
Casas de férias para alugar em Aljustrel
Encontre mais de 16 casas de férias em Aljustrel agora!
Encontrar ofertas
Casas de férias em Aljustrel
Cancelamento gratuito
Casas de férias com Internet
Casas de férias adaptadas a animais de estimação
Preços e disponibilidade
Preços atuais para o alojamento de férias Aljustrel
Casas de férias em Aljustrel
No concelho de Aljustrel há uma seleção de alojamentos variados, afastados do centro da vila, em locais calmos, mas a curta distância da vila. Após explorar a região, regresse à sua casa de férias, relaxe no jardim e depois leve a família a um dos restaurantes locais para provar a deliciosa comida alentejana.
Casas extraordináriasParta de férias com a família ou com o seu grupo de amigos e fique alojado numa casa típica alentejana, recuperada, mobilada e decorada num estilo moderno, com alguns elementos típicos da região e equipada com tudo o que precisa para se sentir em casa. Usufrua das comodidades para churrascos, jardim, parque infantil e terraço, para viver momentos animados. Para quem privilegia o isolamento, opte por uma propriedade rural, inserida numa quinta, com jardins, lago artificial, piscina, olivais e vinhas. Passeie pela propriedade, faça um passeio a cavalo ou jogue ténis, depois dê um mergulho refrescante na piscina.
Férias em Aljustrel
Como chegar e o que fazer nas redondezas
Aljustrel faz parte do Baixo Alentejo e encontra-se bem situado, pois situa-se a cerca de uma hora e meia de Lisboa e de Faro. É servido pela A2, bem como pela Rota da Estrada N2. Encante-se com os campos vastos, a planície, o vale e os socalcos de uma localidade milenar. Fora de Aljezur, visite Messejana e o seu pelourinho, a Igreja Matriz, as ruínas de um convento e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Passe pela aldeia de Ervidel, visite adegas e o lagar de azeite.
Passado milenarAntiga cidade romana, conhecida como Vipasca, e Albasturil pelos árabes, é detentora de um riquíssimo património mineiro, religioso e cultural. Percorra as ruas da vila, encante-se com as casas alentejanas, visite os bairros mineiros, as tascas, as igrejas e oiça o Cante Alentejano. Do cimo da colina, deslumbre-se com a paisagem.
Viajantes e atividades
Suba a longa escadaria até à Ermida de Nossa Senhora do Castelo, construída após a reconquista de Aljustrel. Verá que o esforço compensa, pois, este é o miradouro mais alto da vila, oferecendo uma perspetiva do concelho de Aljustrel e dos arredores. Conheça a lenda da construção da capela, segundo a qual esta tinha de assentar na rocha que se encontra na mesma, sob pena da capela ruir. Passe pelo Museu Municipal e conheça a tradição nas artes gráficas em Aljustrel. Confirme o dinamismo existente na região e observe o equipamento de antigas tipografias.
Aljustrel para fãs de Turismo MineiroA extração mineira terá começado 3000 anos antes de Cristo, só com a ocupação romana é que se iniciou a exploração em larga escala. As minas desativadas, podem agora ser visitadas. Trinta metros debaixo da terra, aprecie as paredes coloridas e compreenda a exploração mineira. Se tiver como guia antigos mineiros, poderá ficar a conhecer as suas experiências de vida. Num túnel das minas é possível ver a imagem de Santa Bárbara. Nesta vila industrial inserida num meio rural, também pode perder-se pela vila, a pé ou de charrete, seguindo o mais longo percurso mineiro do país. Denominado "Aljustrel tem uma mina", este trajeto tem uma distância de 12 km que percorre as ruas com casas tipicamente alentejanas e diversos pontos de interesse turístico, como o centro histórico, o santuário de Nossa Senhora do Castelo e o parque mineiro, onde pode observar escombros mineiros, a chaminé da Transtagana, o malacate de Vipasca, uma antiga galeria mineira e o núcleo museológico da Central de Compressores. No Museu da Mina, pode acompanhar a evolução da atividade mineira ao longo dos séculos e saber como era feita a extração do minério.
O jornal de Campo de Ourique foi fundado pelo avô do pintor Almada Negreiros. Tanto o avô como o pai eram naturais de Aljustrel, local onde fundaram a primeira tipografia da terra.
Top 5 dicas de viagem em Aljustrel
Caminhe até à ermida, aprecie a arquitetura religiosa e contemple a paisagem de cortar a respiração!
2. Conheça o Castelo de AljustrelDo castelo, construído durante o período muçulmano, só restam algumas ruínas e a Igreja de Nossa Senhora do Castelo. Os vestígios consistem em duas torres, parte de uma muralha, indícios de edifícios residenciais e uma lareira circular.
3. Visite o Museu Municipal de AljustrelInaugurado em 2002, possui 5 núcleos que lhe permitirão ficar a conhecer a evolução humana no concelho: o Núcleo Rural, o Núcleo do Moinho do Marralhas, o Núcleo da Central de Compressores de Algares, o Núcleo do Museu Arqueológico e o Núcleo Museológico do Tipógrafo.
4. Percorra o Parque Mineiro de AljustrelConheça a mina mais antiga de todas e aceda a zonas remotas da mina, agora abertas ao público, onde pode conhecer o processo de extração de minerais e a história dos trabalhadores da mina.
5. Prove o vinho da talha de ErvidelA 15 minutos da vila de Aljustrel, pode provar um vinho produzido de forma artesanal, em talha de barro. Se visitar o destino em novembro, pode ir à Vin&Cultural, um evento que procura promover, valorizar e vender vinho e outros produtos do concelho.