Caminhadas no Porto

Caminhadas no Porto

Temos 5 499 Caminhadas. Compare e reserve ao melhor preço!

Férias no Porto: o prazer das caminhadas na cidade e nos arredores

A capital do Norte é especialmente conhecida como destino cultural, tratando-se de um importante e imponente centro urbano em Portugal. O facto de serem enaltecidas as suas caraterísticas históricas e patrimoniais, não impede que no Porto – e principalmente nos seus arredores – não possa dedicar-se a outro tipo de atividade ao ar livre, incluindo com trilhos em passadiço e caminhos pedestres Porto. De grande beleza natural e oferecendo o espaço perfeito para momentos ao ar livre, os caminhos pedestres da cidade e arredores - estes últimos à distância de pequenas viagens de automóvel, que o levarão a destinos como Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Arouca, ou à Serra da Peneda-Gerês - estes locais prometem agradar aos amantes da natureza e das caminhadas na região de Porto. Trilhos de curta dimensão, com menos de 10 quilómetros podem ser encontrados, por exemplo, no Passadiço de Arcozelo, no Trilho Pedestre Torre do Castelo de Aguiar de Sousa, no Passadiço Canidelo-Miramar ou no Trilho Rio Tinto-Douro. Para uma experiência única do litoral, também pode partir da região do Porto pelo Caminho Português da Costa, que integra os Caminhos de Santiago, sendo muito apreciado por peregrinos que querem caminhar até Santiago de Compostela. Junto às praias portuenses poderá também aproveitar o trilho que liga Matosinhos a Vila do Conde por via do Passadiço Lavra. Ainda que possa viver as experiências magníficas dos caminhos pedestres no Porto por si mesmo ou com a sua família, também poderá encontrar grupos de caminhada que se dedicam à atividade e podem tornar o momento ainda mais divertido. Tudo isto, claro, poderá ser ainda melhorado com as opções de alojamento na região de Porto, que ficam nas proximidades dos trilhos ou das vias que lhes dão acesso, além de oferecerem todos os essenciais de conforto para o merecido descanso depois das suas caminhadas no Porto.

Inicie a sua pesquisa

Caminhar e repousar: as casas de férias no Porto a considerar

Posso ficar alojado perto de passadiços e trilhos no Porto?

Os amantes das caminhadas terão a sorte de encontrar alojamento perto dos trilhos ou em locais mais centrais da cidade, a partir dos quais podem encontrar transporte ou chegar rapidamente de carro. As casas de férias no Porto estão em localizações diversas e, ainda que possa aproveitar as opções do centro, para ficar perto das principais atrações culturais e artísticas, também existe a possibilidade de ficar noutras localizações deste distrito, como Matosinhos ou Vila Nova de Gaia, onde estará mais perto dos locais onde a prática de caminhadas no Porto é mais frequente. Nas casas de férias encontrará sempre o conforto indicado para o final de um dia em movimento, sendo que muitas delas oferecem uma localização privilegiada junto de espaços naturais e têm ainda jardins e piscinas apetecíveis. Não deixe de aproveitar esta possibilidade de conforto no final do dia, caso tenha optado por caminhar nos trilhos ou passadiços ou por viver esta experiência no Porto em bicicleta.

É possível uma estadia sustentável se for fazer as minhas caminhadas no Porto?

Quando a natureza é o foco dos caminhantes, sabemos que a ecologia e sustentabilidade tem um peso na seleção do alojamento e, por isso, muitas quintas e herdades no Porto, assim como bungalows e alguns dos apartamentos disponíveis, preocupam-se com as questões do meio ambiente. Deste modo, a estadia na região para praticar trekking ou hiking pode ser feita de uma forma consciente e amiga do ambiente, levando os caminhantes, frequentemente, para locais onde a proximidade do Rio Douro, do Oceano Atlântico ou da magia da Peneda-Gerês criarão o ambiente perfeito de contacto e conexão com a natureza, sem descurar a comodidade.

Encontrar Caminhadas no Porto

Dicas para os melhores caminhos pedestres no Porto

Conheça os trilhos de intensidade baixa e média

Nem todos os viajantes têm a mesma experiência em caminhadas ou a mesma condição física, além de que muitos optam por realizar este tipo de atividade em família, onde as crianças são integradas em momentos de magia ao ar livre por trilhos e passadiços. Se este for o seu caso, não se preocupe! Na região do Porto encontrará vários locais onde pode caminhar, em trilhos com menos de 10 quilómetros (ou até mesmo com menos de 5 quilómetros) em piso adequado para todos. De entre os trilhos com menos de 5 km que pode aproveitar na região do Porto destacamos o Trilho Pedestre Torre do Castelo de Aguiar de Sousa e o Passadiço de Arcozelo. O primeiro conta com 3 quilómetros de distância, sendo um percurso circular que integra a Rota do Românico e o leva a descobrir tesouros do século X, incluindo um castelo que fará os mais pequenos sonhar com histórias mágicas. O segundo trata-se de uma rota linear de 4 quilómetros, excelente para famílias com crianças, no total que o leva pelo campo e as praias, entre Arcozelo (em Vila Nova de Gaia) e a Praia do Sr. da Pedra, onde encontra a bonita Capela do Senhor da Pedra. Um pouco maiores, com até 10 quilómetros, encontrará o Passadiço Canidelo-Miramar (com cerca de 9 quilómetros, entre a Praia do Senhor da Pedra e a Praia de Salgueiros), o Trilho do Rio Tinto – Douro (com um total de 9,7 quilómetros e também indicado para andar de bicicleta) e o caminho entre a Foz do Sousa (Gondomar) e os Moinhos de Jancido, um trilho de 7,72 quilómetros que pode ser realizado em família.

