Fim de semana Porto

Fim de semana Porto

Temos 5 499 Viagem curta. Compare e reserve ao melhor preço!

Escapadinhas de fim de semana no Porto: quando cultura e diversão se aliam

O Porto é conhecido como a capital do norte ou a cidade invicta e é um ótimo destino para quem procura uma escapadinha de apenas alguns dias, já que a sua oferta cultural e lúdica propicia dias plenos. Sendo a segunda cidade portuguesa, o Porto traz uma história que remonta à antiguidade clássica, sabendo-se que já em 200 a.C. era conhecida como Portus Cale. Com vários pontos emblemáticos na cidade, um fim de semana no Porto será convite para visitar o património em locais tão emblemáticos como a Casa da Música, a Torre dos Clérigos ou a Estação de São Bento, visitar cafés históricos como o Majestic, conhecer a arte e arquitetura e apreciar o melhor da gastronomia com pratos emblemáticos, como as Tripas à Moda do Porto. Bairrista, a cidade convida para passeios na tradicional Ribeira, classificada como Património Mundial pela UNESCO, deliciar-se com o centro histórico ou visitar o bairro da Boa Vista, para aceder à também apelativa Praia de Matosinhos. Pelos vários bairros irá encontrar alojamento indicado para uma estadia breve, com todas as comodidades essenciais, incluindo cozinhas equipadas, ar condicionado ou até mesmo piscina.

Inicie a sua pesquisa

Memórias que se perpetuam com uma estadia no Porto

O que não perder durante um fim de semana no Porto?

Caso decida ficar alojado numa das casas de férias no Porto, a grandiosidade da cidade e as suas múltiplas opções podem criar alguma dificuldade no momento de decidir qual o melhor plano para um fim de semana barato no Porto, já que o bairrismo, tradição e riqueza patrimonial da cidade se evidenciam. Comece por visitar um dos cafés históricos portugueses: o Majestic. Este café com traços da Belle Époque está localizado numa das artérias vivas e comerciais da cidade, onde frequentemente encontra artistas de rua e está classificado como um dos dez cafés mais bonitos do mundo. A autora de Harry Potter terá escrito, aqui, entre os detalhes decorativos dourados, uma parte da sua obra. Esta narrativa leva-nos também à livraria Lello, considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo, e onde a escadaria vermelha de madeira esculpida à mão e os pequenos livros de edição exclusiva deliciam os visitantes. Do património, destacamos a centenária Estação Ferroviária de São Bento, com os seus azulejos magníficos, e a barroca Igreja dos Clérigos, com uma das torres mais altas do país, com 76 metros, e constitui um lugar de referência para ver a panorâmica da cidade. Por fim, impera uma visita a um dos bairros mais antigos da cidade: o Bairro da Ribeira. Classificado como Património Mundial pela UNESCO, este conta com um praça agitada e de grande beleza, onde pode ver a ponte D. Luís I, uma estrutura metálica magnífica sobre o Rio Douro, enquanto aprecia as bebidas e comidas tradicionais em pitorescos restaurantes.

Casas e apartamentos para uma estadia breve no Porto

Tratando-se de uma cidade antiga e romântica, onde o património e a cultura se destacam, as escapadinhas fim de semana no Porto serão sempre uma oportunidade para ficar em espaços de alojamento cómodos e acolhedores. Nesta cidade, terá inúmeras casas e apartamentos onde poderá passar um fim de semana com tudo o que precisa, aproveitando espaços com varandas com vistas sobre o rio ou a cidade, divisões luminosas e climatizadas e até mesmo opções com jardins ou piscina.

Encontrar Viagem curta no Porto

Dicas de atividades de fim de semana no Porto

Compre no Mercado do Bolhão e prove os sabores típicos do Porto

Comprar no Mercado do Bolhão é um convite para sentir a tradicionalidade da cidade. Aqui, produtos frescos, diretamente provenientes dos pescadores, agricultores e padeiros locais, une a frescura dos ingredientes e a possibilidade de conhecer o artesanato luso. Peças como os bordados em rendas ou o Galo de Barcelos são inegáveis para todos os que gostam de apreciar os costumes locais, sendo ainda interessante assistir à dinâmica do "regateio" e aos bordões utilizados pelos vendedores locais. Para continuar plenamente esta visita à tradição, aproveite um almoço ou jantar num dos restaurantes da Ribeira e prove sabores como as emblemáticas Tripas à Moda do Porto, um prato de carnes, enchidos e feijão-branco, muito tradicional na cidade.

