Férias com o cão na Madeira

Férias com o cão na Madeira

Temos 3 867 Férias com animais de estimação. Compare e reserve ao melhor preço!

Passar férias com animais na Madeira

Viajar com um animal de estimação é uma experiência enriquecedora. Um destino com uma imensão de belas paisagens como a Madeira adequa-se como uma luva a umas férias com o cão, já que o seu companheiro de quatro patas irá ser uma motivação extra para fazer atividades ao ar livre. Saiba que existem levadas que permitem cães, como é o caso da Levada dos Prazeres e a Levada do Castelejo. Passar o dia na Praia Formosa é outra atividade que não pode deixar de fazer com o seu patudo. Neste artigo, iremos analisar opções de casas de férias, os cuidados a ter com o animal de estimação e algumas dicas sobre o que fazer o cão na Madeira.

Inicie a sua pesquisa

Casas de férias e os cuidados a ter com o cão na Madeira

Porque devo adaptar a minha casa de férias ao meu cão?

Pode encontrar centenas de casas de férias na Madeira que permitem a presença de animais de estimação. Pode encontrar estas opções em locais como o Funchal, Ponta do Sol, Santa Cruz ou Santana. Por norma, estas opções de alojamento possuem espaços exteriores, como jardim, piscina ou terraço, que proporcionam um maior conforto para um cão, já que pode correr e brincar à vontade. Este aspeto é ainda mais importante se o animal for de grande porte. A segurança do seu companheiro de quatro patas também é mandatória, por isso, escolha uma casa com boas vedações e certifique-se que os portões e cercas cumprem o seu propósito. Acessórios como tigelas de água, berços confortáveis, comida ou brinquedos são sempre bem-vindos, assim como praias ou outros locais que se enquadrem no que fazer com o cão na Madeira.

Quais os cuidados que devo ter com o meu cão durante as férias na Madeira?

Para além de uma casa de férias pet-friendly com comodidades para cães, existem outros cuidados a ter durante as suas férias com animais na Madeira. Deve cumprir as regras e regulamentos em relação a animais de estimação, incluindo vacinação e utilização de coleira em determinadas espaços. Estas regras são especialmente importantes em transportes, nomeadamente em viagens de avião ou de barco para a Madeira ou, posteriormente, para Porto Santo. Por outro lado, deve também zelar pelo bem-estar e conforto do seu patudo. Procure sempre que possível atividades ao ar livre, onde o animal possa correr à vontade e não esteja limitado nos seus movimentos. Existem caminhadas em trilhos mais adequados a cães e pode sempre recorrer a parques naturais. Outros indicadores a ter em conta são o clima, a alimentação, a exposição solar e a hidratação. Não se esqueça da coleira, medicamentos, sacos para os excrementos e tigelas para a água.

Encontrar Férias com animais de estimação em Madeira

Dicas sobre o que fazer com o cão na Madeira

Caminhar nas levadas pet-friendly

Embora a maioria das levadas seja interdita a cães, pode caminhar com o seu amigo de quatro patas na Levada dos Prazeres, situada na costa sudoeste da Madeira. Este é um trilho de dificuldade fácil que se extende por aproximadamente 8 km e completa-se em três horas e meia. A caminhada é relaxante, faz-se num caminho plano e regular, repleto de vistas panorâmicas das montanhas e do oceano. O seu cão não terá problemas com obstáculos ou subidas íngremes. A Levada do Castelejo é outra levada que permite a presença de cães e que apresenta uma dificuldade baixa. O trajeto faz-se ao longo de 6 km (ida e volta), pelo que pode esperar uma duração média de duas horas e meia. Lembre-se de manter o seu cão com coleira durante a caminhada e recolher os resíduos sempre que necessário.

