Natal em Sintra

Natal em Sintra

Temos 92 Natal. Compare e reserve ao melhor preço!

Sintra: um destino de luz para visitar no Natal

Sintra é uma vila portuguesa, considerada por algumas publicações como "a vila mais romântica de Portugal" e localizada a aproximadamente 30 quilómetros de Lisboa. Nas suas proximidades podemos ainda encontrar outros destinos emblemáticos, como Mafra, Cascais e Oeiras. Aqui, encontramos um vasto património edificado, no qual se destacam monumentos como o Palácio da Pena, o Palácio da Vila, a Quinta da Regaleira e o Castelo dos Mouros. A envolvente, pela localização no sopé da Serra de Sintra, permite também o encontro com encostas verdejantes, cenário natural que se completa nos múltiplos jardins. O Natal em Sintra dá a esta vila um clima ainda mais bonito, sendo que locais como a Volta do Duche, o Terreiro D. Amélia e as ruas que desta partem, no centro da vila, merecem destaque pelas suas decorações luminosas. Além disso, a qualidade do alojamento, incluindo nas villas em Sintra torna a vila ideal para quem quer conciliar uma experiência natalícia mágica, com uma tranquilidade suprema e o turismo cultural.

Inicie a sua pesquisa

O que ver e visitar no Natal em Sintra

Visitar a magia de Sintra no Natal: as principais razões

Da comodidade das casas de férias em Sintra às atividades familiares e com tudo o que visitar pelo Natal em Sintra, as razões para visitar a vila nesta época multiplicam-se. Tradicional e envolvida pela natureza, esta vila ganha um toque festivo com o acender das iluminações de rua e a colocação da árvore de Natal e de ornamentos alusivos à época. Por ter sido ali – com D. Fernando II – que se introduziu em Portugal a árvore natalícia, visitá-la no Palácio da Pena pode tornar-se uma verdadeira experiência cultural. Além disso, locais como a Quintinha de Monserrate promovem oficinas natalícias e o Parque da Liberdade, na Volta do Duche, cria o seu Reino do Natal, um espaço convidativo que inclui atividades e eventos gratuitos. A prática solidária faz também parte do espírito da celebração desta vila, e existe um mercado natalício, com carrossel, música e artesanato, frequentemente colocado no Terreiro Rainha D. Amélia. Além disso, os sabores de Natal – incluindo os Sonhos - juntam-se aos célebres sabores das queijadas de Sintra ou dos Travesseiros, iguarias que atraem os mais gulosos ao longo de todo o ano. Pode prová-los em locais como a Casa Piriquita.

Os melhores planos na época de Natal em Sintra

Durante uma estadia natalícia em Sintra (e principalmente se levar crianças) comece por visitar o Parque da Liberdade, para ir ao encontro do universo mágico do Natal, aproveitando as oficinas, a animação, as figuras clássicas e místicas da época e o comboio natalício. Daqui, siga para o Terreiro Rainha D. Amélia, assistindo às iluminações que povoam as ruas do centro histórico e delicie-se com o artesanato e as bancas de comida do Mercado de Natal, ou com o carrossel, aqui colocado. Não deixe de visitar o Palácio da Pena para ver a árvore de Natal, que continua a celebrar anualmente a primeira que foi colocada em Portugal, por D. Fernando II. Outro plano familiar interessante é a visita à Quintina de Monserrate, onde acontecem atividades familiares, incluindo a confeção do bolo-rei. Pode fazer tudo isto enquanto aproveita a natureza envolvente, experiência que será ainda mais intensa caso opte pelas quintas e herdades em Sintra.

Encontrar Natal em Sintra

FAQs: Natal em Sintra

Quais são as tradições natalícias sintrenses?

A tradicionalidade sintrense mistura as práticas natalícias nacionais com o ambiente serrano e natural, onde o misticismo é uma constante. A vila instala presépios nos principais locais de culto e nas ruas e continua a celebrar, na noite de 24 de Dezembro, a sua Missa do Galo, em locais como a Igreja de São Martinho. O Bacalhau com Todos é, também em Sintra, o prato-chave da ceia de Natal, mas muitos restaurantes oferecem outros pratos de bacalhau e cabrito nesta noite. Sabores como as azevias, as rabanadas ou o bolo-rei também são tradicionais da época em Sintra, mas misturam-se com outros, como os Travesseiros e as Queijadas de Sintra. É ainda típica de Sintra a promoção de eventos solidários e os passeios familiares pelo Parque da Liberdade. Por fim, a colocação da árvore de Natal do Palácio da Pena tem um pendor histórico e tradicional, já que reconstitui o momento em que D. Fernando II introduziu pela primeira vez este costume em Portugal.

Quais as melhores zonas para me alojar em Sintra?

Se quer ficar perto dos principais eventos natalícios recomendamos que procure alojamento no centro da vila, em locais como o Largo Rainha D. Amélia ou a Rua Consiglieri Pedroso, onde poderá aproveitar a maioria dos eventos (incluindo o mercado de Natal e o Reino do Natal) a pé. Se preferir, nas imediações da vila, a apenas alguns quilómetros do centro, terá quintas e villas, opções mais tranquilas e muito adequadas para descansar em contacto com a natureza.

Devo reservar a minha estadia com muito tempo de antecedência?

Se pretende visitar Sintra durante o Natal, recomendamos que reserve com antecedência de 2 a 3 meses, para garantir as melhores localizações. Além disso, se quiser visitar locais como o Palácio da Pena, a compra antecipada de bilhetes online pode também ser desejável.

Além da programação de Natal, quais são os planos imperdíveis em Sintra?

Se quer aproveitar a estadia natal para realizar outros planos, recomendamos que aproveite os trilhos da serra de Sintra, em percursos como o que o leva ao Castelo dos Mouros. Prove os sabores doces da vila nas melhores pastelarias locais, com destaque para a Casa Piriquita, e não deixe de conhecer a mística Quinta da Regaleira, onde ocasionalmente pode assistir a recitais de piano, com preciosos talentos da música nacional, como Raul Pinto. Visite também a praia das Maçãs para respirar o aroma da maresia, e aproveite para ver um espetáculo no Centro Cultural Olga Cadaval, cuja programação variada oferecerá, certamente, algo do seu agrado.

Como é o tempo em Sintra pelo Natal?

Sintra pode ser algo chuvosa e as temperaturas de dezembro, ainda que sejam amenas, devido à proximidade à serra e ao mar, estas podem cair durante a noite. Assim, recomenda-se que leve guarda-chuva, impermeável e agasalhos, para aproveitar de forma cómoda os principais eventos da vila.

Destinos de férias nas proximidades de Natal