Aproveite trilhos mais desafiantes

Apesar dos magníficos trilhos de menor distância e intensidade, outros, de intensidade média a alta, podem também ser integrados na sua estadia. Aqui, não pode perder o Corredor Ecológico de Valongo, que parte do Parque da Juventude de Valongo (a 16 minutos de carro do Porto pela A4) num percurso circular de 13,57 km ao longo do qual pode apreciar paisagens naturais onde a riqueza geológica é imensa, cruzando-se com as Fragas do Castelo, o Rio Ferreira e a bonita aldeia de Couce. Também o percurso do Parque das Serras do Porto conta com vários trilhos, de entre os quais encontrará alguns mais desafiantes. O parque tem 6.000 hectares e integra várias serras, com trilhos até 14 quilómetros que o levam a desbravar as serras de Santa Justa, do Castiçal, de Santa Iria, de Pias, Flores e de Banjas. Se está de férias com o animal de estimação, saiba ainda que, na maioria destes trilhos pode fazer-se acompanhar pelo seu companheiro de quatro patas.

Encontre trilhos que onde fé e prazer das caminhadas andam juntos

Como referimos anteriormente, o Porto é um dos pontos de passagem do Caminho Português de Santiago e, por isso, é possível aproveitar a etapa entre Porto e Vilarinho, que tem 27 quilómetros de extensão e faz parte da rota dos peregrinos. Se quiser estender mais ainda a jornada ou mesmo chegar a Santiago de Compostela terá ainda mais dez etapas, sendo que, em território português, poderá seguir de Vilarinho a Barcelos (numa rota de 27,5 quilómetros), de Barcelos a Ponte de Lima (rota de 35 quilómetros), de Ponte de Lima a Rubiães (rota de 18 quilómetros) e daqui até Valença do Minho. A continuação da jornada, depois, será já em território espanhol, a partir de Porriño.

FAQs: Caminhadas no Porto

Qual é a melhor época para visitar o Porto se quiser fazer caminhadas?

A região portuense conta com invernos frescos e chuvosos, o que pode ser desagradável para caminhar, principalmente se viajar com crianças pequenas. Entre novembro e março, embora existam dias apetecíveis e de sol, a probabilidade de encontrar um tempo mais frio é bastante grande. Usualmente, os caminhantes têm preferência por um clima mais ameno, pelo que a primavera e o começo do outono são épocas ideais para a realização dos trilhos. Assim, entre março e o início de junho ou nos meses de setembro e outubro poderá fazer caminhadas com um clima ameno e convidativo.

O clima dos meses frios permite a realização de caminhadas no Porto?

Os meses frios têm a desvantagem de que o índice de pluviosidade é um pouco maior. Ainda assim, as temperaturas são amenas quando comparadas às de muitos outros países. Para que tenha uma referência as temperaturas médias na região do Porto rondam os 14 °C nos meses frios, havendo também bastantes dias sem chuva. Assim, pode tentar a sua sorte também nestes meses, se não fizer questão de garantir dias soalheiros.

Preciso de uma boa condição física para conseguir fazer os trilhos do Porto?

Depende do trilho! Os trilhos da região do Porto têm distâncias e caraterísticas diferentes, pelo que se adequam a pessoas de todas as idades e com níveis de experiência distintos. Se sente que não está em forma, trilhos mais curtos como o Trilho Pedestre Torre do Castelo de Aguiar de Sousa e o Passadiço de Arcozelo serão ideais para si.

Quais são os melhores locais dos arredores de Porto para quem quer fazer caminhadas

Já mencionámos vários trilhos adequados nas redondezas do Porto, mas se procura outros locais nos arredores do Porto, acrescentamos ainda os percursos de caminhada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde encontra dezenas de trilhos que o levam a miradouros, cascatas e praias fluviais, entre outros pontos de interesse. Aqui destacamos o trilho de 5,5 quilómetros do Trilho das Sete Lagoas. Pode ainda desfrutar, a partir de Arouca, dos Passadiços do Paiva, um percurso de 8 quilómetros com vistas magníficas e naturais, ideal para se cruzar com pontos de grande riqueza geológica e arqueológica ou para fazer um piquenique com a sua família.

Os passadiços do Porto adequam-se a crianças e pessoas com animais de estimação?

Se visita o Porto para caminhadas em passadiço, a possibilidade de realizar a atividade com crianças e animais de estimação existe. Muitas pessoas aproveitam os passadiços de Matosinhos para fazer este tipo de passeio à beira-mar com toda a família, incluindo os companheiros de quatro patas.

A Holidu compara centenas de websites para encontrar o alojamento de férias perfeito pelo melhor preço.

Booking.com Caminhadas no PortoBooking.com Caminhadas no Porto
Airbnb Caminhadas no PortoAirbnb Caminhadas no Porto
Vrbo Caminhadas no PortoVrbo Caminhadas no Porto
Bookiply Caminhadas no PortoBookiply Caminhadas no Porto
FeWo-direkt Caminhadas no PortoFeWo-direkt Caminhadas no Porto
Abritel Caminhadas no PortoAbritel Caminhadas no Porto
HRS Caminhadas no PortoHRS Caminhadas no Porto
500+