Caminhadas no Norte de Portugal

Caminhadas no Norte de Portugal

Temos 5 334 Caminhadas. Compare e reserve ao melhor preço!

Férias no Norte de Portugal: o prazer das caminhadas na cidade e nos arredores

Uma viagem ao Norte de Portugal é sempre surpreendente. A região conta com uma história rica, cidades como o Porto, em que o património natural encontra o meio urbano, enriquecido pelo património histórico e cultural, aldeias tradicionais e hospitaleiras, como o Sistelo, parques naturais repletos de paisagens encantadoras – como o Gerês – e uma gastronomia incomparável. Pelas suas caraterísticas, as localidades nortenhas são ideais para quem gosta de fazer caminhos pedestres no Norte de Portugal e quer aliar uma estadia ativa ao turismo cultural, gastronómico e natural. Os bungalows no Norte de Portugal oferecem as condições ideais para tudo isto, deixando-o na proximidade de alguns dos melhores trilhos para caminhadas na região, enquanto oferecem uma estadia cómoda.

Inicie a sua pesquisa

Norte de Portugal: um extraordinário destino para caminhadas

Motivos para escolher o Norte de Portugal se for amante de caminhadas

Qualquer amante de hiking ficará encantado com a variedade de opções para caminhadas no Norte de Portugal. Para começar, a maioria dos trilhos encontra-se em zonas que permitem a conexão com a natureza, podendo escolher a paisagem de que mais gosta: vales repletos de vinhas, vistas sobre o oceano, florestas verdejantes, serras bucólicas ou aldeias antigas. Além disso, a maioria dos trilhos disponíveis estão bem sinalizados e integram-se nas redes nacionais (PR ou GR), sendo acessíveis e sustentáveis, graças ao investimento municipal nas suas estruturas. Frequentemente passando por aldeias tradicionais, alguns trilhos apresentam mais da cultura nortenha e também tesouros do património, como moinhos ou espigueiros. No final destas caminhadas, a gastronomia de cidades como Mirandela, Porto, Braga e muitas outras será também uma agradável surpresa, ideal para recuperar a energia e preparar o corpo para novos trilhos.

Quais são os melhores percursos de caminhada no Norte de Portugal?

O Norte de Portugal estende-se por 21.286 quilómetros quadrados, integrando o Minho, a região do Tâmega, a Área Metropolitana do Porto, o Douro e Trás-os-Montes e, por isso, existem inúmeras cidades, vilas e aldeias nas quais pode encontrar trilhos e dedicar-se às caminhadas no Norte de Portugal. Alguns exemplos são o Trilho das 7 Lagoas, no Alto Minho, que o leva, através de um percurso exigente, a pontos naturais únicos, com lagoas e magníficas formações rochosas. Os Passadiços do Sistelo são também dignos de destaque, sendo dos favoritos dos caminhantes. Ainda que o trilho tenha aproximadamente 2 quilómetros, estes inserem-se na Ecovia do Vez, de 32 quilómetros, sendo ideal para quem procura opções moderadas ou exigentes. Em Montalegre encontrará o Trilho da Levada de Paradela, que apresenta vistas sobre a Serra do Gerês e o leva até às aldeias por antigas levadas, num percurso de dificuldade moderada. Caso prefira cenários marítimos pode aproveitar os percursos pedestres na Costa Atlântica, onde encontrará vários quilómetros de passadiços, para caminhadas fáceis e adaptadas a todas as idades. Uma estadia nos apartamentos de férias em Matosinhos, por exemplo, será ideal para quem quer caminhar com vistas para o mar. Se preferir uma maior proximidade ao Porto, pode também aproveitar as quintas e herdades em Paredes para fazer o trilho de dificuldade moderada da Sra. do Salto. Outras opções na zona do Porto seriam os breves Trilho Pedestre Torre do Castelo de Aguiar de Sousa e o Passadiço de Arcozelo, a Rota do Românico ou o Trilho do Rio Tinto. Se preferir trilhos de intensidade média a alta, recomendamos o Corredor Ecológico de Valongo.

Encontrar Caminhadas no Norte

FAQs: Caminhadas no Norte

Qual é a melhor época para umas férias no Norte de Portugal se quiser aproveitar os caminhos pedestres?

O tempo no Norte de Portugal tende a ser bastante frio e chuvoso nos meses de inverno e seco e muito quente no verão (com a exceção da região litoral, onde as temperaturas sobem de forma mais moderada). Assim, se pretender aproveitar para caminhar no Norte de Portugal, a melhor opção será fazê-lo entre março e junho, nos meses primaveris, ou entre setembro e novembro, nos meses outonais. Nestas épocas as temperaturas oscilam, por norma, entre os 17ºC e os 24ºC, permitindo que aproveite um clima mais ameno. Como extra terá ainda uma natureza vibrante, com incríveis cores provenientes das flores de primavera ou folhas de outono: cenários que não vai querer perder!

Vou passar alguns dias no Porto. Que trilhos posso fazer na capital do Norte?

Caso decida ficar pelo Porto, saiba que terá vários trilhos à espera nas proximidades, sendo que estes são, na sua maioria, junto da costa ou do rio. Entre o estuário e o oceano terá os magníficos percursos da Foz do Douro ou, se preferir, pode aproveitar as caminhadas em passadiço na costa de Matosinhos. Se preferir um cenário verdejante, as Serras do Porto levam-no aos trilhos de Paredes, Gondomar e Valongo para caminhadas magníficas num cenário pitoresco. Pode ainda aproveitar rotas adequadas a toda a família no Rio Leça.

Quero aproveitar uma ida ao Norte de Portugal para praticar hiking. Quais as melhores localidades para o fazer?

O Norte conta com uma rede ampla de percursos assinalados, muitos dos quais recuperados e em excelentes condições. Algumas das regiões que pode considerar para a sua estadia, caso deseje ficar nas proximidades de alguns dos principais trilhos, são: Porto, Paredes, Valongo, Matosinhos, Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre e Vila do Conde. O destino concreto dependerá do que procura, já que terá trilhos de passadiço, terra batida ou terreno irregular, com diferentes distâncias e intensidades, com cenários de vinha, serra, levada ou oceano.

Existem trilhos adequados para crianças no Norte de Portugal?

Ainda que existam algumas opções com maior extensão – como a Ecovia do Vez, e outros de dificuldade superior, não será difícil encontrar opções adequadas aos mais pequenos. Os setores curtos dos Passadiços do Sistelo, os trilhos costeiros (em localidades como Vila do Conde ou Matosinhos) e alguns dos percursos menos acidentados do Parque Nacional da Peneda-Gerês são seguros e convidativos para toda a família. Na verdade, mesmo em trilhos como a Ecovia do Vez, pode aproveitar para caminhar com crianças, desde que procure os troços mais planos e opte por distâncias menores.

Qual o alojamento ideal para um amante de caminhadas no Norte de Portugal?

A experiência que procura é também o que irá definir qual o melhor tipo de alojamento para si. Deseja fixar-se perto da praia e de uma cidade com muito para conhecer? Nesse caso, Vila do Conde ou Matosinhos terão apartamentos e casas de férias fabulosas para si! No entanto, se quiser uma experiência mais natural, pode optar por um bungalow ou por quintas e herdades. Terá várias unidades deste tipo na região do Douro e junto ao Parque das Serras do Porto.

Destinos Populares no Norte

    Destinos de férias nas proximidades de Caminhadas