Visite o Jardim do Monte Palace

O Jardim do Monte Palace é absolutamente encantador. Aqui, poderá observar uma grande quantidade de trilhos recurvados, lagos plácidos e plantas exóticas, que culminam numa experiência singular. Irá encontrar também cisnes, patos, pavões e galinhas espalhados pelo recinto. A melhor parte é que algumas partes deste jardim são pet-friendly. Poderá passear o seu companheiro pelas áreas sinalizadas e aproveitar para brincar com ele num cenário único. Existem espaços verdes que os patudos adoram para descarregar as suas energias quase inesgotáveis. Lembre-se de manter sempre o seu cão com coleira e seguir as normas estabelecidas pelo local para não perturbar a experiência dos demais visitantes.

Passe o dia na Praia Formosa

A Praia Formosa fica no Funchal e é muito popular entre quem decide fazer férias com o cão na Madeira. Falamos da maior praia da ilha e uma das poucas onde os animais são permitidos. Passe momentos de intensa alegria com o seu cão ao passear no extenso areal negro desta praia ou opte por dar um mergulho nas águas claras do oceano. Vigie sempre o seu cão e intervenha caso denote que o seu companheiro peludo não é propriamente um Michael Phelps. A praia possui uma área reservada para cães, que está sinalizada, possui cercas e sacos para os resíduos. Perto de Machico, a Praia dos Reis Magos é outra opção para levar o seu cão, já que partilha algumas das características da Praia Formosa, ainda que seja mais pequena.

Explore as casas tradicionais de Santana

Santana é uma aldeia pitoresca, que é muito conhecida pelas suas inconfundíveis casas de colmo e por ser um ponto obrigatório para os turistas. Aliás, é bastante provável que já tenha visto fotografias destas casas nas redes sociais. Visitar Santana é uma boa forma de mergulhar na cultura e história desta região, adequando-se sobremaneira a quem passa férias com o cão na Madeira. As ruas desta aldeia são tranquilas e pode sentir o pulso a este local na companhia do seu companheiro peludo. Santana tem também restaurantes com pratos típicos madeirenses, pelo que pode saborear algumas das iguarias regionais, como o bolo do caco, as lapas ou a espetada em pau de loureiro, enquanto o seu patudo descansa a seu lado.

FAQs: Férias com animais de estimação em Madeira

É fácil encontrar trajetos para fazer com o cão na Madeira?

Não. Existem muitos caminhos pedestres e percursos bicicleta Madeira, mas a grande maioria não permite a presença de animais de estimação. Assim, deve sempre consultar as informações disponíveis online para saber onde pode levar o seu cão.

Posso deixar o meu cão sozinho em casa enquanto visito atrações turísticas?

Se a casa de férias que reservou tiver condições para isso, sim, pode. Contudo, não é muito aconselhável que o faça. Se optou por viajar com o seu cão, deve planear as suas férias com isso em mente e levá-lo consigo sempre que possível.

Onde posso encontrar informações sobre clínicas veterinárias na Madeira?

Quem passa férias com animais na Madeira pode encontrar essa informação online de forma rápida e fácil. Basta fazer uma pesquisa com termos como "clínicas veterinárias na Madeira" ou "veterinários na Madeira" para ter acesso a uma lista de clínicas com números de telefone, moradas e horários de funcionamento.

Destinos de férias nas proximidades de Férias com animais de estimação

A Holidu compara centenas de websites para encontrar o alojamento de férias perfeito pelo melhor preço.

Booking.com Férias com animais de estimação em MadeiraBooking.com Férias com animais de estimação em Madeira
Airbnb Férias com animais de estimação em MadeiraAirbnb Férias com animais de estimação em Madeira
Vrbo Férias com animais de estimação em MadeiraVrbo Férias com animais de estimação em Madeira
Bookiply Férias com animais de estimação em MadeiraBookiply Férias com animais de estimação em Madeira
FeWo-direkt Férias com animais de estimação em MadeiraFeWo-direkt Férias com animais de estimação em Madeira
Abritel Férias com animais de estimação em MadeiraAbritel Férias com animais de estimação em Madeira
HRS Férias com animais de estimação em MadeiraHRS Férias com animais de estimação em Madeira
500+