algarve preenche todos os requisitos para quem gosta de andar de bicicleta nas férias. O clima aprazível, a qualidade magnífica dos percursos heterogéneos e as características geográficas do sul do país seduzem todos os anos milhares de amantes de ciclismo vindos de vários quadrantes. Podemos dividir as opções de percursos de bicicleta entre as rotas de estrada – em que predomina o asfalto e rareiam os vestígios de natureza ou vida selvagem - e os percursos de cicloturismo mistos, onde os passeios se fazem por calçada, terreno não pavimentado, passadiços ou até gravilha compacta. Aqui iremos explorar várias opções de alojamento, os melhores passeios de bicicleta no Algarve e dicas úteis para aproveitar as suas férias na plenitude.

Inicie a sua pesquisa

Ficar numa casa de férias, quinta ou herdade no Algarve

Porque deve ficar numa quinta ou herdade durante as suas férias?

Enquanto descobre a miríade de percursos de bicicleta no Algarve precisará de um bom sítio para ficar, atendendo às especificidades das suas férias. Pode encontrar centenas de quintas e herdades no Algarve espalhadas por locais tão diversos como Almancil, Albufeira, Vilamoura, Faro e Lagos. Ao contrário de um hotel ou apartamento, uma quinta permite-lhe ter o espaço suficiente para guardar a sua bicicleta e relaxar rodeado pela natureza verdejante após um dia a pedalar. As comodidades mais interessantes das quintas e herdades são as piscinas, jardins, proximidade das praias e as vistas bucólicas. O Agriturismo ganhou uma maior popularidade nos últimos anos e este tipo de alojamento é dos mais procurados pelos amantes das duas rodas.

Que tipo de casas de férias existem no Algarve?

A zona sul do país é conhecida pela oferta extremamente rica de alojamento, desde as opções de luxo até às mais económicas. Com efeito, poderá encontrar várias casas de férias que se adaptam às necessidades da sua estadia e ao número de pessoas com que pretende passar férias. Casas com piscina, churrasqueira e terraço permitem-lhe passar tempo de qualidade com a sua família ou amigos e relaxar depois de um dia de passeios de bicicleta no Algarve. Pode encontrar casas de férias com estas características em cidades populares como Vilamoura, Albufeira, Lagos e Tavira. Comodidades como máquina de lavar roupa, ar condicionado e cozinha equipada emprestam também um conforto ímpar para quem prioriza a prática do desporto e tem planos de férias mais longos.

Encontrar Ciclismo no Algarve

Dicas para passeios de bicicleta no Algarve

Circuito Ponte Antiga – Rio Gilão

Este trilho de 3 horas e 15 minutos faz-se ao longo de 49.2 km e tem uma dificuldade moderada. Durante o caminho, espere ganhar 240 metros de altitude e passar por locais bonitos, como Cacela Velha, salinas em atividade, a Ponte Antiga e o Rio Gilão. O percurso faz-se maioritariamente em asfalto, o que facilita a conclusão do mesmo. Ainda assim, este caminho não é aconselhado a pessoas sedentárias, devido à sua duração e a alguns segmentos mais espinhosos. Em Cacela Velha recomendamos uma paragem na praia para recarregar energias ou refrescar um pouco o corpo.

Circuito Lagos – Fortaleza de Sagres

Este é um dos circuitos mais difíceis para ciclistas amadores, devido à sua altitude de 1100 metros e à distância de 114 km. Pela sua duração aproximada de 7 horas e 20 minutos, este é um trilho que faz sentido para ocupar um dia inteiro, partindo de Portimão bem cedo e regressando ao final da tarde. Pelo meio, existem muitos pontos de interesse como, por exemplo, o Moinho de Odiáxere, a Marina de Lagos, o Forte da Bandeira e a Fortaleza de Sagres. O longo e exigente caminho obriga pelo menos a duas paragens mais prolongadas, pelo que sugerimos que aproveite algum tempo na cidade ou nas praias de Lagos e mais à frente descanse um pouco junto à Fortaleza de Sagres.

Circuito Luz – Marina de Lagos

Embora curto, este é um percurso de ciclismo difícil e recomenda-se que esteja em boa forma para conseguir completar os 40.1 km de caminho. Conte com cerca de 3 horas de duração para este circuito e alguns obstáculos que oferecem diversidade ao passeio. O trajeto contempla duas pontes móveis e, por isso, deve consultar o horário de funcionamento antes de iniciar viagem. Existe também um segmento em que terá de empurrar a bicicleta durante pouco mais de 1 km, incluindo um lance de escadas. Os destaques do percurso vão para a Praia da Boca do Rio, a Igreja da Luz e a Marina de Lagos. Em termos de subidas, espere ganhar cerca de 490 metros de altitude durante este passeio. A dureza de alguns segmentos do percurso é recompensada com as magníficas vistas de Lagos.

