Fim-de-semana Porto Santo

Fim-de-semana Porto Santo

Temos 73 Escapadinhas. Compare e reserve ao melhor preço!

Escapadinhas de fim-de-semana em Porto Santo

Conhecida como a "Ilha Dourada" devido às praias paradisíacas, Porto Santo é uma ilha do Arquipélago da Madeira, ficando a nordeste da principal ilha. Acessível de avião (com o seu Aeroporto do Porto Santo) ou por barco (a partir do Funchal, na Ilha da Madeira), esta é uma região portuguesa de grande valor natural e cultural. Os pontos de interesse incluem a Vila Baleira e o Museu de Porto Santo (Casa Colombo), bem como os Picos do Castelo e de Ana Ferreira e a vasta praia de 9 quilómetros, cujas areias apresentam propriedades terapêuticas. Esta ilha é também ideal para quem pretende fazer caminhadas em trilho ou dedicar-se ao golfe em campos conceituados. Um fim-de-semana nesta ilha garante uma experiência tranquila num refúgio de grande beleza natural, sendo que a dimensão da ilha é propícia a viagens de curta duração, nas quais poderá aproveitar a tradição, a gastronomia rica e os principais pontos de interesse cultural e natural.

Inicie a sua pesquisa

Porto Santo: descanso e cultura na Ilha Dourada

Principais razões para fazer uma escapadinha Porto Santo

Uma escapadinha de fim-de-semana em Porto Santo justifica-se por diversas razões. Para começar, a oferta de alojamento nesta ilha é magnífica! Numa breve pesquisa, encontrará a casa de férias em Porto Santo ideal para as suas necessidades, incluindo opções intimistas, cómodas e luxuosas, com todos os essenciais para uma estadia plena e confortável. Os pontos turísticos são outro atrativo, podendo conhecer o centro da ilha, na Vila Baleira, e aproveitar a principal praia a alguns passos. Visitar o museu Casa Colombo e ver as magníficas vistas do Pico do Castelo (ao qual pode aceder numa bonita caminhada ou de carro) são planos imperdíveis, mesmo numa viagem breve. Para os amantes dos planos ao ar livre, a localidade oferece várias opções: caminhadas em trilhos de dificuldade fácil a moderada, como o da Vereda do Pico Branco e Terra Chã (aproximadamente 6 quilómetros) ou da Vereda do Pico do Castelo (8,5 quilómetros), passando pelo mergulho e o snorkeling, ou ainda a prática de yoga. A gastronomia é outro aspeto que justifica a sua escapadinha de dois dias em Porto Santo, já que a gastronomia local é rica e os restaurantes à beira-mar são excelentes formas de provar estes sabores. Não deixe de experimentar as Lapinhas, o Bolo do Caco com Manteiga de Alho e o incrível Filete de Espada em locais como o La Siesta ou a Casinha do Bolo do Caco. Por fim, este é um destino tranquilo no Atlântico, onde pode aproveitar a hospitalidade e a paz para descansar e recuperar energias, longe da agitação das grandes cidades.

Melhores planos num fim-de-semana em Porto Santo

Durante um fim-de-semana em Porto Santo existem planos imperdíveis e que garantirão uma estadia inesquecível. Para começar, não deixe de usufruir das propriedades terapêuticas e das caraterísticas convidativas da extensa praia de areal dourado. Aproveite para conhecer a história, visitando o Museu de Porto Santo (Casa Museu Cristóvão Colombo) e conheça, aqui, a história das viagens de Cristóvão Colombo, antes de seguir para planos mais imersivos e naturais. Usufrua as vistas panorâmicas no Pico do Castelo e, se gostar de caminhadas, faça os trilhos. O trilho da Vereda do Pico Branco, por exemplo, é ideal para famílias, tratando-se de um percurso fácil e que permite apreciar plenamente as bonitas paisagens. Delicie-se com os sabores locais em momentos de pausa e relaxamento nos melhores restaurantes. O Bolo do Caco é uma opção icónica e imperdível!

