Fim-de-semana Porto Covo

Fim-de-semana Porto Covo

Temos 22 Escapadinhas. Compare e reserve ao melhor preço!

Escapadinhas de fim-de-semana em Porto Covo

Porto Covo é uma vila do concelho de Sines, ideal para quem procura casas de férias no Alentejo Litoral para uma escapadinha de fim-de-semana. Integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, área protegida e de natureza vibrante, esta vila destaca-se pelo acesso fácil a partir de Lisboa e Faro, que pode fazer de carro, pela A2, em viagens de aproximadamente duas a três horas. As praias de Porto Covo e a Ilha do Pessegueiro são o ex-libris da região, merecendo destaque as balneares Praia Grande, Praia da Ilha do Pessegueiro (em frente ao histórico ilhéu) e a recatada Praia da Samouqueira. Na localidade encontrará a bonita praça central no Largo do Marquês de Pombal, onde pode provar os sabores da gastronomia local nos melhores restaurantes e apreciar a arquitetura local, com casas baixas e de traça alentejana. Enquanto destino para uma escapadinha de fim-de-semana, Porto Covo apresenta uma oferta variada, que combina praia, natureza e autenticidade, sendo ideal para quem quer imergir na cultura e tradição, aproveitando momentos lúdicos e de relaxamento por entre paisagens magníficas.

Inicie a sua pesquisa

Escapadinhas de praia e tradição em Porto Covo

Motivos para passar um fim-de-semana em Porto Covo

As razões para optar por uma escapadinha de fim-de-semana em Porto Covo iniciam-se, desde logo, pela qualidade das unidades de alojamento na região. As casas de férias em Porto Covo são variadas em estilo e tipologia, integrando-se em localização central ou perto do mar, e incluem, frequentemente, varandas, terraços e jardins convidativos, sendo que algumas também têm piscina e churrasqueira. A partir delas poderá conhecer a vila e imergir na sua tradicionalidade, sendo que o seu tamanho é ideal para caminhar e conhecer os principais pontos de interesse em apenas dois dias. Durante a estadia poderá aproveitar as praias e enseadas, com bonitas falésias e vistas para a famosa Ilha do Pessegueiro, acessível por barco. Por se inserir no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, é também possível encontrar a natureza no seu estado mais puro e aproveitar trilhos pedestres como o da Rota Vicentina. Este destino destaca-se ainda pela atmosfera serena e pela gastronomia rica em sabores de mar.

O que fazer numa escapadinha de fim-de-semana em Porto Covo

Relaxamento, praia e natureza serão o foco de um fim-de-semana em Porto Covo, o que o torna ideal para quem quer desligar-se da azáfama do trabalho e da vida urbana. Um fim-de-semana em Porto Covo pode iniciar-se pelas praias: explore o coração balnear da vila, a Praia Grande, e siga para a Praia da Ilha do Pessegueiro. O Forte do Pessegueiro, na falésia em frente à ilha homónima, é ideal para ver o pôr-do-sol a partir desta fortaleza do século XVII. Se gosta de caminhadas, aproveite o Trilho do Pescadores, integrado na Rota Vicentina, para ver as maravilhas da costa alentejana, com as suas arribas, num ambiente protegido e selvagem. Se tiver tempo, recomendamos também que considere embarcar e ir até à Ilha do Pessegueiro para ver as ruínas da antiga fortificação e descobrir o toque puro e tranquilo deste ilhéu. Aproveite ainda para provar os sabores frescos de peixe e marisco na região, aproveitando a tradicionalidade de restaurantes como o popular Zé Inácio. A partir dos bungalows em Porto Covo terá a oportunidade de cumprir todos estes planos, garantindo uma estadia pitoresca e com as condições propícias para descansar e recuperar energias.

Encontrar Escapadinhas em Porto Covo

FAQs: Escapadinhas em Porto Covo

Qual é a melhor época para um fim-de-semana em Porto Covo?

Depende do que procura. Entre junho e setembro, as temperaturas da localidade – em média entre os 25ºC e os 30ºC – garantem uma fantástica experiência balnear, com águas mais quentes e ideais para um mergulho na Praia Grande, na Praia da Ilha do Pessegueiro ou na Praia da Samouqueira, com as suas bonitas piscinas naturais na maré baixa. Ainda assim, se pretende descansar num ambiente menos turístico, a primavera e o começo do outono são igualmente boas opções, sendo que o clima se mantém ameno e poderá, até, permitir que aproveite para fazer praia. Estas épocas são, por norma, mais convidativas para passeios no centro, caminhadas em trilhos e aproveitar a pacatez da vila.

Quais são os melhores restaurantes de Porto Covo e os sabores imperdíveis da região?

Os sabores de mar destacam-se na região, sendo que o peixe grelhado é imperdível! Para provar a comida típica num ambiente familiar poderá aproveitar o restaurante Zé Inácio, na Rua Vasco da Gama, ou deliciar-se, na mesma rua, com a frescura dos pratos da marisqueira O Pescador. Um pouco mais distante, na estrada que liga Porto Covo a Sines, encontrará também o restaurante Arte e Sal, conhecido pelo seu arroz de marisco.

Existem épocas festivas tradicionais em Porto Covo que possa combinar com uma escapadinha na região?

Se quer aproveitar as festas tradicionais de Porto Covo durante a sua estadia breve na região, deve reservar antecipadamente o alojamento para o último fim-de-semana de agosto. Esta é a altura da celebração de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira de Porto Covo, e preenche as ruas de tradicionalidade. Poderá assistir a procissões religiosas, bailaricos típicos e ainda ver concertos com populares artistas nacionais.

Quais são os melhores locais para fazer praia em Porto Covo?

A linha costeira de Porto Covo é muito rica e, se procura um destino balnear, pode garantir momentos de sol e mar na Praia Grande, a mais central e conhecida de Porto Covo. Além desta, poderá rumar à idílica Praia da Ilha, com vistas para a Ilha do Pessegueiro; ou ver a gruta e as piscinas naturais da recôndita Praia da Samouqueira. A Praia do Salto é uma opção para quem gosta de naturismo, ficando no abrigo de uma pequena falésia e constituindo uma das sete praias naturistas oficiais de Portugal.

Porto Covo é uma boa opção para uma escapadinha com crianças?

Sem dúvida! Porto Covo é uma vila familiar, em que encontrará um ambiente seguro e várias opções divertidas para momentos em família. A Praia do Espingardeiro, a sul da Praia Grande, é mais abrigada e torna-se uma excelente opção para quem viaja com crianças. Poderá ainda aproveitar para passear ou andar de bicicleta ao longo da costa e fazer pequenos trilhos para se conectar com a natureza. Outro plano que as crianças adoram é a visita de barco à Ilha do Pessegueiro.

Outras ideias para férias e tipos de propriedades em Porto Covo que podem ser interessantes