Vista da Lagoa – Marina de Vilamoura

Este circuito de dificuldade moderada é feito maioritariamente em superfícies pavimentadas e adequa-se a qualquer nível de experiência. Existem transportes públicos com paragem no ponto de partida e segmentos em ciclovia, estrada e caminho. Em média, os praticantes demoram 2 horas e 20 minutos a completar os 32.4 km deste circuito. Os destaques do percurso são a Vista da Lagoa, o Casino e a Marina de Vilamoura e a Praia dos Tomates. Aproveitando a presença em Vilamoura, pode complementar este trilho de bicicleta com uma tarde na praia, uma prova de vinhos regionais ou uma partida de golfe no Algarve.

Férias em Lisboa com pé nos pedais

Lisboa é uma cidade que tem tudo o que precisa para garantir a diversão, relaxamento e conforto, ma as atividades físicas também são parte do que encontra no coração citadino e na sua envolvente. Os passeios de bicicleta em Lisboa são muito apreciados, não só porque a cidade oferece todas as condições para que este veículo tenha destaque nas suas ruas, com o sistema da Gira, como pelo facto de integrar ciclovias destinadas ao lazer na sua malha urbana e oferecer percursos de bicicleta na Natureza nos seus arredores e na sua Mata Florestal de Monsanto. Na própria cidade e em destinos que ficam a meia hora ou menos de viagem, terá espaços de grande biodiversidade, que o convidam a pedalar por entre a paisagem natural e selvagem. Além disso, por ter vários tipos de trilho (incluindo estradas, ciclovias, trilhos pavimentados, trilhos em gravilha compacta ou caminhos terra batida) pode encontrar percursos para todos os ciclistas, independentemente da sua idade ou condição física. Assim, pode aproveitar o melhor de Lisboa de forma sustentável e garantir umas férias divertidas e com muitos momentos de prática física ao ar livre.

Inicie a sua pesquisa

Apartamentos de férias em Lisboa para relaxar antes ou depois de pedalar

Porque deve ficar num apartamento de férias durante a estadia em Lisboa?

Conhecer os muitos percursos e trilhos de bicicleta ou aventurar-se a conhecer Lisboa em bicicleta exige que tenha um lugar aconchegante e cómodo para ficar, que atenda às suas necessidades e garanta o bem-estar durante o tempo da estadia e, para isto, não há melhor opção do que os apartamentos de férias em Lisboa que encontra em várias regiões da cidade, incluindo em Belém e no Parque das Nações: locais onde encontrará ciclovias e percursos ideais para fazer de bicicleta. De entre as comodidades que pode aproveitar nestes apartamentos, incluem-se divisões amplas e climatizadas, assim como, em alguns casos, vistas apelativas sobre a capital lisboeta ou o rio Tejo. Alguns dos apartamentos, tal como a prática, têm fortes princípios de sustentabilidade, adequando-se a quem procura uma experiência de férias amigas do ambiente.

Onde pode encontrar apartamentos de férias na Grande Lisboa?

Quem procura os melhores percursos de bicicleta em Lisboa e prefere pedalar em ambientes mais naturais, poderá preferir os trilhos que existem na envolvente da cidade, em localidades que ficam a menos de meia hora de viagem. Seja para andar de bicicleta ou para umas férias de caminhadas em Lisboa a região de Sintra e Cascais podem ser muito apelativas para os viajantes, havendo vários espaços florestais protegidos e ambientes naturais que convidam para que pratique as suas atividades favoritas, ao mesmo tempo que aproveita para se divertir em família ou com os seus amigos. Os apartamentos de férias nestas regiões convidam ao relaxamento para que tudo corra, de facto, sobre rodas. Comodidades como máquinas, ar condicionado e utensílios de cozinha contribuirão para que tenha tudo o que precisa quando não estiver a praticar o seu desporto favorito.