Faça um cruzeiro luxuoso no Rio Douro

O Rio Douro marca a paisagem portuense e é, sem dúvida, cartão de visita para quem visita esta cidade. Vê-lo a partir da Ribeira oferece já um contacto com a imensa beleza da região, mas não existe melhor plano do que embarcar num cruzeiro para conhecer mais. Plano inegável para umas férias luxuosas Porto este cruzeiro pode ainda ser melhorado se o fizer a bordo dos Rabelos, barcos tradicionais que eram, antigamente, usados para transportar os barris de vinho. Em alguns casos, será ainda convidado a degustar o famoso Vinho do Porto ou os Vinhos do Douro durante este cruzeiro, inebriando-se com a bebida e com as paisagens magníficas para as margens bucólicas e as pontes, onde se inclui a Ponte Maria Pia, um projeto de Gustave Eiffel.

Aproveite plenamente a zona da Ribeira

A Ribeira é, de entre os vários espaços onde impera a tradição, o mais tradicional de todos os destinos portuenses. Este é um local de arquitetura magnífica e antiga, com edifícios históricos que ponteiam a paisagem e que criam um entorno perfeito para o rio Douro. A Ribeira do Porto está classificada como Património Mundial pela UNESCO e oferece a possibilidade de uma experiência gastronómica única – com sabores como o peixe fresco grelhado, a Francesinha ou as Tripas à Moda do Porto. Bares, lojas de souvenirs e bares são estruturas que pode aproveitar, enquanto aproveita a paisagem, aqui marcada pela Ponte D. Luís e as famosas Caves do Porto, na outra margem do rio.

FAQs: Viagem curta no Porto

Qual a melhor opção para uma estadia de alguns dias no Porto?

O melhor espaço de alojamento dependerá sempre do que procura para a sua escapadinha na cidade. Irá encontrar diversas casas de férias e apartamentos nos vários bairros, onde pode ficar num alojamento a curto prazo. Zonas mais centrais, como a Ribeira ou a Baixa do Porto, vão permitir que aproveite as zonas mais emblemáticas e os principais monumentos da cidade, mas terá também opções menos centrais, como o bairro do Bonfim, onde pode ficar próximo da rede de transportes e encontrar alojamento mais económico.

O que fazer para garantir um fim-de-semana divertido na cidade do Porto?

Se viajar com os seus filhos e se eles forem fãs do Harry Potter, não pode perder alguns dos locais que inspiraram J. K. Rowling e visitar o Café Majestic e a Livraria Lello. Leve-os ainda a conhecer mais de 3 mil espécies animais e 31 habitats recriados no SEA LIFE, o segundo maior aquário do país, ou a visitar o World of Discoveries, um Museu Interativo que leva a família a conhecer os exploradores portugueses via dezenas de instalações interativas e multissensoriais.

Qual a melhor altura do ano para uma escapadinha na cidade do Porto?

O Norte de Portugal é conhecido por ser mais fresco do que o restante território e, entre novembro e fevereiro, poderá encontrar temperaturas mais baixas e um tempo mais chuvoso. Ainda assim, pode esperar que a temperatura média dos meses frios ronde os 14 °C, sendo que nos meses mais quentes ascende para uma média de 25ºC. Segundo os visitantes, as melhores épocas para uma escapadinha na cidade são os meses de maio, junho ou setembro, quando ainda existem poucos turistas, mas o tempo já é convidativo.

Existe alguma celebração de destaque na cidade do Porto?

Caso queira aliar a sua escapadinha no Porto a uma celebração, nada como aproveitar as Festas de São João, conhecidas nacionalmente e trazem música, diversão e tradicionalidade para as ruas da Invicta. Esta celebração acontece sempre no começo do verão, sendo que culminar da festa corresponde ao dia 24 de junho, sendo o feriado nacional do Porto e onde poderá assistir a concertos e a um espetáculo pirotécnico. É também uma excelente oportunidade para provar as sardinhas assadas, uma tradição de São João que se estende a todo o país, mas tem a sua expressão máxima no Porto.

É possível fazer praia durante uma estadia no Porto?

Claro! O bairro da Boa Vista é a melhor forma de aceder à Praia de Matosinhos, de areias claras e águas frescas. Também próxima, a Praia de Leça de Palmeira é muito conhecida pela sua Piscina de Maré, que faz a delícia de pequenos e graúdos.

A Holidu compara centenas de websites para encontrar o alojamento de férias perfeito pelo melhor preço.

Booking.com Viagem curta no PortoBooking.com Viagem curta no Porto
Airbnb Viagem curta no PortoAirbnb Viagem curta no Porto
Vrbo Viagem curta no PortoVrbo Viagem curta no Porto
Bookiply Viagem curta no PortoBookiply Viagem curta no Porto
FeWo-direkt Viagem curta no PortoFeWo-direkt Viagem curta no Porto
Abritel Viagem curta no PortoAbritel Viagem curta no Porto
HRS Viagem curta no PortoHRS Viagem curta no Porto
500+