Encontrar Escapadinhas em Porto Santo

FAQs: Escapadinhas em Porto Santo

Qual é a melhor época para uma visita breve e relaxante a Porto Santo?

Se o que procura é uma visita de curta duração relaxante, recomendamos que prefira os meses em que o clima é ameno (entre 20ºC e 24ºC, sensivelmente) e o afluxo turístico é menor. Assim, poderá selecionar os meses primaveris (abril e maio) ou outonais (setembro e outubro). Nestas épocas evitará as multidões do verão e as temperaturas mais frescas do inverno, podendo conhecer a região e aproveitar a serenidade das praias e trilhos porto-santenses.

Gostava de imergir na tradição de Porto Santo. Quais são as épocas com eventos típicos?

A tradicionalidade de Porto Santo pode ser vivida principalmente durante as celebrações religiosas e populares. No mês de junho poderá aproveitar as festas populares de Santo António, de São João e de São Pedro (geralmente entre o dia 13 e 29 de junho). O período pascal (geralmente abril ou maio) é marcado, pela Devoção ao Espírito Santo, com as típicas "Visitas do Divino Espírito Santo" e, no final de agosto, a ilha celebra a sua padroeira com a Festa de Nossa Senhora da Piedade, uma importante festa religiosa, que permite a imersão na espiritualidade local. Uma vez que as datas podem variar de ano para ano, recomenda-se a consulta dos dias exatos no site do Turismo da Madeira, para que possa agendar o seu fim-de-semana tendo em mente os próximos eventos.

Porto Santo é um bom destino para uma escapadinha romântica?

Sem dúvida! Além de os espaços de alojamento oferecerem toda a privacidade e conforto necessários para momentos a dois, a tranquilidade e beleza natural desta ilha garantem umas férias intimistas e repletas de planos românticos. Aproveite a estadia para fazer caminhadas ao longo dos 9 quilómetros de praia e veja o pôr-do-sol magnífico com a sua cara-metade. Além disso, fruir das vistas incríveis do Miradouro das Flores será também um plano imperdível para casais. Os restaurantes da ilha, incluindo o La Siesta Restaurante, à beira-mar, permitem que desfrute de refeições românticas com os sabores regionais. Pode ainda aproveitar packs de relaxamento a dois nos SPAs locais, para garantir uma experiência relaxante em casal.

Quais são os melhores planos para um fim-de-semana em família em Porto Santo?

Viajar com a família para Porto Santo é ideal, já que a ilha apresenta várias opções que agradam a pequenos e graúdos. Destino familiar, este oferece praias seguras e acessíveis, nas quais as crianças podem brincar livremente e mergulhar no mar calmo. Uma visita à Quinta das Palmeiras – um pequeno jardim botânico e zoológico permitirá que conheça algumas espécies ornitológicas e uma diversidade de plantas impressionante. A ilha presta-se também a passeios de bicicleta em ciclovia, caminhadas em percursos fáceis e moderados, e até à prática de snorkelling e mergulho, para conhecer o cargueiro "Madeirense" e a corveta "General Pereira D'Eça", dois navios afundados onde se criaram recifes artificiais.

Devo aproveitar uma visita a Porto Santo para conhecer também a Ilha da Madeira?

Caso pretenda apenas passar dois dias no arquipélago, recomendamos que se mantenha por Porto Santo, para aproveitar calmamente as suas ofertas e apreciar toda a sua riqueza de forma tranquila. Ainda assim, se tiver a possibilidade de estender a sua viagem, será uma excelente experiência visitar o Funchal, capital da Ilha da Madeira, conhecida como "Pérola do Atlântico". Com a Porto Santo Line pode fazer uma viagem de pouco mais de duas horas para ver esta localidade. Se preferir, também pode reservar alguns dias nos lofts no Funchal ou numa cabana na Madeira e, assim, conhecer ambas as ilhas.

Outras ideias para férias e tipos de propriedades em Porto Santo que podem ser interessantes