Dicas para passeios de bicicleta em Lisboa e nos arredores

Ciclovias urbanas de Lisboa

A app Gira permite que alugue a sua bicicleta em Lisboa e faça os passadiços que esta cidade oferece, sendo que basta instalar a aplicação, registar-se, adquirir o passe e desbloquear a sua bicicleta favorita. Há várias ciclovias na cidade, já que esta visa tornar-se uma capital sustentável. A Ciclovia Saldanha – Colégio Militar é uma das favoritas, levando-o ao coração alfacinha para momentos imperdíveis de pedalada. Outra opção é entre o Cais do Sodré e Algés, uma ciclovia com a vista rio e que permite que pedale em terreno plano, numa viagem de pouca dificuldade, ideal para famílias. Também entre Belém e o Parque das Nações encontra uma ciclovia interessante, que cobre a zona oriental num percurso de cerca de 16 km. Na cidade, a ligação entre o Campo Grande e o Parque das Nações, de apenas 2 km, merece também destaque, levando-o através da Avenida do Brasil e pelo Parque Urbano do Vale do Silêncio até esta zona nobre da cidade, onde terá as já mencionadas opções para pedalar à beira rio.

Percursos de Monsanto

O Parque Florestal de Monsanto conta com vários trilhos, que lhe valem a descrição de espaço privilegiado para a prática desportiva. Aqui encontra uma rede de percursos, que se estendem por cerca de 42 km. Estes percursos são ideais para os amantes de BTT, mas adequam-se a todos os tipos de ciclista.

Trilho do Avô

O circuito cénico do Trilho do Avô tem partida em Murches, em Alcabideche e trata-se de um percurso de 39,2 km, que muitos consideram desafiante. Este é um percurso de BTT que se destina a quem está em boa forma, embora não seja necessário ter muita experiência.

Trilho "Kamikaze"

Os ciclistas mais radicais poderão apreciar a dificuldade de um percurso cénico de 42,4 km destinado a BTT e que é adequado apenas a aos ciclistas com maior experiência. Em alguns dos seus troços, este percurso é apenas "downhill" exigindo mestria sobre pedais. As vistas do Parque Natural Sintra-Cascais dão uma motivação extra para que se aventure.

Circuito Lisbon Secret Spot

A Estrela é ponto de partida para este trilho desafiante de Lisboa, onde se cruzará com pelo menos uma subida ingreme. O percurso tem 32,4 km, com passagem por Monsanto e o seu miradouro panorâmico, pelo Moinho do Penedo e pelo Miradouro de Montes Claros. Uma oportunidade única para respirar ar puro, sem sair da cidade.

Percurso BTT Pedra Amarela – Peninha

Integrado também no Parque Natural de Sintra-Cascais encontra este percurso de BTT, com troços indicados para qualquer tipo de ciclista e condições ideais para pedalar em família, no abraço da natureza. Este(s) percurso(s) encontra(m)-se na encosta Sul da Serra de Sintra e fará com que se cruze com várias construções de pioneirismo e pontos de atividade desportiva e radical. Haverá atividades em curso em várias épocas do ano, incluindo o convite para a exploração na natureza, indicado para todas as idades. Neste local encontrará um trilho circular de 6,3 km com uma rota moderada, ideal para quem passa um fim-de-semana em Lisboa.

FAQs: Ciclismo no Algarve

O clima em Lisboa é propício para andar de bicicleta?

Lisboa é uma cidade de clima ameno ao longo de todo o ano e, apesar de algumas épocas poderem ser mais chuvosas, contam-se mais de 300 dias de sol anualmente. Desta forma, é muito provável que, na cidade, encontre um clima adequado à prática de ciclismo.

Existem trilhos urbanos em Lisboa?

Sim. Ainda que recomendemos a prática desportiva nos trilhos naturais de Cascais ou Sintra, a menos de meia hora de viagem, também há muitos percursos de bicicleta que se integram na malha da cidade. Além disso a cidade está maioritariamente preparada para que possa percorrê-la de bicicleta, já que tem vindo a modernizar-se no sentido de se tornar uma capital mais sustentável.

Destinos de férias nas proximidades de Ciclismo

A Holidu compara centenas de websites para encontrar o alojamento de férias perfeito pelo melhor preço.

Booking.com Ciclismo no AlgarveBooking.com Ciclismo no Algarve
Airbnb Ciclismo no AlgarveAirbnb Ciclismo no Algarve
Vrbo Ciclismo no AlgarveVrbo Ciclismo no Algarve
Bookiply Ciclismo no AlgarveBookiply Ciclismo no Algarve
FeWo-direkt Ciclismo no AlgarveFeWo-direkt Ciclismo no Algarve
Abritel Ciclismo no AlgarveAbritel Ciclismo no Algarve
HRS Ciclismo no AlgarveHRS Ciclismo no Algarve
500+