Natal no Centro de Portugal

Natal no Centro de Portugal

Temos 3 900 Natal. Compare e reserve ao melhor preço!

Férias de Natal no Centro de Portugal

O Centro de Portugal é marcado pela diversidade de paisagens e tradições, e inclui uma vasta linha litoral, bonitas serras – incluindo a mais alta de Portugal Continental, a Serra da Estrela - vales fluviais e cidades com um imenso património histórico. Neste enquadramento, várias cidades se destacam, garantindo que uma estadia nas casas de férias no Centro de Portugal se transforme sempre numa agradável surpresa. Apesar do seu permanente interesse, o facto é que algumas cidades parecem destacar-se no Natal, transformando as principais ruas e pontos de interesse em espaços dinâmicos de magia, com atrações para toda a família e ofertas tradicionais e únicas. Alguns exemplos são Coimbra, com o seu mercado de Natal; Óbidos e a Vila Natal que ganha vida dentro das muralhas medievais; ou Alenquer, que mereceu o título de "Presépio de Portugal". Perfeitos para quem procura uma estadia entre cultura, natureza, tradição e espiritualidade, qualquer destino da região se torna convidativo. Será apenas difícil decidir qual das cidades do Centro de Portugal deve escolher para as suas férias.

Inicie a sua pesquisa

Uma experiência de Natal no Centro de Portugal

Razões para escolher uma localidade do Centro de Portugal no Natal

Existem muitos motivos para decidir passar o Natal no Centro de Portugal, já que a região garante experiências diversificadas e autênticas. Algumas vilas medievais, como Óbidos e Alenquer, salientam-se de forma especial. Óbidos destaca-se pelo cenário mágico do evento Óbidos Vila Natal, onde o castelo e as muralhas servem de cenário a atrações familiares como pista de gelo e espetáculos de rua. Já Alenquer, conhecida como Vila Presépio, apresenta um presépio monumental que celebra a essência religiosa desta quadra festiva. Mercados de Natal, iluminações lindíssimas e monumentos iluminados põem Coimbra em destaque, destacando-se a Universidade de Coimbra, a Rua da Sofia e algumas das ruas pedonais da baixa da cidade. Outra razão para escolher uma localidade do Centro de Portugal é a beleza natural e as paisagens magníficas que encontra nos ambientes naturais e tranquilos nas localidades que envolvem a Serra da Estrela ou em Sever do Vouga. Estas são experiências diversas e adaptadas aos gostos de todos, que oferecem festas ou tranquilidade, cenários de serra ou de mar, mas sempre uma autenticidade e emoção inesquecíveis.

Cidades que celebram intensamente Natal no Centro de Portugal

Umas férias de Natal no Centro de Portugal serão, como vimos, sempre convidativas, mas algumas cidades destacam-se pela intensidade com a qual celebram a quadra. Voltamos a destacar Óbidos, um destino que se celebrizou com o seu programa Óbidos Vila Natal, que transforma a localidade medieval num verdadeiro parque temático natalício, onde pode aproveitar espetáculos de rua, eventos culturais, pista de gelo e a visita à Casa do Pai Natal. Aqui, também pode provar a famosa ginjinha de Óbidos em copo de chocolate nas banquinhas do mercado. Alenquer é igualmente incontornável. A "Vila Presépio", como ficou conhecida, não só expõe vários presépios em pontos específicos da vila, como instala o vastíssimo Presépio Monumental no topo da Câmara Municipal. Viseu e Águeda são localidades ideais para quem gosta de iluminação natalícia, sendo que a segunda aproveita o projeto Umbrella Sky Project para as suas iluminações criativas. Na Guarda, a cidade mais alta do país, pode juntar-se às celebrações do evento "Guarda em Festa" e visitar a Aldeia Natal na Praça Luís de Camões, onde se encontra a maior árvore de Natal natural do país.

FAQs: Natal no Centro

Quais são as cidades com programação de Natal mais relevante no Centro de Portugal?

Entre os eventos e programas de Natal mais emblemáticos no Centro de Portugal tem o "Óbidos Vila Natal", em Óbidos; a "Aldeia Natal" da Guarda; a "Vila Presépio" de Alenquer e o "Viva o Natal", em Aveiro. Este último é muito interessante e, caso fique nas pousadas em Aveiro poderá andar na roda gigante e conhecer a "Veneza portuguesa" de outra perspetiva. Destacamos ainda Penamacor, com a sua tradição do "Madeiro de Natal".

Onde posso viver uma experiência tradicional e autêntica no centro de Portugal?

A autenticidade do Natal está presente em todas as localidades, mas mais ainda nas aldeias históricas. Em Cabeça, Seia, encontra uma Aldeia Natal totalmente decorada com materiais naturais e construida pelos próprios residentes. Já Penamacor, em Castelo Branco, acende a maior fogueira de Natal do país com o seu "Madeiro de Natal".

Onde posso viver um Natal de conexão com a Natureza no Centro de Portugal?

Para se conectar com a natureza, as serras são o destino ideal! A Serra da Estrela oferece incríveis paisagens, que frequentemente se pintam de branco com a queda de neve, dando-lhe ainda a possibilidade de visitar a Aldeia Natal de Cabeça. Na Serra do Açor e na Serra da Lousã terá também ambientes tranquilos e serranos, sendo presenteado com a hospitalidade e o melhor da gastronomia local. Sever do Vouga é outra opção excelente para viver o Natal em conexão com a natureza. A partir das quintas e herdades em Sever do Vouga, poderá aproveitar plenamente a paisagem fluvial e as áreas florestais, numa atmosfera de serenidade, paz e conforto.

É preciso reservar com muita antecedência a estadia natalícia no Centro de Portugal?

Principalmente para os destinos mais famosos, como Óbidos ou a Serra da Estrela, recomenda-se que reserve com tanta antecedência quanto possível (idealmente 3 a 6 meses antes). Tenha em mente que durante a época natalícia existe uma maior procura, o que leva o alojamento a encarecer e, frequentemente, a esgotar.

Quais são as iguarias natalícias típicas do Centro de Portugal?

Sabores nacionais como as rabanadas, as filhoses, o Bolo-Rei ou a aletria são comuns entre a doçaria da época, sendo que o prato da consoada é, por excelência, o bacalhau cozido com batatas e couves, regado com azeite de qualidade. Outros sabores da doçaria regional, como as brisas do Lis (Leiria), os Ovos Moles (Aveiro) ou as Castanhas de Ovos (Viseu) podem também compor as mesas festivas nas respetivas localidades.

Outras ideias para férias e tipos de propriedades no Centro que podem ser interessantes

Destinos de férias nas proximidades de Natal