Fim de semana Braga

Fim de semana Braga

Temos 64 Escapadinhas. Compare e reserve ao melhor preço!

Escapadinhas de Fim de semana em Braga

Braga é uma cidade que mistura história, tradição e beleza natural, surgindo como o coração minhoto. A sua ligação à cultura religiosa fez com que ficasse conhecida como a "cidade dos arcebispos", ainda que as suas ofertas turísticas vão muito além da Sé de Braga, dos santuários do Sameiro e do Bom Jesus e das dezenas de igrejas da cidade. Esta é uma cidade com uma herança romana, medieval e uma arquitetura barroca bem presente no centro histórico. As casas de férias em Braga oferecem conforto e proximidade aos principais pontos de interesse e permitem que a localidade seja explorada de forma plena e divertida ao longo de apenas dois dias. Numa visita breve, terá a oportunidade de aproveitar os principais pontos de interesse, de visitar os principais parques e jardins bracarenses – incluindo o bonito e central Jardim de Santa Bárbara – e também de provar as delícias da gastronomia minhota. Assim, Braga é a cidade ideal para dois dias plenos, com cultura, descanso e diversão.

Inicie a sua pesquisa

Braga: destino ideal para uma escapadinha de Fim de semana

Braga: razões para escolher este destino

Uma escapadinha de Fim de semana em Braga pode iniciar-se nas casas de férias mais centrais ou nas casas de férias em Vila Verde, caso procure uma alternativa mais calma e tranquila, a apenas 13 quilómetros, que ficou conhecida como "O Quintal de Braga". Esta é uma boa opção para quem viaja em família ou procura um destino romântico, já que a cidade tem um centro histórico muito bonito e possível de conhecer a pé graças à sua caraterística compacta. As ruas estreitas da cidade levam a restaurantes típicos, jardins floridos, igrejas antigas e praças amplas. Além disso, a energia jovem das ruas, motivada pela Universidade do Minho, contrasta de forma interessante com a antiguidade da cidade, com raízes romanas e medievais.

Planos ideais para um Fim de semana em Braga

Uma vez na cidade dos arcebispos, existem planos imperdíveis em qualquer roteiro de Fim de semana em Braga. Comece por visitar um dos símbolos da cidade com origem no século XI, a Sé de Braga. Daqui, siga até ao Jardim de Santa Bárbara e ao Arco da Porta Nova: ponto de entrada no centro histórico, de uma beleza digna de fotos para as redes sociais. Conheça a dinâmica Rua do Souto e também a Arcada e a Praça da República, onde pode sentar-se na esplanada, beber um espesso chocolate quente e aproveitar a vida quotidiana da cidade, com a sua curiosa mistura etária, no papel de espetador. Visite também a memória romana da cidade na Fonte do Ídolo e no Palácio do Raio. Imperdível, a alguns minutos de carro, é também a visita aos santuários que repousam por entre o verde da serra: Bom Jesus do Monte, com o seu funicular movido a água e o Sameiro, onde tem vistas magníficas sobre a cidade e até ao Gerês. Por fim, caso visite esta localidade no final da primavera ou no verão, recomendamos que aproveite uma tarde na Praia Fluvial de Adaúfe, aproveitando as águas cristalinas do rio Cávado num ambiente verdejante e tranquilo.

Encontrar Escapadinhas em Braga

FAQs: Escapadinhas em Braga

Qual a melhor época para uma escapadinha de Fim de semana em Braga?

Braga pode ser bastante fria nos meses de inverno e muito quente nos meses de verão, pelo que a melhor altura para visitar é na primavera e no outono, quando as temperaturas são mais amenas (com máximas aproximadamente entre os 15ºC e os 21ºC), permitindo o usufruto dos espaços ao ar livre e espaços verdes. Na primavera poderá também aproveitar dois dos eventos mais emblemáticos desta cidade: a Semana Santa e o Braga Romana. Caso pretenda uma experiência temática, também pode aproveitar o São João no começo do verão, em junho; ou o Natal bracarense, que ilumina as ruas entre o final de novembro e o começo de janeiro, no inverno.

Que sabores bracarenses são imperdíveis e onde posso prová-los?

Braga tem uma gastronomia rica, como é caraterístico do Norte de Portugal e existem sabores imperdíveis e tradicionais a não perder. O bacalhau à Braga, as papas de sarrabulho, os rojões à minhota ou o cabrito assado à moda de Braga são alguns exemplos. Na doçaria, o pudim Abade de Priscos ou as tradicionais frigideiras de Braga nas Frigideiras do Cantinho são essenciais! Pode ainda aproveitar sabores como o cozido à portuguesa ou a cataplana de robalo com amêijoa no Arcoense (na Rua Engenheiro José Justino de Amorim), deliciar-se com a tradição familiar do restaurante Augusta, na Rua do Fojo, com o seu famoso bacalhau à Augusta; ou aproveitar a francesinha e o polvo à lagareiro no restaurante Cozinha da Sé, na Rua Dom Frei Caetano Brandão.

Qual é a melhor forma de chegar e me deslocar em Braga?

Para quem chega de avião, o aeroporto que serve Braga é o Aeroporto do Porto, localizado a aproximadamente 50 quilómetros. Daqui, poderá seguir de autocarro, de comboio ou de carro, numa viagem que não deverá demorar mais do que uma hora. Uma vez em Braga, poderá aproveitar a curta distância entre os pontos de interesse do centro para caminhar e apreciar a arquitetura dos edifícios. Para visitar o Bom Jesus ou o Sameiro, a rede de autocarros urbanos será uma boa opção. Caso venha de carro, e dadas as limitações de estacionamento, recomendamos que prefira um dos parques de estacionamento periféricos.

Estarei com crianças no meu Fim de semana em Braga. Quais os planos a integrar no roteiro?

Braga é uma cidade familiar e, por isso, tem muitas opções que pode fazer com crianças. Os espaços verdes serão muito convidativos e, por isso, recomendamos que aproveite a zona do Bom Jesus, levando as crianças a passear e a andar de barco no lago, e aproveitando a magia do funicular para subir até ao santuário. Além disso, é muito seguro deixar os seus filhos brincar e correr nos jardins da Avenida Central. Nos meses de verão, a Praia Fluvial de Adaúfe é uma boa opção para toda a família.

Braga é um bom ponto de partida para visitar outras localidades?

As casas de férias ou quintas e herdades em Braga são um excelente ponto de partida para conhecer outras localidades nortenhas e, se quiser repartir as suas férias por vários locais emblemáticos, pode iniciar a sua viagem com um Fim de semana em Braga e seguir para conhecer o berço de Portugal, a apenas 25 minutos, em Guimarães; a tradicional cidade de Viana do Castelo, a 35 minutos, onde encontrará bonitas peças artesanais em filigrana, incluindo os famosos "corações de Viana"; o Parque Nacional de Peneda-Gerês, a aproximadamente 40 minutos de carro, e onde poderá realizar caminhadas em trilhos naturais de grande beleza, por entre fauna, flora e deslumbrantes cascatas; ou ainda conhecer a capital nortenha, no Porto, já que este destino de grande valor histórico e cultural fica a apenas 45 minutos de carro e pode, também, ser facilmente acedido de autocarro ou comboio.

Destinos de férias nas proximidades de Escapadinhas